O PROJETO LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA NO ENSINO MÉDIO – LIC SESI- PB, OFERECE AOS ESTUDANTES VIVÊNCIAS EM PESQUISAS, SENTIDO E MOTIVO PARA APRENDER E APLICAR SEUS CONHECIMENTOS EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE. RECOMENDA-SE QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS SEJA BASEADO EM METODOLOGIAS PLURALISTAS DE MANEIRA A ATENDER AS PERSPECTIVAS DA SOCIEDADE O SÉCULO XXI. PARA ISSO DESTACAMOS AS METODOLOGIAS ATIVAS E A ABORDAGEM STEAM NESTE PROCESSO. O OBJETIVO FOI SONDAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA SESI EM CAMPINA GRANDE-PB, SOBRE A CIÊNCIA E O TRABALHO CIENTÍFICO, EM SEGUIDA VERIFICOU-SE A MUDANÇA DE CONCEPÇÃO AO DECORRER DOS ENCONTROS DO PROJETO LIC. A AMOSTRA DO ESTUDO TOTALIZOU-SE QUINZE (15) ESTUDANTES, SENDO 2 DO SEXO MASCULINO, 13 DO SEXO FEMININO, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 15 E 17 ANOS, TODOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.FOI SOLICITADO AOS ESTUDANTES QUE REPRESENTASSEM NA FORMA DE DESENHO A FIGURA DA “PESSOA QUE FAZ CIÊNCIA”, A FIM DE SONDAR A PERCEPÇÃO SOBRE O TRABALHO CIENTÍFICO. AS INTERVENÇÕES APRESENTADAS FORAM ELABORADAS SEGUINDO A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM POR PROJETOS E APRENDIZAGEM COLABORATIVA. APESAR DA AMOSTRA DA PESQUISA SER PEQUENA OS DESENHOS RETRATADOS FORAM AO ENCONTRO DE UMA IMAGEM DEFORMADA E ESTEREOTIPADA DO TRABALHO CIENTÍFICO. APÓS AS INTERVENÇÕES, OS ALUNOS CONSIDERARAM A CIÊNCIA NÃO APENAS COMO UMA ÁREA PREDOMINANTEMENTE MASCULINA, MAS ONDE TODOS OS GÊNEROS, ETNIAS E CLASSES SOCIAIS PODEM E DEVEM FAZER PARTE. ALÉM DE VALIDAR A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTIFICA NO ENSINO MÉDIO, OS RESULTADOS REFORÇAM A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS QUE DESENVOLVAM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL CONCOMITANTE A EDUCAÇÃO FORMAL.