O PETRÓLEO É UM TEMA IMPORTANTE NO CAMPO DA QUÍMICA E DE AMPLA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. UTILIZANDO-O COMO MEIO DE ESTABELECER UMA FORMAÇÃO MAIS CRÍTICA, PERMITE O ESTUDO DA REALIDADE E POSSIBILITA QUE O ALUNO AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTE RECURSO PARA SI E PARA O GRUPO SOCIAL AO QUAL PERTENCE. NESTE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR AULAS DE QUÍMICA COM UMA ABORDAGEM DE ENSINO QUE APROXIMA A CULTURA CIENTÍFICA E HUMANÍSTICA, UTILIZANDO COMO REFERENCIAL TEÓRICO A ESTRATÉGIA CTS-ARTE (CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E ARTE). ESTA ESTRATÉGIA MOSTROU-SE IR ALÉM DA MOTIVAÇÃO PARA APRENDER, MAS TROUXE A POSSIBILIDADE DE FOMENTAR DISCUSSÕES CRÍTICAS DE QUESTÕES RELEVANTES À SOCIEDADE, ALÉM DA RESSIGNIFICAÇÃO CONSTANTE DOS SABERES DOS ALUNOS POR MEIO DO PROTAGONISMO E DO PRODUTO FINAL ELABORADO