Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

“PRESERVAR A ÁGUA É VALORIZAR A VIDA?”: RELATOS SOBRE A AUTONOMIA EM ESTUDANTES EM UM EVENTO TEMÁTICO PROMOVIDO PELO PIBID DE QUÍMICA DA UFRPE NA REDE BÁSICA DE ENSINO

Palavra-chaves: EVENTO TEMÁTICO, AUTONOMIA, AVALIAÇÃO, PIBID QUÍMICA Comunicação Oral (CO) AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química
"2019-09-02 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57346
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 655
    "inscrito_id" => 1844
    "titulo" => "“PRESERVAR A ÁGUA É VALORIZAR A VIDA?”: RELATOS SOBRE A AUTONOMIA EM ESTUDANTES EM UM EVENTO TEMÁTICO PROMOVIDO PELO PIBID DE QUÍMICA DA UFRPE NA REDE BÁSICA DE ENSINO"
    "resumo" => "EM DECORRÊNCIA DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA (22 DE MARÇO), O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) – QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA – UFRPE/UAST DESENVOLVEU UM EVENTO ESCOLAR QUE CONSISTIU DE SALAS TEMÁTICAS E PALESTRAS, COM O TEMA “PRESERVAR A ÁGUA É VALORIZAR A VIDA”, COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE BÁSICA DE ENSINO, NO MUNICÍPIO DE SERRA TALHADA-PE. A PARTIR DO SUBTEMA: “ÓRGÃOS FISCALIZADORES, REGULADORES DE CAPTAÇÃO/DISTRIBUIÇÃO E MANANCIAIS” OS ALUNOS DO 3º ANO SOB ORIENTAÇÃO DOS PIBIDIANOS AUTORES DESSE TRABALHO E DO PROFESSOR SUPERVISOR, DESENVOLVERAM UMA SALA TEMÁTICA ONDE EXPUSERAM E APRESENTARAM ORALMENTE CARTAZES INFORMATIVOS SOBRE AS PRINCIPAIS FUNÇÕES E OBJETIVOS DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS E PRIVADOS QUE GEREM OS RECURSOS HÍDRICOS A NÍVEL NACIONAL, REGIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAL, ALÉM DE UM MAPA DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS BRASILEIRAS E UMA MAQUETE DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO. CONCLUÍDO O EVENTO, VISANDO REFLETIR E ANALISAR A AUTONOMIA E A AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO QUALITATIVO NO QUAL OS PARTICIPANTES FIZERAM UMA AUTOAVALIAÇÃO DE SUA PARTICIPAÇÃO. ESTES AVALIARAM OS BOLSISTAS QUE COORDENARAM A SALA, O EVENTO E O TEMA TRABALHADO. OS RESULTADOS FORAM POSITIVOS E OS DISCENTES FORAM CAPAZES DE QUESTIONAR SEUS DESEMPENHOS, RECONHECENDO ACERTOS E FALHAS, DE FORMA A MELHORÁ-LOS EM AÇÕES FUTURAS, ALÉM DE TEREM FORMADO UM PENSAMENTO CONSCIENTE SOBRE O USO E PRESERVAÇÃO DA ÁGUA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "EVENTO TEMÁTICO, AUTONOMIA, AVALIAÇÃO, PIBID QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID1844_15072019102838.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON THIAGO GOMES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON THIAGO GOMES"
    "autor_email" => "edsonthiagope@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57346
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 655
    "inscrito_id" => 1844
    "titulo" => "“PRESERVAR A ÁGUA É VALORIZAR A VIDA?”: RELATOS SOBRE A AUTONOMIA EM ESTUDANTES EM UM EVENTO TEMÁTICO PROMOVIDO PELO PIBID DE QUÍMICA DA UFRPE NA REDE BÁSICA DE ENSINO"
    "resumo" => "EM DECORRÊNCIA DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA (22 DE MARÇO), O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) – QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA – UFRPE/UAST DESENVOLVEU UM EVENTO ESCOLAR QUE CONSISTIU DE SALAS TEMÁTICAS E PALESTRAS, COM O TEMA “PRESERVAR A ÁGUA É VALORIZAR A VIDA”, COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE BÁSICA DE ENSINO, NO MUNICÍPIO DE SERRA TALHADA-PE. A PARTIR DO SUBTEMA: “ÓRGÃOS FISCALIZADORES, REGULADORES DE CAPTAÇÃO/DISTRIBUIÇÃO E MANANCIAIS” OS ALUNOS DO 3º ANO SOB ORIENTAÇÃO DOS PIBIDIANOS AUTORES DESSE TRABALHO E DO PROFESSOR SUPERVISOR, DESENVOLVERAM UMA SALA TEMÁTICA ONDE EXPUSERAM E APRESENTARAM ORALMENTE CARTAZES INFORMATIVOS SOBRE AS PRINCIPAIS FUNÇÕES E OBJETIVOS DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS E PRIVADOS QUE GEREM OS RECURSOS HÍDRICOS A NÍVEL NACIONAL, REGIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAL, ALÉM DE UM MAPA DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS BRASILEIRAS E UMA MAQUETE DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO. CONCLUÍDO O EVENTO, VISANDO REFLETIR E ANALISAR A AUTONOMIA E A AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO QUALITATIVO NO QUAL OS PARTICIPANTES FIZERAM UMA AUTOAVALIAÇÃO DE SUA PARTICIPAÇÃO. ESTES AVALIARAM OS BOLSISTAS QUE COORDENARAM A SALA, O EVENTO E O TEMA TRABALHADO. OS RESULTADOS FORAM POSITIVOS E OS DISCENTES FORAM CAPAZES DE QUESTIONAR SEUS DESEMPENHOS, RECONHECENDO ACERTOS E FALHAS, DE FORMA A MELHORÁ-LOS EM AÇÕES FUTURAS, ALÉM DE TEREM FORMADO UM PENSAMENTO CONSCIENTE SOBRE O USO E PRESERVAÇÃO DA ÁGUA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 03: Novas abordagens na pesquisa e no ensino de Química"
    "palavra_chave" => "EVENTO TEMÁTICO, AUTONOMIA, AVALIAÇÃO, PIBID QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA3_ID1844_15072019102838.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON THIAGO GOMES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON THIAGO GOMES"
    "autor_email" => "edsonthiagope@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

