Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE O TRABALHO CIENTÍFICO

Palavra-chaves: INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO MÉDIO, CIENTISTA, IMAGEM Comunicação Oral (CO) AT 14: Ciência, Educação e Popularização
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56692
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 313
    "inscrito_id" => 291
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE O TRABALHO CIENTÍFICO"
    "resumo" => "O PROJETO LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA NO ENSINO MÉDIO – LIC SESI- PB, OFERECE AOS ESTUDANTES VIVÊNCIAS EM PESQUISAS, SENTIDO E MOTIVO PARA APRENDER E APLICAR SEUS CONHECIMENTOS EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE. RECOMENDA-SE QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS SEJA BASEADO EM METODOLOGIAS PLURALISTAS DE MANEIRA A ATENDER AS PERSPECTIVAS DA SOCIEDADE O SÉCULO XXI. PARA ISSO DESTACAMOS AS METODOLOGIAS ATIVAS E A ABORDAGEM STEAM NESTE PROCESSO. O OBJETIVO FOI SONDAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA SESI EM CAMPINA GRANDE-PB, SOBRE A CIÊNCIA E O TRABALHO CIENTÍFICO, EM SEGUIDA VERIFICOU-SE A MUDANÇA DE CONCEPÇÃO AO DECORRER DOS ENCONTROS DO PROJETO LIC. A AMOSTRA DO ESTUDO TOTALIZOU-SE QUINZE (15) ESTUDANTES, SENDO 2 DO SEXO MASCULINO, 13 DO SEXO FEMININO, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 15 E 17 ANOS, TODOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.FOI SOLICITADO AOS ESTUDANTES QUE REPRESENTASSEM NA FORMA DE DESENHO A FIGURA DA “PESSOA QUE FAZ CIÊNCIA”, A FIM DE SONDAR A PERCEPÇÃO SOBRE O TRABALHO CIENTÍFICO. AS INTERVENÇÕES APRESENTADAS FORAM ELABORADAS   SEGUINDO A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM POR PROJETOS E APRENDIZAGEM COLABORATIVA. APESAR DA AMOSTRA DA PESQUISA SER PEQUENA OS DESENHOS RETRATADOS FORAM AO ENCONTRO DE UMA IMAGEM DEFORMADA E ESTEREOTIPADA DO TRABALHO CIENTÍFICO. APÓS AS INTERVENÇÕES, OS ALUNOS CONSIDERARAM A CIÊNCIA NÃO APENAS COMO UMA ÁREA PREDOMINANTEMENTE MASCULINA, MAS ONDE TODOS OS GÊNEROS, ETNIAS E CLASSES SOCIAIS PODEM E DEVEM FAZER PARTE. ALÉM DE VALIDAR A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTIFICA NO ENSINO MÉDIO, OS RESULTADOS REFORÇAM A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS QUE DESENVOLVAM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL CONCOMITANTE A EDUCAÇÃO FORMAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14: Ciência, Educação e Popularização"
    "palavra_chave" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO MÉDIO, CIENTISTA, IMAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA14_ID291_30062019204914.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO ADELINO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO ADELINO"
    "autor_email" => "eadelino.eduardoadelino@g"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56692
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 313
    "inscrito_id" => 291
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE O TRABALHO CIENTÍFICO"
    "resumo" => "O PROJETO LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA NO ENSINO MÉDIO – LIC SESI- PB, OFERECE AOS ESTUDANTES VIVÊNCIAS EM PESQUISAS, SENTIDO E MOTIVO PARA APRENDER E APLICAR SEUS CONHECIMENTOS EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE. RECOMENDA-SE QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS SEJA BASEADO EM METODOLOGIAS PLURALISTAS DE MANEIRA A ATENDER AS PERSPECTIVAS DA SOCIEDADE O SÉCULO XXI. PARA ISSO DESTACAMOS AS METODOLOGIAS ATIVAS E A ABORDAGEM STEAM NESTE PROCESSO. O OBJETIVO FOI SONDAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA SESI EM CAMPINA GRANDE-PB, SOBRE A CIÊNCIA E O TRABALHO