VISANDO À COMPREENSÃO DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA ATRAVÉS DE MEIOS CONTEXTUALIZADOS E INTERDISCIPLINARES NA SALA DE AULA, A PRESENTE PESQUISA PROPÕE O USO DA TEMÁTICA RECICLAGEM, POIS ESTA PODE ABRANGER TANTO EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUANTO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ALÉM DE PROMOVER A RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS, COM ABORDAGENS DE SUSTENTABILIDADE E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL LOCAL E MUNDIAL. FOI UTILIZADO COMO PONTO DE PARTIDA O USO DO LIXO COMUM RECICLÁVEL PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DE GEOMETRIA ESPACIAL E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL.
A METODOLOGIA EMPREGADA FOI DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS DE ACORDO COM A TEORIA DAS SITUAÇÕES DE BROUSSEAU, QUE DITA AÇÃO - FASE DA INSERÇÃO DA PROBLEMÁTICA, NESTE CASO, A CONTAMINAÇÃO ANTRÓPICA; FORMULAÇÃO - FASE EM QUE SE PROCURA AS SOLUÇÕES; E VALIDAÇÃO - FASE EM QUE O PROBLEMA FOI SOLUCIONADO. AS DUAS ÚLTIMAS FASES FORAM REALIZADAS COM O USO DE RODAS DE CONVERSAS E DEBATES, PARA QUE OS ALUNOS PUDESSEM INTERAGIR E COLOCAR SUAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES. AO FIM FOI REALIZADA UMA OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS UTILIZANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS. COM ISSO, PODE-SE OBSERVAR QUE OS ESTUDANTES TIVERAM A CAPACIDADE DE VISUALIZAR, CONSTRUIR E RACIOCINAR SOBRE O OBJETO DE ESTUDO, DESDE A ETAPA DA INSERÇÃO DA PROBLEMÁTICA ATÉ A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS POR ELES MESMOS, INTEGRANDO ASSIM OS CONCEITOS TANTO MATEMÁTICOS QUANTO CIENTÍFICOS.