ESSE TRABALHO TENCIONOU DISCORRER SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA. PARA ISSO, ANALISOU-SE MINUCIOSAMENTE COMO AS ESCOLAS TRABALHAM COM ESSE TEMA NO CURRÍCULO ESCOLAR E QUAL A COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE ESSE ASSUNTO. DESSA FORMA, O OBJETIVO GERAL FOI PAUTADO EM IDENTIFICAR SE OS ALUNOS MATRICULADOS NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (RE) CONHECEM A HISTÓRIA E A CULTURA DOS NEGROS NA SOCIEDADE BRASILEIRA. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS TIVERAM COMO PROPÓSITO CONCEITUAR A CULTURA AFRO-BRASILEIRA, ASSIM COMO ANALISAR O ENSINO NA MODALIDADE DE EJA E REFLETIR SE OS ALUNOS DA EJA CONHECEM A HISTÓRIA E CULTURA DOS SEUS ASCENDENTES. POR ISSO, OPTOU-SE POR UMA PESQUISA DE CUNHO QUANTITATIVO SUBSIDIADA NAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E PAUTADO NA PESQUISA DE CAMPO. CONCLUIU-SE QUE SÃO NECESSÁRIAS MAIS AULAS PARA QUE TODOS OS ALUNOS ENTENDAM A IMPORTÂNCIA DESSA TEMÁTICA E CONSIGAM COMPREENDER A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA SOCIEDADE.