A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA-AC NA EDUCAÇÃO BÁSICA TEM GRANDE RELEVÂNCIA NA INSERÇÃO DO ALUNO NO MEIO CIENTÍFICO PROMOVENDO SUA CAPACIDADE ORGANIZACIONAL, CRÍTICA E LÓGICA PARA A COMPREENSÃO EM RELAÇÃO AO MUNDO EM QUE VIVE. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO VISOU DESENVOLVER E FORTALECER A AC ATRAVÉS DO USO DAS REGÊNCIAS INTERDISCIPLINARES PREVISTAS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARMELA DUTRA E ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO TRAJANO CHACON. OS DADOS DO ESTUDO FORAM COLETADOS TRANSVERSALMENTE DE ATIVIDADES EFETIVADAS NAS ESCOLAS COM ALUNOS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, UTILIZANDO: AULAS REGENCIAIS, APLICAÇÃO DE PÓS-QUESTIONÁRIO QUALITATIVO COM 100 ALUNOS DISTRIBUÍDOS NAS TURMAS 9º A E 1ºA DE FAIXA ETÁRIA 12 A 16 ANOS EM 2018. POR MEIO DO USO DO MÉTODO PROPOSTO 68% DOS ALUNOS CONSEGUIRAM RESPONDER O PÓS-QUESTIONÁRIO SOBRE ENSINO DA BOTÂNICA, ALÉM DISSO, TODOS OS ALUNOS DO ESTUDO PARTICIPARAM DE TODAS AS PRÁTICAS OFERECIDAS DURANTE O PERÍODO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO I E II. NESSE SENTIDO OS RESULTADOS MOSTRARAM A EFICIÊNCIA DO USO DA PRÁTICA NA APRENDIZAGEM DESEMPENHADA DURANTE O ESTUDO, OU SEJA, EVIDENCIANDO MAIOR INTERESSE POR PARTE DO ALUNO EM RELAÇÃO AO ENSINO DA BOTÂNICA ATRAVÉS DA APROXIMAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO (PLANTAS VIVAS) E MÉTODO DE PESQUISA (AC). DE FATO, ESSES RESULTADOS AMPLIAM, AINDA, O ENTENDIMENTO SOBRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO CIENTIFICO EM ESCOLAS, PERMITINDO DISCUSSÕES SOBRE NOVAS DIDÁTICAS DENTRO DA SALA DE AULA SOBRE A POPULARIZAÇÃO DO ENSINO DE BOTÂNICA.