ESTE TRABALHO, QUE TEM COMO OBJETO DE ESTUDO O HAICAI, PARTE DE UM PANORAMA DA HISTÓRIA DO HAICAI JAPONÊS E DA SUA CHEGADA AO BRASIL, COMPREENDENDO SUA ESTRUTURA E CARACTERÍSTICAS TÍPICAS, PAUTANDO-SE EM TEÓRICOS COMO OTÁVIO PAZ, PAULO FRANCHETTI E GUILHERME DE ALMEIDA. A ANÁLISE PROPOSTA AQUI É A DO FAZER POÉTICO HAICAÍSTICO DO POETA PARAIBANO SAULO MENDONÇA, QUE INCORPORA ESTE GÊNERO TÃO PECULIAR PARA MANIFESTAR SEU FAZER POÉTICO E VIVE COM SUA OBRA EM QUASE ANONIMATO.
PARA ENRIQUECIMENTO DO TRABALHO, UTILIZAMOS COMO UM DOS ASPECTOS METODOLÓGICOS A ENTREVISTA, QUE INSTIGOU O AUTOR A EXPOR SEU MODO POÉTICO-CRIATIVO, SUAS MARCAS PESSOAIS NAS POESIAS E OS SEUS POETAS INSPIRADORES.
A ORGANIZAÇÃO DESTE ESTUDO PARTE DOS SEGUINTES ASPECTOS: A ORIGEM, TRAJETÓRIA E CHEGADA DO HAICAI AO BRASIL E A ANÁLISE DA OBRA DO POETA PARAIBANO SAULO MENDONÇA.