ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COM A TEMÁTICA DE BIOMAS BRASILEIROS E SUAS BIODIVERSIDADES, USANDO COMO PRINCÍPIO ELEMENTOS DO JOGO DA MEMÓRIA PARA ALUNOS SURDOS E OUVINTES. O JOGO TEM COMO TÍTULO BIOMAPA DA MEMÓRIA E FOI CONFECCIONADO PARA SER UTILIZADO NA REVISÃO DOS CONTEÚDOS EM QUESTÃO, DESSA MANEIRA, SUA UTILIDADE FOI ELABORADA PARA SER APLICADA EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO QUE JÁ TENHAM TRABALHADO A TEMÁTICA EM QUESTÃO. O JOGO É CONSTITUÍDO POR 60 CARTAS (30 PARES) QUE COMPÕEM O JOGO DA MEMÓRIA, 6 CARTÕES REFERENTES AOS BIOMAS BRASILEIROS E 1 MAPA DO BRASIL CONFECCIONADO EM GRANDE ESCALA. AS CARTAS E CARTÕES FORAM ESTRUTURADOS NO SOFTWARE MICROSOFT WORD DE MANEIRA A INCLUIR O ESTUDANTE SURDO, ONDE SÃO APRESENTADAS IMAGENS REAIS DOS ORGANISMOS (ANIMAL OU VEGETAL) OU DOS BIOMAS, SEUS NOMES NA LÍNGUA PORTUGUESA, EM DATILOLOGIA E NA ESCRITA DE SINAIS, ALÉM DE CURIOSIDADES OU CARACTERÍSTICAS. A DINÂMICA DO JOGO É ORGANIZADA EM DUAS ETAPAS, O JOGO DA MEMÓRIA E A ORGANIZAÇÃO DOS ORGANISMOS EM SEUS RESPECTIVOS BIOMAS. PODEM PARTICIPAR 4 OU 8 JOGADORES QUE FORMARÃO DUAS EQUIPES PARA COMPETIREM. O BIOMAPA DA MEMÓRIA CONSISTE EM UM JOGO DIDÁTICO DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO AOS ESTUDANTES SURDOS. DESSA FORMA, UTILIZAR TAL RECURSO QUE PERMITE INCLUIR EFETIVAMENTE OS ESTUDANTES SURDOS EM AULAS, POSSIBILITA QUE OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS SEJAM AMPLAMENTE ALCANÇADOS.