Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

BINGO MATEMÁTICO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA ATRAVÉS DO PIBID

Palavra-chaves: PIBID, BINGO MATEMÁTICO, DIFICULDADES, QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS Comunicação Oral (CO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56615
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 378
    "inscrito_id" => 1509
    "titulo" => "BINGO MATEMÁTICO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA ATRAVÉS DO PIBID"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA, DE ALUNOS BOLSISTAS DO PIBID/UEPB, DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA, EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II, LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS/PB. NO DECORRER DESTA EXPERIÊNCIA, FORAM APLICADAS ESTRATÉGIAS A PARTIR DE UM BINGO MATEMÁTICO, NO INTUITO DE SUPRIR AS DIFICULDADES OBSERVADAS EM ALUNOS DO 6º ANO E DO 8º ANO. APÓS UM PERÍODO DE OBSERVAÇÃO, FOI DADA ÊNFASE AS DIFICULDADES IDENTIFICADAS NAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA, TENDO EM VISTA QUE ESSAS DIFICULDADES IMPEDIAM OS ALUNOS DE COMPREENDER OS ASSUNTOS TRABALHADOS EM SALA DE AULA. DESSA MANEIRA, APLICAMOS NAS TURMAS UM “BINGO MATEMÁTICO” DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS. O JOGO SE DESENVOLVEU DA SEGUINTE FORMA: DE INÍCIO, RETIRÁVAMOS DO GLOBO A BOLA COM A OPERAÇÃO MATEMÁTICA E ANOTÁVAMOS NA LOUSA; EM SEGUIDA, OS ALUNOS RESOLVIAM A OPERAÇÃO OBTENDO O RESULTADO QUE DEVERIAM VERIFICAR SE CONSTAVA EM SUA CARTELA. NO DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO, PUDEMOS VER O AVANÇO E A MOTIVAÇÃO QUE OS ALUNOS TIVERAM DURANTE A APLICAÇÃO DO JOGO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR UMA MELHORA CONSIDERÁVEL SOBRE O DOMÍNIO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS E UMA MELHOR APRENDIZAGEM POR PARTE DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "PIBID, BINGO MATEMÁTICO, DIFICULDADES, QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1509_01072019120302.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA LEITE DUARTE "
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA LEITE "
    "autor_email" => "natalia.duarte2011@hotmai"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56615
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 378
    "inscrito_id" => 1509
    "titulo" => "BINGO MATEMÁTICO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS: UMA EXPERIÊNCIA REALIZADA ATRAVÉS DO PIBID"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA, DE ALUNOS BOLSISTAS DO PIBID/UEPB, DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA, EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II, LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS/PB. NO DECORRER DESTA EXPERIÊNCIA, FORAM APLICADAS ESTRATÉGIAS A PARTIR DE UM BINGO MATEMÁTICO, NO INTUITO DE SUPRIR AS DIFICULDADES OBSERVADAS EM ALUNOS DO 6º ANO E DO 8º ANO. APÓS UM PERÍODO DE OBSERVAÇÃO, FOI DADA ÊNFASE AS DIFICULDADES IDENTIFICADAS NAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA, TENDO EM VISTA QUE ESSAS DIFICULDADES IMPEDIAM OS ALUNOS DE COMPREENDER OS ASSUNTOS TRABALHADOS EM SALA DE AULA. DESSA MANEIRA, APLICAMOS NAS TURMAS UM “BINGO MATEMÁTICO” DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS. O JOGO SE DESENVOLVEU DA SEGUINTE FORMA: DE INÍCIO, RETIRÁVAMOS DO GLOBO A BOLA COM A OPERAÇÃO MATEMÁTICA E ANOTÁVAMOS NA LOUSA; EM SEGUIDA, OS ALUNOS RESOLVIAM A OPERAÇÃO OBTENDO O RESULTADO QUE DEVERIAM VERIFICAR SE CONSTAVA EM SUA CARTELA. NO DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO, PUDEMOS VER O AVANÇO E A MOTIVAÇÃO QUE OS ALUNOS TIVERAM DURANTE A APLICAÇÃO DO JOGO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR UMA MELHORA CONSIDERÁVEL SOBRE O DOMÍNIO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS E UMA MELHOR APRENDIZAGEM POR PARTE DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "PIBID, BINGO MATEMÁTICO, DIFICULDADES, QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID1509_01072019120302.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATÁLIA LEITE DUARTE "
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA LEITE "
    "autor_email" => "natalia.duarte2011@hotmai"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA, DE ALUNOS BOLSISTAS DO PIBID/UEPB, DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA, EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL II, LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS/PB. NO DECORRER DESTA EXPERIÊNCIA, FORAM APLICADAS ESTRATÉGIAS A PARTIR DE UM BINGO MATEMÁTICO, NO INTUITO DE SUPRIR AS DIFICULDADES OBSERVADAS EM ALUNOS DO 6º ANO E DO 8º ANO. APÓS UM PERÍODO DE OBSERVAÇÃO, FOI DADA ÊNFASE AS DIFICULDADES IDENTIFICADAS NAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA, TENDO EM VISTA QUE ESSAS DIFICULDADES IMPEDIAM OS ALUNOS DE COMPREENDER OS ASSUNTOS TRABALHADOS EM SALA DE AULA. DESSA MANEIRA, APLICAMOS NAS TURMAS UM “BINGO MATEMÁTICO” DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS. O JOGO SE DESENVOLVEU DA SEGUINTE FORMA: DE INÍCIO, RETIRÁVAMOS DO GLOBO A BOLA COM A OPERAÇÃO MATEMÁTICA E ANOTÁVAMOS NA LOUSA; EM SEGUIDA, OS ALUNOS RESOLVIAM A OPERAÇÃO OBTENDO O RESULTADO QUE DEVERIAM VERIFICAR SE CONSTAVA EM SUA CARTELA. NO DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO, PUDEMOS VER O AVANÇO E A MOTIVAÇÃO QUE OS ALUNOS TIVERAM DURANTE A APLICAÇÃO DO JOGO, FOI POSSÍVEL OBSERVAR UMA MELHORA CONSIDERÁVEL SOBRE O DOMÍNIO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS E UMA MELHOR APRENDIZAGEM POR PARTE DOS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.