Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONTRIBUIÇÕES DO TEMA “PAPILOSCOPIA” PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DE QUÍMICA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO INICIAL, ENSINO DE QUÍMICA, PAPILOSCOPIA Comunicação Oral (CO) AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química
"2019-09-02 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56694
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 309
    "inscrito_id" => 701
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO TEMA “PAPILOSCOPIA” PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DE QUÍMICA"
    "resumo" => "ATUALMENTE, A CIÊNCIA FORENSE TEM ATRAÍDO A ATENÇÃO DOS JOVENS, POIS GANHOU ESPAÇO NA MÍDIA, LITERATURA E CINEMA. APOIADO NESSA POPULARIDADE, A PAPILOSCOPIA, UMA DAS ÁREAS DA CIÊNCIA FORENSE, QUANDO INSERIDA NO PROCESSO EDUCACIONAL, TORNA-SE UMA EXÍMIA FERRAMENTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO QUE PODE SER UTILIZADA PARA MELHORAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI DE INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DESSE TEMA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA E NAS SUAS PRÁTICAS DOCENTES. PARA ISTO, REALIZOU-SE UM MINICURSO COM DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA E, AO FINAL, FOI ELABORADO E APLICADO NO ENSINO BÁSICO, UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA COM O TEMA GERADOR “PAPILOSCOPIA”, TEMA QUE POSSIBILITOU TRABALHAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES ACERCA DO COMPORTAMENTO DOS GASES, MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO E VOLATILIDADE. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, FORAM UTILIZADOS QUESTIONÁRIOS PARA AVALIAR A METODOLOGIA UTILIZADA. OS DADOS COLETADOS FORAM CATEGORIZADOS EM QUADROS E DISCUTIDOS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE 100% DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO AVALIARAM A PROPOSTA COMO POSITIVA, TENDO EM VISTA QUE PERMITE REALIZAR UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA, DESPERTAR A CURIOSIDADE DOS ALUNOS E DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PREVISTAS NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO. NO DESENVOLVIMENTO DA INTERVENÇÃO DIDÁTICA, A METODOLOGIA UTILIZADA TEVE UMA ACEITAÇÃO POSITIVA, DESPERTOU A CURIOSIDADE, FAVORECEU AS RELAÇÕES EM SALA DE AULA, COMO TAMBÉM, POSSIBILITOU A ASSOCIAÇÃO DOS CONCEITOS ABORDADOS COM AS APLICAÇÕES VISTAS NO DESENVOLVER DA PROPOSTA, CONTRIBUINDO SIGNIFICANTEMENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO INICIAL, ENSINO DE QUÍMICA, PAPILOSCOPIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID701_30062019191313.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGOR MACIEL DA COSTA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "IGOR MACIEL"
    "autor_email" => "igormaciel82@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56694
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 309
    "inscrito_id" => 701
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO TEMA “PAPILOSCOPIA” PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFESSOR DE QUÍMICA"
    "resumo" => "ATUALMENTE, A CIÊNCIA FORENSE TEM ATRAÍDO A ATENÇÃO DOS JOVENS, POIS GANHOU ESPAÇO NA MÍDIA, LITERATURA E CINEMA. APOIADO NESSA POPULARIDADE, A PAPILOSCOPIA, UMA DAS ÁREAS DA CIÊNCIA FORENSE, QUANDO INSERIDA NO PROCESSO EDUCACIONAL, TORNA-SE UMA EXÍMIA FERRAMENTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO QUE PODE SER UTILIZADA PARA MELHORAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI DE INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DESSE TEMA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA E NAS SUAS PRÁTICAS DOCENTES. PARA ISTO, REALIZOU-SE UM MINICURSO COM DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA E, AO FINAL, FOI ELABORADO E APLICADO NO ENSINO BÁSICO, UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA COM O TEMA GERADOR “PAPILOSCOPIA”, TEMA QUE POSSIBILITOU TRABALHAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES ACERCA DO COMPORTAMENTO DOS GASES, MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO E VOLATILIDADE. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, FORAM UTILIZADOS QUESTIONÁRIOS PARA AVALIAR A METODOLOGIA UTILIZADA. OS DADOS COLETADOS FORAM CATEGORIZADOS EM QUADROS E DISCUTIDOS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE 100% DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO AVALIARAM A PROPOSTA COMO POSITIVA, TENDO EM VISTA QUE PERMITE REALIZAR UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA, DESPERTAR A CURIOSIDADE DOS ALUNOS E DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PREVISTAS NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO. NO DESENVOLVIMENTO DA INTERVENÇÃO DIDÁTICA, A METODOLOGIA UTILIZADA TEVE UMA ACEITAÇÃO POSITIVA, DESPERTOU A CURIOSIDADE, FAVORECEU AS RELAÇÕES EM SALA DE AULA, COMO TAMBÉM, POSSIBILITOU A ASSOCIAÇÃO DOS CONCEITOS ABORDADOS COM AS APLICAÇÕES VISTAS NO DESENVOLVER DA PROPOSTA, CONTRIBUINDO SIGNIFICANTEMENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DOCENTE, FORMAÇÃO INICIAL, ENSINO DE QUÍMICA, PAPILOSCOPIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID701_30062019191313.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IGOR MACIEL DA COSTA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "IGOR MACIEL"
    "autor_email" => "igormaciel82@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

ATUALMENTE, A CIÊNCIA FORENSE TEM ATRAÍDO A ATENÇÃO DOS JOVENS, POIS GANHOU ESPAÇO NA MÍDIA, LITERATURA E CINEMA. APOIADO NESSA POPULARIDADE, A PAPILOSCOPIA, UMA DAS ÁREAS DA CIÊNCIA FORENSE, QUANDO INSERIDA NO PROCESSO EDUCACIONAL, TORNA-SE UMA EXÍMIA FERRAMENTA DE CONTEXTUALIZAÇÃO QUE PODE SER UTILIZADA PARA MELHORAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE SENTIDO, O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI DE INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DESSE TEMA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE QUÍMICA E NAS SUAS PRÁTICAS DOCENTES. PARA ISTO, REALIZOU-SE UM MINICURSO COM DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA E, AO FINAL, FOI ELABORADO E APLICADO NO ENSINO BÁSICO, UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA COM O TEMA GERADOR “PAPILOSCOPIA”, TEMA QUE POSSIBILITOU TRABALHAR OS CONTEÚDOS CURRICULARES ACERCA DO COMPORTAMENTO DOS GASES, MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO E VOLATILIDADE. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, FORAM UTILIZADOS QUESTIONÁRIOS PARA AVALIAR A METODOLOGIA UTILIZADA. OS DADOS COLETADOS FORAM CATEGORIZADOS EM QUADROS E DISCUTIDOS À LUZ DO REFERENCIAL TEÓRICO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE 100% DOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO AVALIARAM A PROPOSTA COMO POSITIVA, TENDO EM VISTA QUE PERMITE REALIZAR UMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA, DESPERTAR A CURIOSIDADE DOS ALUNOS E DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PREVISTAS NOS PLANOS DE EDUCAÇÃO. NO DESENVOLVIMENTO DA INTERVENÇÃO DIDÁTICA, A METODOLOGIA UTILIZADA TEVE UMA ACEITAÇÃO POSITIVA, DESPERTOU A CURIOSIDADE, FAVORECEU AS RELAÇÕES EM SALA DE AULA, COMO TAMBÉM, POSSIBILITOU A ASSOCIAÇÃO DOS CONCEITOS ABORDADOS COM AS APLICAÇÕES VISTAS NO DESENVOLVER DA PROPOSTA, CONTRIBUINDO SIGNIFICANTEMENTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.