Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE SEU USO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL, PIBIC, TCC Comunicação Oral (CO) AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56890
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 62
    "inscrito_id" => 645
    "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE SEU USO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "DISCUTIMOS NESTE A PESQUISA REALIZADA EM NOSSO PROJETO PIBIC/CNPQ/UEPB E EM NOSSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC, A QUAL POSSIBILITOU INVESTIGAÇÃO DO USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL (HQD) COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. COM ISSO, RELATAMOS SOBRE O MINICURSO QUE MINISTRAMOS EM 2018 NO III ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA ORGANIZADO PELO CCT/UEPB, OBJETIVANDO EXPLORAR POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS COM O USO DE HQDS NO PROCESSO DE ENSINO. E A APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM A CONSTRUÇÃO DE HQDS NO MESMO ANO COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL MONTE CARMELO, CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. UTILIZAMOS OS APLICATIVO EDUCACIONAIS COMICLIFE3 E PIXTON. BASEAMO-NOS TEORICAMENTE NA ARTE SEQUENCIAL DE EISNER E NA TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA DE MAYER. A PARTIR DE NOSSOS RESULTADOS, PODEMOS AFIRMAR QUE O USO DE HQDS É UMA PROPOSTA METODOLÓGICA IMPORTANTE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA E QUE A EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÕES DE HQDS PELOS ALUNOS FOI BEM ACEITA E PROMOVEU UMA MELHOR APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS OFERECE UM GRANDE NÚMERO DE POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR, EM ESPECIAL NA MATEMÁTICA, QUE PODE SER APROVEITADO. ESPERAMOS QUE COM NOSSA PESQUISA MUITOS OUTROS PESQUISADORES, PROFESSORES, GESTORES E EDUCADORES MATEMÁTICOS VENHAM A UTILIZAR HQDS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, DESPERTANDO UM FAZER MATEMÁTICA DIFERENTE E A MINIMIZAR EM SEUS ALUNOS, POR VEZES, O TEMOR, OU ATÉ MESMO A NÃO ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO À MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL, PIBIC, TCC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA4_ID645_28042019074942.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAHARA MORAIS LEITE"
    "autor_nome_curto" => "NAHARA MORAIS"
    "autor_email" => "nahara2@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56890
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 62
    "inscrito_id" => 645
    "titulo" => "HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE SEU USO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "DISCUTIMOS NESTE A PESQUISA REALIZADA EM NOSSO PROJETO PIBIC/CNPQ/UEPB E EM NOSSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC, A QUAL POSSIBILITOU INVESTIGAÇÃO DO USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL (HQD) COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. COM ISSO, RELATAMOS SOBRE O MINICURSO QUE MINISTRAMOS EM 2018 NO III ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA ORGANIZADO PELO CCT/UEPB, OBJETIVANDO EXPLORAR POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS COM O USO DE HQDS NO PROCESSO DE ENSINO. E A APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM A CONSTRUÇÃO DE HQDS NO MESMO ANO COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL MONTE CARMELO, CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. UTILIZAMOS OS APLICATIVO EDUCACIONAIS COMICLIFE3 E PIXTON. BASEAMO-NOS TEORICAMENTE NA ARTE SEQUENCIAL DE EISNER E NA TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA DE MAYER. A PARTIR DE NOSSOS RESULTADOS, PODEMOS AFIRMAR QUE O USO DE HQDS É UMA PROPOSTA METODOLÓGICA IMPORTANTE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA E QUE A EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÕES DE HQDS PELOS ALUNOS FOI BEM ACEITA E PROMOVEU UMA MELHOR APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS OFERECE UM GRANDE NÚMERO DE POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR, EM ESPECIAL NA MATEMÁTICA, QUE PODE SER APROVEITADO. ESPERAMOS QUE COM NOSSA PESQUISA MUITOS OUTROS PESQUISADORES, PROFESSORES, GESTORES E EDUCADORES MATEMÁTICOS VENHAM A UTILIZAR HQDS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, DESPERTANDO UM FAZER MATEMÁTICA DIFERENTE E A MINIMIZAR EM SEUS ALUNOS, POR VEZES, O TEMOR, OU ATÉ MESMO A NÃO ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO À MATEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 04: Novas tecnologias, pesquisa e Cultura Digital: Desafios e possibilidades"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL, PIBIC, TCC"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA4_ID645_28042019074942.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAHARA MORAIS LEITE"
    "autor_nome_curto" => "NAHARA MORAIS"
    "autor_email" => "nahara2@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

DISCUTIMOS NESTE A PESQUISA REALIZADA EM NOSSO PROJETO PIBIC/CNPQ/UEPB E EM NOSSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC, A QUAL POSSIBILITOU INVESTIGAÇÃO DO USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL (HQD) COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. COM ISSO, RELATAMOS SOBRE O MINICURSO QUE MINISTRAMOS EM 2018 NO III ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA ORGANIZADO PELO CCT/UEPB, OBJETIVANDO EXPLORAR POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS COM O USO DE HQDS NO PROCESSO DE ENSINO. E A APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM A CONSTRUÇÃO DE HQDS NO MESMO ANO COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL MONTE CARMELO, CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. UTILIZAMOS OS APLICATIVO EDUCACIONAIS COMICLIFE3 E PIXTON. BASEAMO-NOS TEORICAMENTE NA ARTE SEQUENCIAL DE EISNER E NA TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA DE MAYER. A PARTIR DE NOSSOS RESULTADOS, PODEMOS AFIRMAR QUE O USO DE HQDS É UMA PROPOSTA METODOLÓGICA IMPORTANTE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA E QUE A EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÕES DE HQDS PELOS ALUNOS FOI BEM ACEITA E PROMOVEU UMA MELHOR APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS OFERECE UM GRANDE NÚMERO DE POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR, EM ESPECIAL NA MATEMÁTICA, QUE PODE SER APROVEITADO. ESPERAMOS QUE COM NOSSA PESQUISA MUITOS OUTROS PESQUISADORES, PROFESSORES, GESTORES E EDUCADORES MATEMÁTICOS VENHAM A UTILIZAR HQDS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, DESPERTANDO UM FAZER MATEMÁTICA DIFERENTE E A MINIMIZAR EM SEUS ALUNOS, POR VEZES, O TEMOR, OU ATÉ MESMO A NÃO ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO À MATEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.