NESTE RELATAMOS RESULTADOS E IMPACTOS DE NOSSO MINICURSO MINISTRADO DURANTE OS EVENTOS CIENTÍFICOS III
CONAPESC, X EPBEM E NA ESCOLA NORMAL ESTADUAL PE. EMÍDIO VIANA CORREIA, CAMPINA GRANDE,
PARAÍBA. O MINICURSO É UM DOS FRUTOS DO PROJETO DE EXTENSÃO UEPB COTAS 2018/2019, COORDENADO POR
DRA. ABIGAIL FREGNI LINS, OBJETIVANDO EXPLORAR POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS COM RECURSOS
TECNOLÓGICOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. NO CASO DE NOSSO MINICURSO,
EXPLANAMOS AOS PARTICIPANTES ASPECTOS HISTÓRICOS SOBRE CURVAS CÔNICAS E SUAS PARTICULARIDADES
OBSERVADAS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. A PARTIR DA DEFINIÇÃO DE CADA CURVA CÔNICA, VIA ALGUMAS
TÉCNICAS DE DESENHO GEOMÉTRICO, OS PARTICIPANTES FORAM LEVADOS A DESENHAR NO PAPEL TAIS CURVAS,
PERMITINDO ANÁLISE DE SUAS CARACTERÍSTICAS. UTILIZANDO O APLICATIVO GEOGEBRA PARA ANDROID CONSTRUÍMOS
AS CURVAS CÔNICAS, REFORÇANDO SUAS CARACTERÍSTICAS. POSTERIOR ÀS CONSTRUÇÕES, OS PARTICIPANTES, EM
QUARTETOS, CONSTRUÍRAM UMA SINUCA ELÍPTICA A FIM DE DESPERTAR A PERCEPÇÃO SOBRE A PROPRIEDADE DE
REFLEXÃO DAS CURVAS CÔNICAS, DESTACANDO SUAS UTILIZAÇÕES NO COTIDIANO. AO FINAL, APLICAMOS
QUESTIONÁRIOS AOS PROFESSORES E AOS ALUNOS PARTICIPANTES. CONCLUÍMOS QUE NOSSO MINICURSO DESPERTOU
NOS PROFESSORES PARTICIPANTES UM MODO INOVADOR DE SE ABORDAR CURVAS CÔNICAS. FOI-NOS PERCEPTÍVEL A
COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DE FORMA MAIS ABRANGENTE NO CASO DOS ALUNOS.