CIENTÍFICO, EM SEGUIDA VERIFICOU-SE A MUDANÇA DE CONCEPÇÃO AO DECORRER DOS ENCONTROS DO PROJETO LIC. A AMOSTRA DO ESTUDO TOTALIZOU-SE QUINZE (15) ESTUDANTES, SENDO 2 DO SEXO MASCULINO, 13 DO SEXO FEMININO, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 15 E 17 ANOS, TODOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.FOI SOLICITADO AOS ESTUDANTES QUE REPRESENTASSEM NA FORMA DE DESENHO A FIGURA DA “PESSOA QUE FAZ CIÊNCIA”, A FIM DE SONDAR A PERCEPÇÃO SOBRE O TRABALHO CIENTÍFICO. AS INTERVENÇÕES APRESENTADAS FORAM ELABORADAS   SEGUINDO A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM POR PROJETOS E APRENDIZAGEM COLABORATIVA. APESAR DA AMOSTRA DA PESQUISA SER PEQUENA OS DESENHOS RETRATADOS FORAM AO ENCONTRO DE UMA IMAGEM DEFORMADA E ESTEREOTIPADA DO TRABALHO CIENTÍFICO. APÓS AS INTERVENÇÕES, OS ALUNOS CONSIDERARAM A CIÊNCIA NÃO APENAS COMO UMA ÁREA PREDOMINANTEMENTE MASCULINA, MAS ONDE TODOS OS GÊNEROS, ETNIAS E CLASSES SOCIAIS PODEM E DEVEM FAZER PARTE. ALÉM DE VALIDAR A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTIFICA NO ENSINO MÉDIO, OS RESULTADOS REFORÇAM A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS QUE DESENVOLVAM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL CONCOMITANTE A EDUCAÇÃO FORMAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 14: Ciência, Educação e Popularização"
    "palavra_chave" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA, ENSINO MÉDIO, CIENTISTA, IMAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA14_ID291_30062019204914.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDUARDO ADELINO FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "EDUARDO ADELINO"
    "autor_email" => "eadelino.eduardoadelino@g"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O PROJETO LABORATÓRIO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA NO ENSINO MÉDIO – LIC SESI- PB, OFERECE AOS ESTUDANTES VIVÊNCIAS EM PESQUISAS, SENTIDO E MOTIVO PARA APRENDER E APLICAR SEUS CONHECIMENTOS EM BENEFÍCIO DA SOCIEDADE. RECOMENDA-SE QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS SEJA BASEADO EM METODOLOGIAS PLURALISTAS DE MANEIRA A ATENDER AS PERSPECTIVAS DA SOCIEDADE O SÉCULO XXI. PARA ISSO DESTACAMOS AS METODOLOGIAS ATIVAS E A ABORDAGEM STEAM NESTE PROCESSO. O OBJETIVO FOI SONDAR A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA SESI EM CAMPINA GRANDE-PB, SOBRE A CIÊNCIA E O TRABALHO CIENTÍFICO, EM SEGUIDA VERIFICOU-SE A MUDANÇA DE CONCEPÇÃO AO DECORRER DOS ENCONTROS DO PROJETO LIC. A AMOSTRA DO ESTUDO TOTALIZOU-SE QUINZE (15) ESTUDANTES, SENDO 2 DO SEXO MASCULINO, 13 DO SEXO FEMININO, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 15 E 17 ANOS, TODOS ESTUDANTES DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO.FOI SOLICITADO AOS ESTUDANTES QUE REPRESENTASSEM NA FORMA DE DESENHO A FIGURA DA “PESSOA QUE FAZ CIÊNCIA”, A FIM DE SONDAR A PERCEPÇÃO SOBRE O TRABALHO CIENTÍFICO. AS INTERVENÇÕES APRESENTADAS FORAM ELABORADAS SEGUINDO A PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM POR PROJETOS E APRENDIZAGEM COLABORATIVA. APESAR DA AMOSTRA DA PESQUISA SER PEQUENA OS DESENHOS RETRATADOS FORAM AO ENCONTRO DE UMA IMAGEM DEFORMADA E ESTEREOTIPADA DO TRABALHO CIENTÍFICO. APÓS AS INTERVENÇÕES, OS ALUNOS CONSIDERARAM A CIÊNCIA NÃO APENAS COMO UMA ÁREA PREDOMINANTEMENTE MASCULINA, MAS ONDE TODOS OS GÊNEROS, ETNIAS E CLASSES SOCIAIS PODEM E DEVEM FAZER PARTE. ALÉM DE VALIDAR A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTIFICA NO ENSINO MÉDIO, OS RESULTADOS REFORÇAM A IMPORTÂNCIA DE PROJETOS QUE DESENVOLVAM ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL CONCOMITANTE A EDUCAÇÃO FORMAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.