NO ENSINO DE CIÊNCIAS EXISTEM DIVERSOS CONTEÚDOS QUE DEMANDAM MAIOR NÍVEL DE ABSTRAÇÃO DEVIDO AO SEU CARÁTER MICROSCÓPIO, DENTRE OS QUAIS SE ENQUADRA A CITOLOGIA. ASSIM, OS MODELOS DIDÁTICOS TRIDIMENSIONAIS CONSTITUEM UMA ALTERNATIVA QUE FAVORECE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS. ESPECIFICAMENTE EM CITOLOGIA, OS MODELOS COMPÕEM UM IMPORTANTE INSTRUMENTO DIDÁTICO, UMA VEZ QUE, OS CONTEÚDOS DESTA ÁREA DEMANDAM UM GRANDE NÚMERO DE CONCEITOS DE DIFÍCIL COMPREENSÃO. ESTE TRABALHO OBJETIVOU DESCREVER E AVALIAR O DESEMPENHO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE CITOLOGIA. A ESCOLHA DOS MODELOS DEVEU-SE A POSSIBILIDADE DA VISÃO TRIDIMENSIONAL QUE OS APRENDIZES TÊM DO OBJETO DE ESTUDO E A PARTICIPAÇÃO NA PRODUÇÃO DOS MESMOS. NESSE SENTIDO, TODAS AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL NA ZONA RURAL, COM UMA TURMA DE ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. CONCLUI-SE QUE APESAR DAS LIMITAÇÕES DE RECURSOS FÍSICOS, FINANCEIROS E TECNOLÓGICOS, FOI POSSÍVEL PROPOR E REALIZAR AS AULAS FAVORECENDO A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS E A COMPREENSÃO SIGNIFICATIVA DO CONHECIMENTO. A CONSTRUÇÃO DOS MODELOS CELULARES TRIDIMENSIONAIS, POSSIBILITOU MOMENTOS DE ENTROSAMENTO, DESCONTRAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, PESQUISA, REFLEXÃO, MOTIVAÇÃO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. FOI PERCEPTÍVEL QUE A METODOLOGIA UTILIZADA PROPORCIONOU A COMPREENSÃO DOS APRENDIZES AO FUGIR DA ABSTRAÇÃO DO CONTEÚDO DE CITOLOGIA.