Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

IMPACTOS SOBRE UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS E DIDÁTICOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE CURVAS CÔNICAS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA;, GEOGEBRA;, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA;, CURVAS CÔNICAS; Comunicação Oral (CO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

NESTE RELATAMOS RESULTADOS E IMPACTOS DE NOSSO MINICURSO MINISTRADO DURANTE OS EVENTOS CIENTÍFICOS III CONAPESC, X EPBEM E NA ESCOLA NORMAL ESTADUAL PE. EMÍDIO VIANA CORREIA, CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. O MINICURSO É UM DOS FRUTOS DO PROJETO DE EXTENSÃO UEPB COTAS 2018/2019, COORDENADO POR DRA. ABIGAIL FREGNI LINS, OBJETIVANDO EXPLORAR POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS COM RECURSOS TECNOLÓGICOS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. NO CASO DE NOSSO MINICURSO, EXPLANAMOS AOS PARTICIPANTES ASPECTOS HISTÓRICOS SOBRE CURVAS CÔNICAS E SUAS PARTICULARIDADES OBSERVADAS NA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA. A PARTIR DA DEFINIÇÃO DE CADA CURVA CÔNICA, VIA ALGUMAS TÉCNICAS DE DESENHO GEOMÉTRICO, OS PARTICIPANTES FORAM LEVADOS A DESENHAR NO PAPEL TAIS CURVAS, PERMITINDO ANÁLISE DE SUAS CARACTERÍSTICAS. UTILIZANDO O APLICATIVO GEOGEBRA PARA ANDROID CONSTRUÍMOS AS CURVAS CÔNICAS, REFORÇANDO SUAS CARACTERÍSTICAS. POSTERIOR ÀS CONSTRUÇÕES, OS PARTICIPANTES, EM QUARTETOS, CONSTRUÍRAM UMA SINUCA ELÍPTICA A FIM DE DESPERTAR A PERCEPÇÃO SOBRE A PROPRIEDADE DE REFLEXÃO DAS CURVAS CÔNICAS, DESTACANDO SUAS UTILIZAÇÕES NO COTIDIANO. AO FINAL, APLICAMOS QUESTIONÁRIOS AOS PROFESSORES E AOS ALUNOS PARTICIPANTES. CONCLUÍMOS QUE NOSSO MINICURSO DESPERTOU NOS PROFESSORES PARTICIPANTES UM MODO INOVADOR DE SE ABORDAR CURVAS CÔNICAS. FOI-NOS PERCEPTÍVEL A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO DE FORMA MAIS ABRANGENTE NO CASO DOS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.