Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA, UMA BOA ESTRATÉGIA PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE ELETROQUÍMICA EM UM CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA NO MUNICÍPIO DE BELO JARDIM/PE

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA, ELETROQUÍMICA, ENSINO DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química
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Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

MUITAS PESQUISAS VÊM DEMONSTRANDO QUE UM DOS MOTIVOS DAS DIFICULDADES DA ABSORÇÃO DOS CONTEÚDOS TRABALHADO EM SALA DE AULA POR PARTE DOS ALUNOS, ESTÁ RELACIONADO A FORMA COMO O MESMO É REPASSADO. OS CONTEÚDOS SÃO MUITAS VEZES TRABALHADOS DE FORMA ABSTRATA E MECÂNICA, O QUE CAUSA A FALTA DE INTERESSE NO INTERESSE DO ALUNO, ALÉM DE PROFUNDAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. A METODOLOGIA ATIVA SURGE COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO APRENDIZAGEM QUE FAVORECE AO ALUNO PENSAR, QUESTIONAR, FAVORECENDO QUE AGORA ELE RELACIONE OS CONHECIMENTOS ENSINADOS COM CONTEÚDOS DO SEU COTIDIANO. DENTRE AS METODOLOGIAS ATIVAS ESTÁ A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA, QUE DESPERTA NO ALUNO O PENSAMENTO CRÍTICO, TORNANDO-O REFLEXIVO, QUANDO LEVANTA HIPÓTESES, E DISCUTI DE FORMA COLABORATIVA O QUE ESTÁ SENDO TRABALHADO EM SALA DE AULA. BASEADO NESTE CONTEXTO, O PRESENTE TRABALHO TEVE POR OBJETIVO UTILIZAR A EXPERIMENTAÇÃO INVESTIGATIVA COMO ESTRATÉGIA AUXILIAR PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS DE ELETROQUÍMICA, NUMA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL, LOCALIZADA NA CIDADE DE BELO JARDIM, AGRESTE DE PERNAMBUCO, COM DISCENTES DO CURSO TÉCNICO DE QUÍMICA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI QUALITATIVA, ONDE OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE GRAVAÇÕES DE ÁUDIO E OBSERVAÇÕES DO DOCENTE. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE, APESAR DE SER UM MÉTODO DE EXPERIMENTAÇÃO NO QUAL OS ALUNOS NÃO ESTAVAM FAMILIARIZADOS, ELE PARTICIPARAM ATIVAMENTE DE CADA ETAPA DA EXPERIMENTAÇÃO, QUANDO DISCUTIRAM DE FORMA AMPLA A TEMÁTICA QUE LHE FOI POSTA. FOI UTILIZADO O EXPERIMENTO ‘VIOLETA QUE DESAPARECE’, ONDE OS ALUNOS ANALISARAM OS FENÔMENOS DAS REAÇÕES DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO. O PROFESSOR TEVE UM PAPEL PRIMORDIAL COMO MEDIADOR, CONDUZINDO OS ALUNOS DE FORMA INSTIGANTE. AINDA FOI POSSÍVEL OBSERVAR DADOS ANIMADORES, NO QUESITO DE ACEITAÇÃO DO MÉTODO DE ENSINO, OS ALUNOS INTERAGIRAM E PARTICIPARAM ATIVAMENTE DA PROPOSTA, TORNANDO A METODOLOGIA VÁLIDA, POIS HOUVE APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE ELETROQUÍMICA, CONTEÚDO ABORDADO DENTRO DO RECURSO METODOLÓGICO UTILIZADO.

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