CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56671 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 363 "inscrito_id" => 1930 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO" "resumo" => "AO LONGO DOS ANOS, CIÊNCIA E RELIGIÃO TÊM TANTO DADO ÀS MÃOS COMO CONCORRIDO PELA EXPLICAÇÃO DAS QUESTÕES FUNDAMENTAIS DA HUMANIDADE. NO ÂMBITO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, POR EXEMPLO, É MUITO COMUM SURGIREM SITUAÇÕES QUE AS COLOCAM EM DEBATE, MOSTRANDO-SE DE GRANDE IMPORTÂNCIA A DISCUSSÃO DA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO EM NÍVEL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES A CERCA DA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO DE LICENCIADOS EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE, ESTUDANTES DA DISCIPLINA FÍSICA MODERNA 1. ESTES ESTUDANTES FORAM ESCOLHIDOS PORQUE ESTA DISCIPLINA TRATA SOBRE A FÍSICA QUÂNTICA, MOMENTO DA CIÊNCIA CARACTERIZADO POR DIVERSAS DISCUSSÕES FILOSÓFICAS A CERCA DA PRÓPRIA CIÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM OUTRAS ATIVIDADES HUMANAS. A FIM DE SE ANALISAR AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES, FOI TOMADA COMO BASE A CATEGORIZAÇÃO DE BARBOUR, ESTABELECIDA EM QUATRO CATEGORIAS: CONFLITO, INDEPENDÊNCIA, DIÁLOGO E INTEGRAÇÃO. NO CONFLITO, CIÊNCIA E RELIGIÃO SÃO MUTUAMENTE EXCLUDENTES. NA INDEPENDÊNCIA, AMBAS SÃO ESFERAS TÃO DIFERENTES QUE NÃO TEM NADA A DIZER UMA SOBRE A OUTRA. NO DIÁLOGO, EXISTEM INTERAÇÕES INDIRETAS E FRONTEIRAS MENOS RÍGIDAS ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO. NA INTEGRAÇÃO, A IDEIA É DE QUE É POSSÍVEL HAVER ALGUM TIPO DE INTEGRAÇÃO ENTRE ESSAS DUAS, TORNANDO OS LIMITES QUE AS SEPARAM MUITO FRÁGEIS. A MAIOR PARTE DOS ESTUDANTES APRESENTOU UM CARÁTER DE DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO, FICANDO COMO PROPOSTA UM MAIOR INCENTIVO PARA DISCUSSÕES SOBRE ESSAS DUAS ATIVIDADES CULTURAIS HUMANAS A NÍVEL ACADÊMICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 18: Ciência, Filosofia e Religião: diálogos" "palavra_chave" => "CIÊNCIA E RELIGIÃO, FÍSICA QUÂNTICA, TIPOLOGIA DE IAN BARBOUR, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA18_ID1930_01072019105941.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO LOPES BEZERRA" "autor_nome_curto" => "DIEGO LOPES BEZERRA" "autor_email" => "di18ego_lopes@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56671 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 363 "inscrito_id" => 1930 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM FÍSICA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO" "resumo" => "AO LONGO DOS ANOS, CIÊNCIA E RELIGIÃO TÊM TANTO DADO ÀS MÃOS COMO CONCORRIDO PELA EXPLICAÇÃO DAS QUESTÕES FUNDAMENTAIS DA HUMANIDADE. NO ÂMBITO DO ENSINO DE CIÊNCIAS, POR EXEMPLO, É MUITO COMUM SURGIREM SITUAÇÕES QUE AS COLOCAM EM DEBATE, MOSTRANDO-SE DE GRANDE IMPORTÂNCIA A DISCUSSÃO DA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO EM NÍVEL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI INVESTIGAR AS CONCEPÇÕES A CERCA DA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO DE LICENCIADOS EM FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO, CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE, ESTUDANTES DA DISCIPLINA FÍSICA MODERNA 1. ESTES ESTUDANTES FORAM ESCOLHIDOS PORQUE ESTA DISCIPLINA TRATA SOBRE A FÍSICA QUÂNTICA, MOMENTO DA CIÊNCIA CARACTERIZADO POR DIVERSAS DISCUSSÕES FILOSÓFICAS A CERCA DA PRÓPRIA CIÊNCIA E SUA RELAÇÃO COM OUTRAS ATIVIDADES HUMANAS. A FIM DE SE ANALISAR AS CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES, FOI TOMADA COMO BASE A CATEGORIZAÇÃO DE BARBOUR, ESTABELECIDA EM QUATRO CATEGORIAS: CONFLITO, INDEPENDÊNCIA, DIÁLOGO E INTEGRAÇÃO. NO CONFLITO, CIÊNCIA E RELIGIÃO SÃO MUTUAMENTE EXCLUDENTES. NA INDEPENDÊNCIA, AMBAS SÃO ESFERAS TÃO DIFERENTES QUE NÃO TEM NADA A DIZER UMA SOBRE A OUTRA. NO DIÁLOGO, EXISTEM INTERAÇÕES INDIRETAS E FRONTEIRAS MENOS RÍGIDAS ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO. NA INTEGRAÇÃO, A IDEIA É DE QUE É POSSÍVEL HAVER ALGUM TIPO DE INTEGRAÇÃO ENTRE ESSAS DUAS, TORNANDO OS LIMITES QUE AS SEPARAM MUITO FRÁGEIS. A MAIOR PARTE DOS ESTUDANTES APRESENTOU UM CARÁTER DE DIÁLOGO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO, FICANDO COMO PROPOSTA UM MAIOR INCENTIVO PARA DISCUSSÕES SOBRE ESSAS DUAS ATIVIDADES CULTURAIS HUMANAS A NÍVEL ACADÊMICO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 18: Ciência, Filosofia e Religião: diálogos" "palavra_chave" => "CIÊNCIA E RELIGIÃO, FÍSICA QUÂNTICA, TIPOLOGIA DE IAN BARBOUR, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA18_ID1930_01072019105941.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIEGO LOPES BEZERRA" "autor_nome_curto" => "DIEGO LOPES BEZERRA" "autor_email" => "di18ego_lopes@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }