Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: USO DAS REGÊNCIAS PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESCOLAS PÚBLICAS NA CIDADE DE RECIFE

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE BOTÂNICA, ENSINO DE BOTÂNICA Comunicação Oral (CO) AT 14: Ciência, Educação e Popularização
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56803
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 266
    "inscrito_id" => 1918
    "titulo" => """
      ESTÁGIO SUPERVISIONADO: USO DAS REGÊNCIAS PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESCOLAS\r\n
      PÚBLICAS NA CIDADE DE RECIFE
      """
    "resumo" => "A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA-AC NA EDUCAÇÃO BÁSICA TEM GRANDE RELEVÂNCIA NA INSERÇÃO DO ALUNO NO MEIO CIENTÍFICO PROMOVENDO SUA CAPACIDADE ORGANIZACIONAL, CRÍTICA E LÓGICA PARA A COMPREENSÃO EM RELAÇÃO AO MUNDO EM QUE VIVE. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO VISOU DESENVOLVER E FORTALECER A AC ATRAVÉS DO USO DAS REGÊNCIAS INTERDISCIPLINARES PREVISTAS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARMELA DUTRA E ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO TRAJANO CHACON. OS DADOS DO ESTUDO FORAM COLETADOS TRANSVERSALMENTE DE ATIVIDADES EFETIVADAS NAS ESCOLAS COM ALUNOS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, UTILIZANDO: AULAS REGENCIAIS, APLICAÇÃO DE PÓS-QUESTIONÁRIO QUALITATIVO COM 100 ALUNOS DISTRIBUÍDOS NAS TURMAS 9º A E 1ºA DE FAIXA ETÁRIA 12 A 16 ANOS EM 2018. POR MEIO DO USO DO MÉTODO PROPOSTO 68% DOS ALUNOS CONSEGUIRAM RESPONDER O PÓS-QUESTIONÁRIO SOBRE ENSINO DA BOTÂNICA, ALÉM DISSO, TODOS OS ALUNOS DO ESTUDO PARTICIPARAM DE TODAS AS PRÁTICAS OFERECIDAS DURANTE O PERÍODO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO I E II. NESSE SENTIDO OS RESULTADOS MOSTRARAM A EFICIÊNCIA DO USO DA PRÁTICA NA APRENDIZAGEM DESEMPENHADA DURANTE O ESTUDO, OU SEJA, EVIDENCIANDO MAIOR INTERESSE POR PARTE DO ALUNO EM RELAÇÃO AO ENSINO DA BOTÂNICA ATRAVÉS DA APROXIMAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO (PLANTAS VIVAS) E MÉTODO DE PESQUISA (AC). DE FATO, ESSES RESULTADOS AMPLIAM, AINDA, O ENTENDIMENTO SOBRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO CIENTIFICO EM ESCOLAS, PERMITINDO DISCUSSÕES SOBRE NOVAS DIDÁTICAS DENTRO DA SALA DE AULA SOBRE A POPULARIZAÇÃO DO ENSINO DE BOTÂNICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14: Ciência, Educação e Popularização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE BOTÂNICA, ENSINO DE BOTÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA14_ID1918_29062019204744.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUVENAL DAMASCENO AMARAL FILHO"
    "autor_nome_curto" => "JUVENAL FILHO"
    "autor_email" => "amaralfho@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE - FAFIRE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56803
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 266
    "inscrito_id" => 1918
    "titulo" => """
      ESTÁGIO SUPERVISIONADO: USO DAS REGÊNCIAS PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESCOLAS\r\n
      PÚBLICAS NA CIDADE DE RECIFE
      """
    "resumo" => "A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA-AC NA EDUCAÇÃO BÁSICA TEM GRANDE RELEVÂNCIA NA INSERÇÃO DO ALUNO NO MEIO CIENTÍFICO PROMOVENDO SUA CAPACIDADE ORGANIZACIONAL, CRÍTICA E LÓGICA PARA A COMPREENSÃO EM RELAÇÃO AO MUNDO EM QUE VIVE. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO VISOU DESENVOLVER E FORTALECER A AC ATRAVÉS DO USO DAS REGÊNCIAS INTERDISCIPLINARES PREVISTAS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARMELA DUTRA E ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO TRAJANO CHACON. OS DADOS DO ESTUDO FORAM COLETADOS TRANSVERSALMENTE DE ATIVIDADES EFETIVADAS NAS ESCOLAS COM ALUNOS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, UTILIZANDO: AULAS REGENCIAIS, APLICAÇÃO DE PÓS-QUESTIONÁRIO QUALITATIVO COM 100 ALUNOS DISTRIBUÍDOS NAS TURMAS 9º A E 1ºA DE FAIXA ETÁRIA 12 A 16 ANOS EM 2018. POR MEIO DO USO DO MÉTODO PROPOSTO 68% DOS ALUNOS CONSEGUIRAM RESPONDER O PÓS-QUESTIONÁRIO SOBRE ENSINO DA BOTÂNICA, ALÉM DISSO, TODOS OS ALUNOS DO ESTUDO PARTICIPARAM DE TODAS AS PRÁTICAS OFERECIDAS DURANTE O PERÍODO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO I E II. NESSE SENTIDO OS RESULTADOS MOSTRARAM A EFICIÊNCIA DO USO DA PRÁTICA NA APRENDIZAGEM DESEMPENHADA DURANTE O ESTUDO, OU SEJA, EVIDENCIANDO MAIOR INTERESSE POR PARTE DO ALUNO EM RELAÇÃO AO ENSINO DA BOTÂNICA ATRAVÉS DA APROXIMAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO (PLANTAS VIVAS) E MÉTODO DE PESQUISA (AC). DE FATO, ESSES RESULTADOS AMPLIAM, AINDA, O ENTENDIMENTO SOBRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO CIENTIFICO EM ESCOLAS, PERMITINDO DISCUSSÕES SOBRE NOVAS DIDÁTICAS DENTRO DA SALA DE AULA SOBRE A POPULARIZAÇÃO DO ENSINO DE BOTÂNICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14: Ciência, Educação e Popularização"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE BOTÂNICA, ENSINO DE BOTÂNICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA14_ID1918_29062019204744.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUVENAL DAMASCENO AMARAL FILHO"
    "autor_nome_curto" => "JUVENAL FILHO"
    "autor_email" => "amaralfho@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE - FAFIRE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA-AC NA EDUCAÇÃO BÁSICA TEM GRANDE RELEVÂNCIA NA INSERÇÃO DO ALUNO NO MEIO CIENTÍFICO PROMOVENDO SUA CAPACIDADE ORGANIZACIONAL, CRÍTICA E LÓGICA PARA A COMPREENSÃO EM RELAÇÃO AO MUNDO EM QUE VIVE. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO VISOU DESENVOLVER E FORTALECER A AC ATRAVÉS DO USO DAS REGÊNCIAS INTERDISCIPLINARES PREVISTAS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARMELA DUTRA E ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO TRAJANO CHACON. OS DADOS DO ESTUDO FORAM COLETADOS TRANSVERSALMENTE DE ATIVIDADES EFETIVADAS NAS ESCOLAS COM ALUNOS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, UTILIZANDO: AULAS REGENCIAIS, APLICAÇÃO DE PÓS-QUESTIONÁRIO QUALITATIVO COM 100 ALUNOS DISTRIBUÍDOS NAS TURMAS 9º A E 1ºA DE FAIXA ETÁRIA 12 A 16 ANOS EM 2018. POR MEIO DO USO DO MÉTODO PROPOSTO 68% DOS ALUNOS CONSEGUIRAM RESPONDER O PÓS-QUESTIONÁRIO SOBRE ENSINO DA BOTÂNICA, ALÉM DISSO, TODOS OS ALUNOS DO ESTUDO PARTICIPARAM DE TODAS AS PRÁTICAS OFERECIDAS DURANTE O PERÍODO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO I E II. NESSE SENTIDO OS RESULTADOS MOSTRARAM A EFICIÊNCIA DO USO DA PRÁTICA NA APRENDIZAGEM DESEMPENHADA DURANTE O ESTUDO, OU SEJA, EVIDENCIANDO MAIOR INTERESSE POR PARTE DO ALUNO EM RELAÇÃO AO ENSINO DA BOTÂNICA ATRAVÉS DA APROXIMAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO (PLANTAS VIVAS) E MÉTODO DE PESQUISA (AC). DE FATO, ESSES RESULTADOS AMPLIAM, AINDA, O ENTENDIMENTO SOBRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO CIENTIFICO EM ESCOLAS, PERMITINDO DISCUSSÕES SOBRE NOVAS DIDÁTICAS DENTRO DA SALA DE AULA SOBRE A POPULARIZAÇÃO DO ENSINO DE BOTÂNICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.