O SISTEMA CANAVIEIRO VEM APRESENTANDO UMA CRESCENTE MECANIZAÇÃO, EXIGINDO UM MAIOR NÍVEL DE QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES, O QUE IMPLICA NA PERDA DE EMPREGO OU REALOCAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS PARA TAREFAS MAIS SIMPLES. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO OFERECER UM TREINAMENTO TEÓRICO E PRÁTICO PARA FUNCIONÁRIOS DE DOIS ENGENHOS (CODIFICADOS COMO A E B) LOCALIZADOS NO INTERIOR DA PARAÍBA, APRESENTANDO ALGUMAS ANÁLISES DE CONTROLE DE PROCESSO E CUIDADOS LABORATORIAIS, PROMOVENDO UMA MELHOR CAPACITAÇÃO DESTES E VALORIZAÇÃO DA VISÃO DA IMPORTÂNCIA DE SUAS FUNÇÕES NO ENGENHO. FORAM REALIZADAS AS SEGUINTES ETAPAS NO DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO: 1) COLETA DO GRAU DE ESCOLARIDADE DOS FUNCIONÁRIOS; 2) REALIZAÇÃO DO TREINAMENTO COM OS ALUNOS PARA FAMILIARIZAÇÃO DO MÉTODO DE ABORDAGEM; 3) TREINAMENTO REALIZADO NO LABORATÓRIO DA UNIVERSIDADE; 4) TREINAMENTO REALIZADO NO LABORATÓRIO DOS ENGENHOS. NO ENGENHO A, A ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO NÃO APRESENTOU MUITA DIFICULDADE, TENDO EM VISTA QUE O TRABALHADOR JÁ TINHA CERTA EXPERIÊNCIA PRÁTICA E MOSTRAVA UMA BOA ASSOCIAÇÃO COM O CONTEÚDO DO ENSINO MÉDIO. JÁ NO ENGENHO B, O PROCESSO FOI MAIS DINÂMICO, POIS HAVIA UMA DISPERSÃO SOBRE A ESCOLARIDADE DOS TRABALHADORES. FOI REALIZADO, SATISFATORIAMENTE, A EXECUÇÃO DO TREINAMENTO E ENTREGA DOS CERTIFICADOS EM AMBOS OS ENGENHOS. O TRABALHO SE MOSTROU EFICIENTE, TENDO EM VISTA A RESPOSTA POSITIVA DOS FUNCIONÁRIOS QUANTO A ADOÇÃO DO TREINAMENTO REALIZADO. EVIDENCIOU-SE A IMPORTÂNCIA E IMPACTO SOCIAL CAUSADO COM A QUEBRA DE BARREIRAS, AINDA EXISTENTES, ENTRE A SOCIEDADE E O CAMPO UNIVERSITÁRIO.