O AMBIENTE EDUCACIONAL E A FORMA COMO ELE SE ESTRUTURA BUSCA A MELHOR FORMA DE ATENDER AS NECESSIDADES DO SER HUMANO. NESSE SENTIDO, MESMO COM AS NOVAS TRANSFORMAÇÕES DO MERCADO DE TRABALHO QUE APRESENTA A FLEXIBILIZAÇÃO, TERCEIRIZAÇÃO E A PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE INGRESSO DOS JOVENS NO MEIO LABORAL, O TRABALHO CONFIGURA UMA IMPORTANTE FONTE DE DESEJO SOCIAL. DESSE MODO, A EDUCAÇÃO PODE FORNECER UMA RESPOSTA PARA ESSA DEMANDA ATRAVÉS DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COMO PARTE DA GRADE CURRICULAR PARA O ENSINO DA JUVENTUDE, SEJA PARA OS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO, SEJA PARA O PROGRAMA JOVEM APRENDIZ. DITO ISTO, ESTE ARTIGO BUSCOU COMPREENDER QUAIS AS PERCEPÇÕES DE 30 JOVENS APRENDIZES RESIDENTES EM JOÃO PESSOA – PB SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL PARA OS DESAFIOS DO TRABALHO. PARA TANTO, UTILIZOU UM QUESTIONÁRIO SÓCIODEMOGRÁFICO E UMA ENTREVISTA QUALITATIVA, ANALISADA PELA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. OS RESULTADOS APONTAM QUE OS JOVENS ASSOCIAM A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL COM PREPARAÇÃO, TOMADA DE DECISÃO E ÊXITO NO TRABALHO. NESSE SENTIDO, ESTE ARTIGO FORNECE UM EMBASAMENTO PARA MUDANÇAS NA ESTRUTURA DE POLÍTICAS ESCOLARES QUE ESTEJAM COMPROMETIDA COM O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM E COM A PREPARAÇÃO DA JUVENTUDE PARA O TRABALHO.