NO ENSINO DE QUÍMICA, ALÉM DE AULAS EXPOSITIVAS DEVE-SE FAVORECER A DISCUSSÃO A RESPEITO DA CIÊNCIA, E UMA DAS FORMAS POSSÍVEIS DE INSERIR DINAMISMO ÀS AULAS FAVORECENDO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DAR-SE ATRAVÉS DO USO DA EXPERIMENTAÇÃO. ESTA PESQUISA EXPLORATÓRIA FOI REALIZADA POR INTERMÉDIO DO PROJETO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG, CAMPUS CUITÉ, E TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA NUMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA EM TRÊS SÉRIES DO ENSINO MÉDIO, E A METODOLOGIA FOI REALIZADA ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO APLICADO AOS ALUNOS, ONDE OS MESMOS EXPORÃO SUAS OPINIÕES SOBRE O TEMA TRATADO. APÓS A AVALIAÇÃO, OS RESULTADOS APONTARAM QUE A EXPERIMENTAÇÃO É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DE FORMA ADEQUADA DO CONHECIMENTO QUÍMICO. OS RESULTADOS TAMBÉM EVIDENCIARAM A PRECARIDADE POR FALTA DE MATERIAIS DE SEGURANÇA E TAMBÉM POR FALTA DE RECURSOS NA ESCOLA ANALISADA.