ATUALMENTE, A CIÊNCIA FORENSE TEM ATRAÍDO A ATENÇÃO DOS JOVENS, POIS GANHOU ESPAÇO NA MÍDIA, LITERATURA E CINEMA. APOIADO NESSA POPULARIDADE, A PAPILOSCOPIA, UMA DAS ÁREAS DA CIÊNCIA FORENSE, QUANDO INSERIDA NO PROCESSO EDUCACIONAL, TORNA-SE UMA EXÍMIA FERRAMENTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO QUE PODE SER UTILIZADA PARA MELHORAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI DE INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DESSE TEMA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA E NAS SUAS PRÁTICAS DOCENTES. PARA ISTO, REALIZOU-SE UM MINICURSO COM DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA E, AO FINAL, FOI ELABORADO E APLICADO NO ENSINO BÁSICO, UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA COM O TEMA GERADOR “PAPILOSCOPIA”, TEMA QUE POSSIBILITOU TRABALHAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES ACERCA DO COMPORTAMENTO DOS GASES, MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO E VOLATILIDADE. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, FORAM UTILIZADOS QUESTIONÁRIOS PARA AVALIAR A METODOLOGIA UTILIZADA. OS DADOS COLETADOS FORAM CATEGORIZADOS EM QUADROS E DISCUTIDOS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE 100% DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO AVALIARAM A PROPOSTA COMO POSITIVA, TENDO EM VISTA QUE PERMITE REALIZAR UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA, DESPERTAR A CURIOSIDADE DOS ALUNOS E DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PREVISTAS NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO. NO DESENVOLVIMENTO DA INTERVENÇÃO DIDÁTICA, A METODOLOGIA UTILIZADA TEVE UMA ACEITAÇÃO POSITIVA, DESPERTOU A CURIOSIDADE, FAVORECEU AS RELAÇÕES EM SALA DE AULA, COMO TAMBÉM, POSSIBILITOU A ASSOCIAÇÃO DOS CONCEITOS ABORDADOS COM AS APLICAÇÕES VISTAS NO DESENVOLVER DA PROPOSTA, CONTRIBUINDO SIGNIFICANTEMENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.