EM DECORRÊNCIA DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA (22 DE MARÇO), O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) – QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA – UFRPE/UAST DESENVOLVEU UM EVENTO ESCOLAR QUE CONSISTIU DE SALAS TEMÁTICAS E PALESTRAS, COM O TEMA “PRESERVAR A ÁGUA É VALORIZAR A VIDA”, COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE BÁSICA DE ENSINO, NO MUNICÍPIO DE SERRA TALHADA-PE. A PARTIR DO SUBTEMA: “ÓRGÃOS FISCALIZADORES, REGULADORES DE CAPTAÇÃO/DISTRIBUIÇÃO E MANANCIAIS” OS ALUNOS DO 3º ANO SOB ORIENTAÇÃO DOS PIBIDIANOS AUTORES DESSE TRABALHO E DO PROFESSOR SUPERVISOR, DESENVOLVERAM UMA SALA TEMÁTICA ONDE EXPUSERAM E APRESENTARAM ORALMENTE CARTAZES INFORMATIVOS SOBRE AS PRINCIPAIS FUNÇÕES E OBJETIVOS DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS E PRIVADOS QUE GEREM OS RECURSOS HÍDRICOS A NÍVEL NACIONAL, REGIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAL, ALÉM DE UM MAPA DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS BRASILEIRAS E UMA MAQUETE DE UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO. CONCLUÍDO O EVENTO, VISANDO REFLETIR E ANALISAR A AUTONOMIA E A AVALIAÇÃO DOS ESTUDANTES, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO QUALITATIVO NO QUAL OS PARTICIPANTES FIZERAM UMA AUTOAVALIAÇÃO DE SUA PARTICIPAÇÃO. ESTES AVALIARAM OS BOLSISTAS QUE COORDENARAM A SALA, O EVENTO E O TEMA TRABALHADO. OS RESULTADOS FORAM POSITIVOS E OS DISCENTES FORAM CAPAZES DE QUESTIONAR SEUS DESEMPENHOS, RECONHECENDO ACERTOS E FALHAS, DE FORMA A MELHORÁ-LOS EM AÇÕES FUTURAS, ALÉM DE TEREM FORMADO UM PENSAMENTO CONSCIENTE SOBRE O USO E PRESERVAÇÃO DA ÁGUA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.