ESTÁGIO SUPERVISIONADO: USO DAS REGÊNCIAS PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESCOLAS
PÚBLICAS NA CIDADE DE RECIFE
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56803 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 266 "inscrito_id" => 1918 "titulo" => """ ESTÁGIO SUPERVISIONADO: USO DAS REGÊNCIAS PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESCOLAS\r\n PÚBLICAS NA CIDADE DE RECIFE """ "resumo" => "A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA-AC NA EDUCAÇÃO BÁSICA TEM GRANDE RELEVÂNCIA NA INSERÇÃO DO ALUNO NO MEIO CIENTÍFICO PROMOVENDO SUA CAPACIDADE ORGANIZACIONAL, CRÍTICA E LÓGICA PARA A COMPREENSÃO EM RELAÇÃO AO MUNDO EM QUE VIVE. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO VISOU DESENVOLVER E FORTALECER A AC ATRAVÉS DO USO DAS REGÊNCIAS INTERDISCIPLINARES PREVISTAS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARMELA DUTRA E ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO TRAJANO CHACON. OS DADOS DO ESTUDO FORAM COLETADOS TRANSVERSALMENTE DE ATIVIDADES EFETIVADAS NAS ESCOLAS COM ALUNOS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, UTILIZANDO: AULAS REGENCIAIS, APLICAÇÃO DE PÓS-QUESTIONÁRIO QUALITATIVO COM 100 ALUNOS DISTRIBUÍDOS NAS TURMAS 9º A E 1ºA DE FAIXA ETÁRIA 12 A 16 ANOS EM 2018. POR MEIO DO USO DO MÉTODO PROPOSTO 68% DOS ALUNOS CONSEGUIRAM RESPONDER O PÓS-QUESTIONÁRIO SOBRE ENSINO DA BOTÂNICA, ALÉM DISSO, TODOS OS ALUNOS DO ESTUDO PARTICIPARAM DE TODAS AS PRÁTICAS OFERECIDAS DURANTE O PERÍODO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO I E II. NESSE SENTIDO OS RESULTADOS MOSTRARAM A EFICIÊNCIA DO USO DA PRÁTICA NA APRENDIZAGEM DESEMPENHADA DURANTE O ESTUDO, OU SEJA, EVIDENCIANDO MAIOR INTERESSE POR PARTE DO ALUNO EM RELAÇÃO AO ENSINO DA BOTÂNICA ATRAVÉS DA APROXIMAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO (PLANTAS VIVAS) E MÉTODO DE PESQUISA (AC). DE FATO, ESSES RESULTADOS AMPLIAM, AINDA, O ENTENDIMENTO SOBRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO CIENTIFICO EM ESCOLAS, PERMITINDO DISCUSSÕES SOBRE NOVAS DIDÁTICAS DENTRO DA SALA DE AULA SOBRE A POPULARIZAÇÃO DO ENSINO DE BOTÂNICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14: Ciência, Educação e Popularização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE BOTÂNICA, ENSINO DE BOTÂNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA14_ID1918_29062019204744.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUVENAL DAMASCENO AMARAL FILHO" "autor_nome_curto" => "JUVENAL FILHO" "autor_email" => "amaralfho@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE - FAFIRE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56803 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 266 "inscrito_id" => 1918 "titulo" => """ ESTÁGIO SUPERVISIONADO: USO DAS REGÊNCIAS PARA PROMOVER A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESCOLAS\r\n PÚBLICAS NA CIDADE DE RECIFE """ "resumo" => "A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA-AC NA EDUCAÇÃO BÁSICA TEM GRANDE RELEVÂNCIA NA INSERÇÃO DO ALUNO NO MEIO CIENTÍFICO PROMOVENDO SUA CAPACIDADE ORGANIZACIONAL, CRÍTICA E LÓGICA PARA A COMPREENSÃO EM RELAÇÃO AO MUNDO EM QUE VIVE. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO VISOU DESENVOLVER E FORTALECER A AC ATRAVÉS DO USO DAS REGÊNCIAS INTERDISCIPLINARES PREVISTAS NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS: ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CARMELA DUTRA E ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO TRAJANO CHACON. OS DADOS DO ESTUDO FORAM COLETADOS TRANSVERSALMENTE DE ATIVIDADES EFETIVADAS NAS ESCOLAS COM ALUNOS DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E DE 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, UTILIZANDO: AULAS REGENCIAIS, APLICAÇÃO DE PÓS-QUESTIONÁRIO QUALITATIVO COM 100 ALUNOS DISTRIBUÍDOS NAS TURMAS 9º A E 1ºA DE FAIXA ETÁRIA 12 A 16 ANOS EM 2018. POR MEIO DO USO DO MÉTODO PROPOSTO 68% DOS ALUNOS CONSEGUIRAM RESPONDER O PÓS-QUESTIONÁRIO SOBRE ENSINO DA BOTÂNICA, ALÉM DISSO, TODOS OS ALUNOS DO ESTUDO PARTICIPARAM DE TODAS AS PRÁTICAS OFERECIDAS DURANTE O PERÍODO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO I E II. NESSE SENTIDO OS RESULTADOS MOSTRARAM A EFICIÊNCIA DO USO DA PRÁTICA NA APRENDIZAGEM DESEMPENHADA DURANTE O ESTUDO, OU SEJA, EVIDENCIANDO MAIOR INTERESSE POR PARTE DO ALUNO EM RELAÇÃO AO ENSINO DA BOTÂNICA ATRAVÉS DA APROXIMAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO (PLANTAS VIVAS) E MÉTODO DE PESQUISA (AC). DE FATO, ESSES RESULTADOS AMPLIAM, AINDA, O ENTENDIMENTO SOBRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO CIENTIFICO EM ESCOLAS, PERMITINDO DISCUSSÕES SOBRE NOVAS DIDÁTICAS DENTRO DA SALA DE AULA SOBRE A POPULARIZAÇÃO DO ENSINO DE BOTÂNICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 14: Ciência, Educação e Popularização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ENSINO DE BOTÂNICA, ENSINO DE BOTÂNICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA14_ID1918_29062019204744.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUVENAL DAMASCENO AMARAL FILHO" "autor_nome_curto" => "JUVENAL FILHO" "autor_email" => "amaralfho@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE - FAFIRE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }