O referido artigo tem como tema a Base Nacional Comum Curricular e as implicaÇÕes de sua implementaÇÃo por parte da GestÃo Escolar e equipe pedagÓgica. AlÉm disso, o presente trabalho busca discutir sobre a construÇÃo de um currÍculo coerente com a proposta pedagÓgica apontada pela Base e, principalmente, contextualizada com a comunidade onde se encontra a instituiÇÃo, de maneira que permita ao aluno desenvolver habilidades e competÊncias mÍnimas que possibilitem as mesmas oportunidades para os jovens em Âmbito nacional. A ideia apresentada no artigo busca compreender como serÁ possÍvel estabelecer um currÍculo mÍnimo para os estudantes do paÍs, voltado para o desenvolvimento da criticidade e articulaÇÃo para as diversas situaÇÕes que poderÁ enfrentar no seu dia a dia e oportunize o mercado de trabalho, desvencilhando-se da educaÇÃo mecanicista e absorvendo uma educaÇÃo que valorize a interpretaÇÃo e criticidade do cidadÃo. Objetivo geral: Analisar as diretrizes da Base Nacional Curricular Comum do Ensino MÉdio e meios para sua efetivaÇÃo. Objetivos especÍficos: discutir a proposta da BNCC; comparar a Base Curricular vigente com a anterior; conhecer os impactos na GestÃo Educacional; propor intervenÇÃo na gestÃo educacional para nova BNCC. A metodologia utilizada no estudo É classificada como bibliogrÁfica. ConsideraÇÕes Finais: É preciso que cada escola produza um projeto pedagÓgico que seja, nÃo sÓ condizente com a proposta da BNCC, mas principalmente viÁvel e adequado ao contexto em que estÁ situada. A escolha dos rumos a serem tomados deve levar em consideraÇÃo posteriores avaliaÇÕes e adaptaÇÕes. Muito mais que um documento escrito, o PPP deve ser visto como um objeto de aÇÃo e mudanÇa.