O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO AVERIGUAR O LIVRO DIDÁTICO SOBRE PARÂMETROS CIENTÍFICOS, UTILIZANDO DIFERENTES MECANISMOS DE AVALIAÇÃO. DESSA FORMA, SÃO ESTABELECIDOS CRITÉRIOS QUE CONDUZEM A REALIZAÇÃO DA PESQUISA SOBRE BASES ANALÍTICAS EDIFICADAS COM TEOR CIENTÍFICO, AVALIA-SE EM PRIMEIRO PLANO A CONCOMITÂNCIA DO MANUAL DIDÁTICO COM AS OCN’S, POSTERIORMENTE, O EMBASAMENTO TEÓRICO, ACESSIBILIDADE E PRATICIDADE DOS RECURSOS AUXILIADORES, TAIS COMO – FILMES, DOCUMENTÁRIOS, JOGOS, ENTRE OUTROS, NA CONDUÇÃO DA DISCIPLINA SOCIOLÓGICA, O ÚLTIMO CRITÉRIO SITUA-SE NA UTILIZAÇÃO DAS ORIENTAÇÕES DO ENQUADRAMENTO DE BERNSTEIN, SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS MANUAIS EM SIMONE MEUCI, A CONCORDÂNCIA COM A BNCC (BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR), ENTRE OUTROS PARÂMETROS DE DEMARCAÇÃO TEÓRICA. VISUALIZA-SE QUE O LIVRO DIDÁTICO DETÉM A INCUMBÊNCIA DE FACILITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SOCIOLÓGICO, NESTE ASPECTO, NECESSITA-SE DE CONTEÚDOS ESTRUTURADOS DE FORMA LÓGICA, COESA, SINTETIZADA E APROFUNDADA. O LEVANTAMENTO TEÓRICO TRANSCORREU MEDIANTE AO ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO “PEDRO BEZERRA FILHO” NA CIDADE DE CAMALAÚ- PB, O USO DE PESQUISAS ESTRUTURADAS E SEMI-ESTRUTURADAS E OBSERVAÇÃO DIRETA DAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO REGULAR E EJA (EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS). O RESULTADO DA PESQUISA CONSTATOU QUE O LIVRO DIDÁTICO ESTÁ CONDIZENTE COM O PRIMEIRO E TERCEIRO CRITÉRIO, TODAVIA, APRESENTA FALHAS QUANTO AO COMPRIMENTO ADEQUADO DO SEGUNDO CRITÉRIO ANALÍTICO, DEMONSTRANDO FRAGILIDADES TEÓRICAS E DE ACESSIBILIDADE QUANTO AOS RECURSOS METODOLÓGICOS DIVERSOS.