ALGUMAS PESQUISAS TÊM REVELADO QUE OS ESTUDANTES APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA, QUE TEM RELAÇÃO COM O GRAU DE ABSTRAÇÃO E TRANSIÇÃO ENTRE OS NÍVEIS DE REPRESENTAÇÃO DA MATÉRIA; A GRANDEZA DA CONSTANTE DE AVOGRADO; A CONFUSÃO ENTRE MOL, QUANTIDADE DE MATÉRIA, CONSTANTE DE AVOGRADO, MASSA MOLAR E AS DIFICULDADES NO MANEJO DE TÉCNICAS MATEMÁTICAS. DIANTE DESTAS QUESTÕES, ESTE TRABALHO DE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO DIAGNOSTICAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE ESTEQUIOMETRIA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB. A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO UM ESTUDO DESCRITIVO E EXPLORATÓRIO, COM ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVA. O PÚBLICO ALVO FORAM 20 ALUNOS. COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS MISTOS. OS DADOS FORAM EXPRESSOS EM GRÁFICOS E TABELAS, COMO TAMBÉM FORAM EXTRAÍDAS ALGUMAS FALAS REPRESENTATIVAS DOS SUJEITOS. OS RESULTADOS REVELAM QUE OS ESTUDANTES EM SUA GRANDE MAIORIA, SENTIRAM DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DESTE CONTEÚDO, TORNANDO-SE NECESSÁRIO QUE OS PROFESSORES POSSAM PENSAR EM NOVAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE AJUDEM A MINIMIZAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO ENSINO DESTE CONTEÚDO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.