Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

BODY PAINTING COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO DE ANATOMIA HUMANA

Palavra-chaves: ANATOMIA HUMANA, ARTES VISUAIS, BODY PAINTING, METODOLOGIA ATIVA Comunicação Oral (CO) AT 15: Debates sobre currículos, didáticas e metodologias
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Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O ENSINO DA ANATOMIA HUMANA TEM SIDO MODIFICADO COM O PASSAR DOS ANOS. DE UM MODELO DE SALA DE AULA CRIADO NO SÉCULO XIX, TENDO O PROFESSOR COMO O DETENTOR DE TODO OU GRANDE PARTE DO CONHECIMENTO, PASSA-SE A VIVENCIAR UMA SALA DE AULA INTERATIVA, COM DIVERSAS METODOLOGIAS ATIVAS ADAPTADAS AO ENSINO ANATÔMICO. TAIS MODIFICAÇÕES SÃO DEVIDAS ÀS MUDANÇAS NO AMBIENTE SOCIAL, CULTURAL E TECNOLÓGICO NO QUAL OS SUJEITOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM ESTÃO INSERIDOS. A DISSECAÇÃO É A FORMA MAIS ANTIGA DE ESTUDO DESDE QUE A ANATOMIA SE ESTABELECEU COMO CIÊNCIA E FOI UTILIZADA POR MUITOS ANOS COMO METODOLOGIA PRINCIPAL NAS AULAS PRÁTICAS. A DIFICULDADE NA OBTENÇÃO DE CADÁVERES ATUALMENTE TEM LEVADO OS PROFESSORES A BUSCAR NOVAS METODOLOGIAS PARA SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. LEVANDO-SE EM CONSIDERAÇÃO A PROBLEMÁTICA ATUAL NO ENSINO DE ANATOMIA E AS NECESSIDADES EMERGENTES DE INOVAÇÃO DA SALA DE AULA E AUTONOMIA DO ESTUDANTE, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO INTUITO AVALIAR A UTILIZAÇÃO DO BODY PAINTING COMO UMA FERRAMENTA DIDÁTICA NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR. FORAM UTILIZADOS NESSA APLICAÇÃO, 4 CAIXAS DE TINTA GUACHE, CADA UMA CONTENDO 6 CORES DE TINTAS DIFERENTES, 10 PINCEIS, SENDO CINCO TAMANHO 10 E CINCO TAMANHO 20. TAMBÉM FOI UTILIZADO QUADRO BRANCO, PAPEL TOALHA E COPOS COM ÁGUA PARA A HIGIENIZAÇÃO DOS PINCEIS. OS ALUNOS FORAM DIVIDIDOS EM GRUPOS E RECEBERAM UM TEMPO PARA PINTAR EM UMA DETERMINA PARTE DO COPO DA FORMA QUE ELES IMAGINAVAM QUE SE ORGANIZAVAM OS OSSOS. APÓS ISSO, FOI FEITA UMA CORREÇÃO EM GRUPO COM O AUXÍLIO DO PROFESSOR. NO ENSINO SUPERIOR A PROFESSORA RESPONSÁVEL DECLAROU QUE TAL ATIVIDADE IMPACTA POSITIVAMENTE NO PROCESSO DE ENSINO, POIS CONSEGUE TRABALHAR DIVERSOS ASPECTOS TANTO CONTEUDISTAS COMO METODOLÓGICOS. NO ENSINO MÉDIO, OS ALUNOS DECLARARAM UM INTERESSE MAIOR POR ATIVIDADES PRÁTICAS E QUE NÃO ENVOLVAM TÉCNICAS TRADICIONAIS COMO COPIAR DO QUADRO E DECORAR OS TERMOS E CONCEITOS. CONCLUÍMOS QUE O BODY PAINTING PODE SER UMA FERRAMENTA AMPLA E PODEROSA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ANATOMIA HUMANA.

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