O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA DIDÁTICA E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE. ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. A PRESENTE PESQUISA NOS LEVA A REFLETIR SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR. NESTE SENTIDO, COMPREENDEMOS QUE É UM PROCESSO DE RESSIGNIFICAÇÃO, NO QUAL O PROFESSOR CONSTRÓI E RECONSTRÓI SUA IDENTIDADE CONFORME SUAS EXPERIÊNCIAS NO DECORRER DE SUA TRAJETÓRIA FORMATIVA E PROFISSIONAL. NO DECORRER DO ARTIGO, BUSCAMOS EVIDENCIAR A NECESSIDADE DA EXISTÊNCIA DA RELAÇÃO DE UNIÃO ENTRE TEORIA E A PRÁTICA. DESTE MODO, ESSA UNIÃO PERMITIRÁ QUE O ENSINO TENHA UM VERDADEIRO SIGNIFICADO PARA OS ESTUDANTES. PARA FUNDAMENTAR ESTE TRABALHO, UTILIZAMOS OS CONCEITOS DE AUTORES COMO LIBÂNEO (1994, 2001), FREIRE (1996) E PIMENTA (1997, 1999).