DISCUTIMOS NESTE A PESQUISA REALIZADA EM NOSSO PROJETO PIBIC/CNPQ/UEPB E EM NOSSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC, A QUAL POSSIBILITOU INVESTIGAÇÃO DO USO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS DIGITAL (HQD) COMO PROPOSTA METODOLÓGICA NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA. COM ISSO, RELATAMOS SOBRE O MINICURSO QUE MINISTRAMOS EM 2018 NO III ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA ORGANIZADO PELO CCT/UEPB, OBJETIVANDO EXPLORAR POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS COM O USO DE HQDS NO PROCESSO DE ENSINO. E A APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM A CONSTRUÇÃO DE HQDS NO MESMO ANO COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL MONTE CARMELO, CAMPINA GRANDE, PARAÍBA. UTILIZAMOS OS APLICATIVO EDUCACIONAIS COMICLIFE3 E PIXTON. BASEAMO-NOS TEORICAMENTE NA ARTE SEQUENCIAL DE EISNER E NA TEORIA COGNITIVA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA DE MAYER. A PARTIR DE NOSSOS RESULTADOS, PODEMOS AFIRMAR QUE O USO DE HQDS É UMA PROPOSTA METODOLÓGICA IMPORTANTE PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA E QUE A EXPERIÊNCIA DE CONSTRUÇÕES DE HQDS PELOS ALUNOS FOI BEM ACEITA E PROMOVEU UMA MELHOR APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. O DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS OFERECE UM GRANDE NÚMERO DE POSSIBILIDADES DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR, EM ESPECIAL NA MATEMÁTICA, QUE PODE SER APROVEITADO. ESPERAMOS QUE COM NOSSA PESQUISA MUITOS OUTROS PESQUISADORES, PROFESSORES, GESTORES E EDUCADORES MATEMÁTICOS VENHAM A UTILIZAR HQDS NOS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, DESPERTANDO UM FAZER MATEMÁTICA DIFERENTE E A MINIMIZAR EM SEUS ALUNOS, POR VEZES, O TEMOR, OU ATÉ MESMO A NÃO ATRIBUIÇÃO DE SIGNIFICADO À MATEMÁTICA.