PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA DO CAMPUS DO AGRESTE – UFPE SOBRE O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57096 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 594 "inscrito_id" => 1281 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA DO CAMPUS DO AGRESTE – UFPE SOBRE O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA ENRIQUECE O CONHECIMENTO DOS ALUNOS, POIS FAVORECE O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA AUTONOMIA, DISCUSSÕES E LEITURAS, QUE LHES PERMITE RESOLVER OS PROBLEMAS QUE ACONTECEM DURANTE A PRÁTICA. SOMADA A EXPERIMENTAÇÃO FORAM UTILIZADAS PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS QUE PERMITIRAM A APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS COM O COTIDIANO DO ALUNO, PERMITINDO QUE O MESMO PUDESSE RESSIGNIFICAR CONTEÚDOS, PODENDO AGORA UTILIZÁ-LOS NO SEU DIA A DIA, NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO SEU COTIDIANO. NESSE TRABALHO TROUXEMOS UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DA EXPERIMENTAÇÃO E DE PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ALUNOS MATRICULADOS NA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE ORGÂNICA, DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFPE. A ANÁLISE DOS RESULTADOS FOI FEITA A PARTIR DOS DIÁRIOS DE BORDO CONSTRUÍDOS PELOS ALUNOS DURANTE AS AULAS EXPERIMENTAIS, ONDE OS MESMOS DESCREVERAM SUAS EXPECTATIVAS A RESPEITO DO EXPERIMENTO E SUAS OBSERVAÇÕES DURANTE OS EXPERIMENTOS. OS RELATOS PONTUARAM QUE AS PRÁTICAS DE UM MODO GERAL PODEM SER ADAPTADAS ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E FÁCIL ACESSO, E QUE A CONTEXTUALIZAÇÃO PERMITE AO ALUNO PARTICIPAR DE FORMA MAIS EFETIVA DURANTE AS PRÁTICAS, TORNANDO-SE AGORA PROTAGONISTA DE SUA APRENDIZAGEM. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE ESSA É APENAS UMA DAS MUITAS ESTRATÉGIAS QUE O DOCENTE PODE UTILIZAR PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE SEU ALUNO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 12: As linguagens e os diálogos sobre ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA12_ID1281_02072019145353.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DJALMA ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DJALMA OLIVEIRA" "autor_email" => "DJALMA.ALVESOLIVEIRA@GMAI" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57096 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 594 "inscrito_id" => 1281 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS GRADUANDOS DO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA DO CAMPUS DO AGRESTE – UFPE SOBRE O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "O USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA ENRIQUECE O CONHECIMENTO DOS ALUNOS, POIS FAVORECE O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA AUTONOMIA, DISCUSSÕES E LEITURAS, QUE LHES PERMITE RESOLVER OS PROBLEMAS QUE ACONTECEM DURANTE A PRÁTICA. SOMADA A EXPERIMENTAÇÃO FORAM UTILIZADAS PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS QUE PERMITIRAM A APROXIMAÇÃO DOS CONTEÚDOS COM O COTIDIANO DO ALUNO, PERMITINDO QUE O MESMO PUDESSE RESSIGNIFICAR CONTEÚDOS, PODENDO AGORA UTILIZÁ-LOS NO SEU DIA A DIA, NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO SEU COTIDIANO. NESSE TRABALHO TROUXEMOS UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O USO DA EXPERIMENTAÇÃO E DE PRÁTICAS CONTEXTUALIZADAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM ALUNOS MATRICULADOS NA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE ORGÂNICA, DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DA UFPE. A ANÁLISE DOS RESULTADOS FOI FEITA A PARTIR DOS DIÁRIOS DE BORDO CONSTRUÍDOS PELOS ALUNOS DURANTE AS AULAS EXPERIMENTAIS, ONDE OS MESMOS DESCREVERAM SUAS EXPECTATIVAS A RESPEITO DO EXPERIMENTO E SUAS OBSERVAÇÕES DURANTE OS EXPERIMENTOS. OS RELATOS PONTUARAM QUE AS PRÁTICAS DE UM MODO GERAL PODEM SER ADAPTADAS ATRAVÉS DO USO DE MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E FÁCIL ACESSO, E QUE A CONTEXTUALIZAÇÃO PERMITE AO ALUNO PARTICIPAR DE FORMA MAIS EFETIVA DURANTE AS PRÁTICAS, TORNANDO-SE AGORA PROTAGONISTA DE SUA APRENDIZAGEM. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE ESSA É APENAS UMA DAS MUITAS ESTRATÉGIAS QUE O DOCENTE PODE UTILIZAR PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE SEU ALUNO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 12: As linguagens e os diálogos sobre ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "CONTEXTUALIZAÇÃO, EXPERIMENTAÇÃO, ENSINO DE QUÍMICA, COTIDIANO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA12_ID1281_02072019145353.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DJALMA ALVES DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "DJALMA OLIVEIRA" "autor_email" => "DJALMA.ALVESOLIVEIRA@GMAI" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }