Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

SE ESSA RUA FOSSE MINHA, EU MANDAVA LADRILHAR: EXPLORANDO A GEOMETRIA DOS LADRILHOS COM POLÍGONOS REGULARES UTILIZANDO O APLICATIVO GEOGEBRA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, GEOGEBRA, GEOMETRIA PLANA, LADRILHAMENTO, LADRILHAMENTO Pôster (PO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57213
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 446
    "titulo" => "SE ESSA RUA FOSSE MINHA, EU MANDAVA LADRILHAR: EXPLORANDO A GEOMETRIA DOS LADRILHOS COM POLÍGONOS REGULARES UTILIZANDO O APLICATIVO GEOGEBRA"
    "resumo" => "NOSSO PÔSTER REFERE-SE A UMA PROPOSTA DE AULA, FRUTO DE UM TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I. SUGERIMOS AOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA O USO DO APLICATIVO GEOGEBRA PARA EXPLORAR A GEOMETRIA PLANA QUE HÁ NO LADRILHAMENTO FEITO COM POLÍGONOS REGULARES PARA CHEGAR A UM RESULTADO QUE PROPORCIONE A VERIFICAÇÃO DE PADRÕES DE LADRILHAMENTO. VOLTADA AOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NOSSA PROPOSTA DE AULA ESPERA QUE ALUNOS MELHOR COMPREENDAM E POSSAM APLICAR ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS DA GEOMETRIA PLANA COMO SEGMENTO DE RETA, POLÍGONOS REGULARES, ÂNGULOS INTERNOS DE UM POLÍGONO E MEDIDA DA SOMA DOS ÂNGULOS INTERNOS, ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E A ARTE DOS LADRILHAMENTOS. ALÉM DISSO, ACREDITAMOS QUE USO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA IMPULSIONA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS QUANDO SE ESCOLHE UM BOM APLICATIVO PARA TRABALHAR DETERMINADO CONTEÚDO E TRAÇAR BOAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, GEOGEBRA, GEOMETRIA PLANA, LADRILHAMENTO, LADRILHAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA1_ID446_08052019075100.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS GABRIEL NASCIMENTO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS NASCIMENTO"
    "autor_email" => "matheusgabrielnascimentol"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57213
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 71
    "inscrito_id" => 446
    "titulo" => "SE ESSA RUA FOSSE MINHA, EU MANDAVA LADRILHAR: EXPLORANDO A GEOMETRIA DOS LADRILHOS COM POLÍGONOS REGULARES UTILIZANDO O APLICATIVO GEOGEBRA"
    "resumo" => "NOSSO PÔSTER REFERE-SE A UMA PROPOSTA DE AULA, FRUTO DE UM TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I. SUGERIMOS AOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA O USO DO APLICATIVO GEOGEBRA PARA EXPLORAR A GEOMETRIA PLANA QUE HÁ NO LADRILHAMENTO FEITO COM POLÍGONOS REGULARES PARA CHEGAR A UM RESULTADO QUE PROPORCIONE A VERIFICAÇÃO DE PADRÕES DE LADRILHAMENTO. VOLTADA AOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NOSSA PROPOSTA DE AULA ESPERA QUE ALUNOS MELHOR COMPREENDAM E POSSAM APLICAR ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS DA GEOMETRIA PLANA COMO SEGMENTO DE RETA, POLÍGONOS REGULARES, ÂNGULOS INTERNOS DE UM POLÍGONO E MEDIDA DA SOMA DOS ÂNGULOS INTERNOS, ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E A ARTE DOS LADRILHAMENTOS. ALÉM DISSO, ACREDITAMOS QUE USO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA IMPULSIONA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS QUANDO SE ESCOLHE UM BOM APLICATIVO PARA TRABALHAR DETERMINADO CONTEÚDO E TRAÇAR BOAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, GEOGEBRA, GEOMETRIA PLANA, LADRILHAMENTO, LADRILHAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA1_ID446_08052019075100.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS GABRIEL NASCIMENTO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS NASCIMENTO"
    "autor_email" => "matheusgabrielnascimentol"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

NOSSO PÔSTER REFERE-SE A UMA PROPOSTA DE AULA, FRUTO DE UM TRABALHO FINAL DA DISCIPLINA RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I. SUGERIMOS AOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA O USO DO APLICATIVO GEOGEBRA PARA EXPLORAR A GEOMETRIA PLANA QUE HÁ NO LADRILHAMENTO FEITO COM POLÍGONOS REGULARES PARA CHEGAR A UM RESULTADO QUE PROPORCIONE A VERIFICAÇÃO DE PADRÕES DE LADRILHAMENTO. VOLTADA AOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, NOSSA PROPOSTA DE AULA ESPERA QUE ALUNOS MELHOR COMPREENDAM E POSSAM APLICAR ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS DA GEOMETRIA PLANA COMO SEGMENTO DE RETA, POLÍGONOS REGULARES, ÂNGULOS INTERNOS DE UM POLÍGONO E MEDIDA DA SOMA DOS ÂNGULOS INTERNOS, ESTABELECENDO UMA RELAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E A ARTE DOS LADRILHAMENTOS. ALÉM DISSO, ACREDITAMOS QUE USO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA IMPULSIONA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS QUANDO SE ESCOLHE UM BOM APLICATIVO PARA TRABALHAR DETERMINADO CONTEÚDO E TRAÇAR BOAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.