Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: A RECICLAGEM COMO CONSTRUTORA DE APRENDIZAGEM E CONSCIENTIZAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RECICLAGEM, ENSINO GEOMÉTRICO Pôster (PO) AT 13: Educação em debate
"2019-09-02 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56763
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1182
    "inscrito_id" => 2204
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: A RECICLAGEM COMO CONSTRUTORA DE APRENDIZAGEM E CONSCIENTIZAÇÃO"
    "resumo" => """
      VISANDO À COMPREENSÃO DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA ATRAVÉS DE MEIOS CONTEXTUALIZADOS E INTERDISCIPLINARES NA SALA DE AULA, A PRESENTE PESQUISA PROPÕE O USO DA TEMÁTICA RECICLAGEM, POIS ESTA PODE ABRANGER TANTO EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUANTO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ALÉM DE PROMOVER A RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS, COM ABORDAGENS DE SUSTENTABILIDADE E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL LOCAL E MUNDIAL. FOI UTILIZADO COMO PONTO DE PARTIDA O USO DO LIXO COMUM RECICLÁVEL PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DE GEOMETRIA ESPACIAL E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL.\r\n
      A METODOLOGIA EMPREGADA FOI DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS DE ACORDO COM A TEORIA DAS SITUAÇÕES DE BROUSSEAU, QUE DITA AÇÃO - FASE DA INSERÇÃO DA PROBLEMÁTICA, NESTE CASO, A CONTAMINAÇÃO ANTRÓPICA;  FORMULAÇÃO - FASE EM QUE SE PROCURA AS SOLUÇÕES; E VALIDAÇÃO - FASE EM QUE O PROBLEMA FOI SOLUCIONADO. AS DUAS ÚLTIMAS FASES FORAM REALIZADAS COM O USO DE RODAS DE CONVERSAS E DEBATES, PARA QUE OS ALUNOS PUDESSEM INTERAGIR E COLOCAR SUAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES. AO FIM FOI REALIZADA UMA OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS UTILIZANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS. COM ISSO, PODE-SE OBSERVAR QUE OS ESTUDANTES TIVERAM A CAPACIDADE DE VISUALIZAR, CONSTRUIR E RACIOCINAR SOBRE O OBJETO DE ESTUDO, DESDE A ETAPA DA INSERÇÃO DA PROBLEMÁTICA ATÉ A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS POR ELES MESMOS, INTEGRANDO ASSIM OS CONCEITOS TANTO MATEMÁTICOS QUANTO CIENTÍFICOS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RECICLAGEM, ENSINO GEOMÉTRICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA13_ID2204_12082019222214.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO DE JESUS MAURÍCIO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO DE JESUS"
    "autor_email" => "janmall_jjm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56763
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1182
    "inscrito_id" => 2204
    "titulo" => "EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: A RECICLAGEM COMO CONSTRUTORA DE APRENDIZAGEM E CONSCIENTIZAÇÃO"
    "resumo" => """
      VISANDO À COMPREENSÃO DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA ATRAVÉS DE MEIOS CONTEXTUALIZADOS E INTERDISCIPLINARES NA SALA DE AULA, A PRESENTE PESQUISA PROPÕE O USO DA TEMÁTICA RECICLAGEM, POIS ESTA PODE ABRANGER TANTO EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUANTO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ALÉM DE PROMOVER A RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS, COM ABORDAGENS DE SUSTENTABILIDADE E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL LOCAL E MUNDIAL. FOI UTILIZADO COMO PONTO DE PARTIDA O USO DO LIXO COMUM RECICLÁVEL PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DE GEOMETRIA ESPACIAL E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL.\r\n
      A METODOLOGIA EMPREGADA FOI DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS DE ACORDO COM A TEORIA DAS SITUAÇÕES DE BROUSSEAU, QUE DITA AÇÃO - FASE DA INSERÇÃO DA PROBLEMÁTICA, NESTE CASO, A CONTAMINAÇÃO ANTRÓPICA;  FORMULAÇÃO - FASE EM QUE SE PROCURA AS SOLUÇÕES; E VALIDAÇÃO - FASE EM QUE O PROBLEMA FOI SOLUCIONADO. AS DUAS ÚLTIMAS FASES FORAM REALIZADAS COM O USO DE RODAS DE CONVERSAS E DEBATES, PARA QUE OS ALUNOS PUDESSEM INTERAGIR E COLOCAR SUAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES. AO FIM FOI REALIZADA UMA OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS UTILIZANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS. COM ISSO, PODE-SE OBSERVAR QUE OS ESTUDANTES TIVERAM A CAPACIDADE DE VISUALIZAR, CONSTRUIR E RACIOCINAR SOBRE O OBJETO DE ESTUDO, DESDE A ETAPA DA INSERÇÃO DA PROBLEMÁTICA ATÉ A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS POR ELES MESMOS, INTEGRANDO ASSIM OS CONCEITOS TANTO MATEMÁTICOS QUANTO CIENTÍFICOS.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, RECICLAGEM, ENSINO GEOMÉTRICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA13_ID2204_12082019222214.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO DE JESUS MAURÍCIO"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO DE JESUS"
    "autor_email" => "janmall_jjm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

VISANDO À COMPREENSÃO DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA ATRAVÉS DE MEIOS CONTEXTUALIZADOS E INTERDISCIPLINARES NA SALA DE AULA, A PRESENTE PESQUISA PROPÕE O USO DA TEMÁTICA RECICLAGEM, POIS ESTA PODE ABRANGER TANTO EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUANTO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, ALÉM DE PROMOVER A RELAÇÃO ENTRE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS, COM ABORDAGENS DE SUSTENTABILIDADE E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL LOCAL E MUNDIAL. FOI UTILIZADO COMO PONTO DE PARTIDA O USO DO LIXO COMUM RECICLÁVEL PARA CONTEXTUALIZAÇÃO DE GEOMETRIA ESPACIAL E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL. A METODOLOGIA EMPREGADA FOI DIVIDIDA EM TRÊS ETAPAS DE ACORDO COM A TEORIA DAS SITUAÇÕES DE BROUSSEAU, QUE DITA AÇÃO - FASE DA INSERÇÃO DA PROBLEMÁTICA, NESTE CASO, A CONTAMINAÇÃO ANTRÓPICA; FORMULAÇÃO - FASE EM QUE SE PROCURA AS SOLUÇÕES; E VALIDAÇÃO - FASE EM QUE O PROBLEMA FOI SOLUCIONADO. AS DUAS ÚLTIMAS FASES FORAM REALIZADAS COM O USO DE RODAS DE CONVERSAS E DEBATES, PARA QUE OS ALUNOS PUDESSEM INTERAGIR E COLOCAR SUAS POSSÍVEIS SOLUÇÕES. AO FIM FOI REALIZADA UMA OFICINA PARA CONSTRUÇÃO DE FIGURAS GEOMÉTRICAS UTILIZANDO MATERIAIS RECICLÁVEIS. COM ISSO, PODE-SE OBSERVAR QUE OS ESTUDANTES TIVERAM A CAPACIDADE DE VISUALIZAR, CONSTRUIR E RACIOCINAR SOBRE O OBJETO DE ESTUDO, DESDE A ETAPA DA INSERÇÃO DA PROBLEMÁTICA ATÉ A CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS POR ELES MESMOS, INTEGRANDO ASSIM OS CONCEITOS TANTO MATEMÁTICOS QUANTO CIENTÍFICOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.