AO LONGO DOS ANOS, CIÊNCIA E RELIGIÃO TÊM TANTO DADO ÀS MÃOS COMO CONCORRIDO PELA EXPLICAÇÃO DAS QUESTÕES FUNDAMENTAIS DA HUMANIDADE. NO ÂMBITO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, POR EXEMPLO, É MUITO COMUM SURGIREM SITUAÇÕES QUE AS COLOCAM EM DEBATE, MOSTRANDO-SE DE GRANDE IMPORTÂNCIA A DISCUSSÃO DA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO EM NÍVEL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES A CERCA DA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO DE LICENCIADOS EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE, ESTUDANTES DA DISCIPLINA FÍSICA MODERNA 1. ESTES ESTUDANTES FORAM ESCOLHIDOS PORQUE ESTA DISCIPLINA TRATA SOBRE A FÍSICA QUÂNTICA, MOMENTO DA CIÊNCIA CARACTERIZADO POR DIVERSAS DISCUSSÕES FILOSÓFICAS A CERCA DA PRÓPRIA CIÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM OUTRAS ATIVIDADES HUMANAS. A FIM DE SE ANALISAR AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES, FOI TOMADA COMO BASE A CATEGORIZAÇÃO DE BARBOUR, ESTABELECIDA EM QUATRO CATEGORIAS: CONFLITO, INDEPENDÊNCIA, DIÁLOGO E INTEGRAÇÃO. NO CONFLITO, CIÊNCIA E RELIGIÃO SÃO MUTUAMENTE EXCLUDENTES. NA INDEPENDÊNCIA, AMBAS SÃO ESFERAS TÃO DIFERENTES QUE NÃO TEM NADA A DIZER UMA SOBRE A OUTRA. NO DIÁLOGO, EXISTEM INTERAÇÕES INDIRETAS E FRONTEIRAS MENOS RÍGIDAS ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO. NA INTEGRAÇÃO, A IDEIA É DE QUE É POSSÍVEL HAVER ALGUM TIPO DE INTEGRAÇÃO ENTRE ESSAS DUAS, TORNANDO OS LIMITES QUE AS SEPARAM MUITO FRÁGEIS. A MAIOR PARTE DOS ESTUDANTES APRESENTOU UM CARÁTER DE DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO, FICANDO COMO PROPOSTA UM MAIOR INCENTIVO PARA DISCUSSÕES SOBRE ESSAS DUAS ATIVIDADES CULTURAIS HUMANAS A NÍVEL ACADÊMICO.