Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

BIOMAPA DA MEMÓRIA: CONSTRUÇÃO DE JOGO DIDÁTICO SOBRE BIOMAS BRASILEIROS E SUAS BIODIVERSIDADES NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS E OUVINTES

Palavra-chaves: RECURSO DIDÁTICO, JOGO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, BIOMAS BRASILEIROS Comunicação Oral (CO) AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56618
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 271
    "inscrito_id" => 798
    "titulo" => "BIOMAPA DA MEMÓRIA: CONSTRUÇÃO DE JOGO DIDÁTICO SOBRE BIOMAS BRASILEIROS E SUAS BIODIVERSIDADES NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS E OUVINTES"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COM A TEMÁTICA DE BIOMAS BRASILEIROS E SUAS BIODIVERSIDADES, USANDO COMO PRINCÍPIO ELEMENTOS DO JOGO DA MEMÓRIA PARA ALUNOS SURDOS E OUVINTES. O JOGO TEM COMO TÍTULO BIOMAPA DA MEMÓRIA E FOI CONFECCIONADO PARA SER UTILIZADO NA REVISÃO DOS CONTEÚDOS EM QUESTÃO, DESSA MANEIRA, SUA UTILIDADE FOI ELABORADA PARA SER APLICADA EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO QUE JÁ TENHAM TRABALHADO A TEMÁTICA EM QUESTÃO. O JOGO É CONSTITUÍDO POR 60 CARTAS (30 PARES) QUE COMPÕEM O JOGO DA MEMÓRIA, 6 CARTÕES REFERENTES AOS BIOMAS BRASILEIROS E 1 MAPA DO BRASIL CONFECCIONADO EM GRANDE ESCALA. AS CARTAS E CARTÕES FORAM ESTRUTURADOS NO SOFTWARE MICROSOFT WORD DE MANEIRA A INCLUIR O ESTUDANTE SURDO, ONDE SÃO APRESENTADAS IMAGENS REAIS DOS ORGANISMOS (ANIMAL OU VEGETAL) OU DOS BIOMAS, SEUS NOMES NA LÍNGUA PORTUGUESA, EM DATILOLOGIA E NA ESCRITA DE SINAIS, ALÉM DE CURIOSIDADES OU CARACTERÍSTICAS. A DINÂMICA DO JOGO É ORGANIZADA EM DUAS ETAPAS, O JOGO DA MEMÓRIA E A ORGANIZAÇÃO DOS ORGANISMOS EM SEUS RESPECTIVOS BIOMAS. PODEM PARTICIPAR 4 OU 8 JOGADORES QUE FORMARÃO DUAS EQUIPES PARA COMPETIREM. O BIOMAPA DA MEMÓRIA CONSISTE EM UM JOGO DIDÁTICO DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO AOS ESTUDANTES SURDOS. DESSA FORMA, UTILIZAR TAL RECURSO QUE PERMITE INCLUIR EFETIVAMENTE OS ESTUDANTES SURDOS EM AULAS, POSSIBILITA QUE OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS SEJAM AMPLAMENTE ALCANÇADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "RECURSO DIDÁTICO, JOGO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, BIOMAS BRASILEIROS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID798_29062019214041.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO AMORIM DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO AMORIM"
    "autor_email" => "renatoamorim2009@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56618
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 271
    "inscrito_id" => 798
