UM DOS GRANDES DESAFIOS DA ATUALIDADE É A DESTINAÇÃO ADEQUADA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO CONSISTE EM FAZER UMA ANÁLISE DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PNRS) DENTRO DO ENSINO DE CIÊNCIAS. TRATA-SE DE UM ESTUDO EMINENTEMENTE TEÓRICO E UMA PESQUISA DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA, SENDO ESTA DESENVOLVIDA COM BASE EM MATERIAL JÁ ELABORADO, CONSTITUÍDO PRINCIPALMENTE DE LIVROS E ARTIGOS CIENTÍFICOS. DO PONTO DE VISTA DA SUA NATUREZA, A PESQUISA É DO TIPO BÁSICA. QUANTO AOS SEUS OBJETIVOS, É EXPLORATÓRIA. QUANTO À FORMA DE ABORDAGEM DO PROBLEMA, TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO. APÓS A ANÁLISE DOS DADOS, CONSTATAMOS QUE QUESTÕES IMPORTANTES COMO A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL DEVE SER TRABALHADA NAS ESCOLAS NA TENTATIVA DE SENSIBILIZAR OS ESTUDANTES DIANTE DA SITUAÇÃO ATUAL QUE ESTAMOS VIVENDO. A CITADA POLÍTICA PREZA PELA CONSCIENTIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE HÁBITOS DE CONSUMO SUSTENTÁVEL, A PARTIR DE INSTRUMENTOS DIVERSOS QUE PROPICIAM O INCENTIVO À RECICLAGEM E À REUTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS, BEM COMO A DESTINAÇÃO AMBIENTALMENTE ADEQUADA DOS DEJETOS. DESSA FORMA, CONCLUÍMOS QUE A PNRS TRATA-SE DE UMA POLITICA AMBIENTAL, DIANTE DA QUAL POSSUI DIVERSOS TEMAS TRANSVERSAIS QUE PERMITEM AS MAIS DIVERSAS ABORDAGENS DE FORMA INTERDISCIPLINAR SOBRE A TEMÁTICA DA POLUIÇÃO E O DESCARTE ADEQUADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. SENDO ASSIM ESSENCIAL SER TRABALHADO DENTRO DO CURRÍCULO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, VISTO QUE, UM ENSINO PREOCUPADO COM ESSAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS PODE CONTRIBUIR PARA UM MUNDO MAIS SUSTENTÁVEL.