    "titulo" => "BIOMAPA DA MEMÓRIA: CONSTRUÇÃO DE JOGO DIDÁTICO SOBRE BIOMAS BRASILEIROS E SUAS BIODIVERSIDADES NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS E OUVINTES"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COM A TEMÁTICA DE BIOMAS BRASILEIROS E SUAS BIODIVERSIDADES, USANDO COMO PRINCÍPIO ELEMENTOS DO JOGO DA MEMÓRIA PARA ALUNOS SURDOS E OUVINTES. O JOGO TEM COMO TÍTULO BIOMAPA DA MEMÓRIA E FOI CONFECCIONADO PARA SER UTILIZADO NA REVISÃO DOS CONTEÚDOS EM QUESTÃO, DESSA MANEIRA, SUA UTILIDADE FOI ELABORADA PARA SER APLICADA EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO QUE JÁ TENHAM TRABALHADO A TEMÁTICA EM QUESTÃO. O JOGO É CONSTITUÍDO POR 60 CARTAS (30 PARES) QUE COMPÕEM O JOGO DA MEMÓRIA, 6 CARTÕES REFERENTES AOS BIOMAS BRASILEIROS E 1 MAPA DO BRASIL CONFECCIONADO EM GRANDE ESCALA. AS CARTAS E CARTÕES FORAM ESTRUTURADOS NO SOFTWARE MICROSOFT WORD DE MANEIRA A INCLUIR O ESTUDANTE SURDO, ONDE SÃO APRESENTADAS IMAGENS REAIS DOS ORGANISMOS (ANIMAL OU VEGETAL) OU DOS BIOMAS, SEUS NOMES NA LÍNGUA PORTUGUESA, EM DATILOLOGIA E NA ESCRITA DE SINAIS, ALÉM DE CURIOSIDADES OU CARACTERÍSTICAS. A DINÂMICA DO JOGO É ORGANIZADA EM DUAS ETAPAS, O JOGO DA MEMÓRIA E A ORGANIZAÇÃO DOS ORGANISMOS EM SEUS RESPECTIVOS BIOMAS. PODEM PARTICIPAR 4 OU 8 JOGADORES QUE FORMARÃO DUAS EQUIPES PARA COMPETIREM. O BIOMAPA DA MEMÓRIA CONSISTE EM UM JOGO DIDÁTICO DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO AOS ESTUDANTES SURDOS. DESSA FORMA, UTILIZAR TAL RECURSO QUE PERMITE INCLUIR EFETIVAMENTE OS ESTUDANTES SURDOS EM AULAS, POSSIBILITA QUE OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS SEJAM AMPLAMENTE ALCANÇADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "RECURSO DIDÁTICO, JOGO DIDÁTICO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, BIOMAS BRASILEIROS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID798_29062019214041.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATO AMORIM DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RENATO AMORIM"
    "autor_email" => "renatoamorim2009@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO COM A TEMÁTICA DE BIOMAS BRASILEIROS E SUAS BIODIVERSIDADES, USANDO COMO PRINCÍPIO ELEMENTOS DO JOGO DA MEMÓRIA PARA ALUNOS SURDOS E OUVINTES. O JOGO TEM COMO TÍTULO BIOMAPA DA MEMÓRIA E FOI CONFECCIONADO PARA SER UTILIZADO NA REVISÃO DOS CONTEÚDOS EM QUESTÃO, DESSA MANEIRA, SUA UTILIDADE FOI ELABORADA PARA SER APLICADA EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO QUE JÁ TENHAM TRABALHADO A TEMÁTICA EM QUESTÃO. O JOGO É CONSTITUÍDO POR 60 CARTAS (30 PARES) QUE COMPÕEM O JOGO DA MEMÓRIA, 6 CARTÕES REFERENTES AOS BIOMAS BRASILEIROS E 1 MAPA DO BRASIL CONFECCIONADO EM GRANDE ESCALA. AS CARTAS E CARTÕES FORAM ESTRUTURADOS NO SOFTWARE MICROSOFT WORD DE MANEIRA A INCLUIR O ESTUDANTE SURDO, ONDE SÃO APRESENTADAS IMAGENS REAIS DOS ORGANISMOS (ANIMAL OU VEGETAL) OU DOS BIOMAS, SEUS NOMES NA LÍNGUA PORTUGUESA, EM DATILOLOGIA E NA ESCRITA DE SINAIS, ALÉM DE CURIOSIDADES OU CARACTERÍSTICAS. A DINÂMICA DO JOGO É ORGANIZADA EM DUAS ETAPAS, O JOGO DA MEMÓRIA E A ORGANIZAÇÃO DOS ORGANISMOS EM SEUS RESPECTIVOS BIOMAS. PODEM PARTICIPAR 4 OU 8 JOGADORES QUE FORMARÃO DUAS EQUIPES PARA COMPETIREM. O BIOMAPA DA MEMÓRIA CONSISTE EM UM JOGO DIDÁTICO DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO AOS ESTUDANTES SURDOS. DESSA FORMA, UTILIZAR TAL RECURSO QUE PERMITE INCLUIR EFETIVAMENTE OS ESTUDANTES SURDOS EM AULAS, POSSIBILITA QUE OS OBJETIVOS EDUCACIONAIS SEJAM AMPLAMENTE ALCANÇADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.