OS MAPAS CONCEITUAIS (MCS) SÃO FERRAMENTAS GRÁFICAS QUE POSSIBILITAM A ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO, E VISAM REPRESENTAR AS RELAÇÕES SIGNIFICATIVAS NA FORMA DE PROPOSIÇÃO. EM FUNÇÃO DOS RESULTADOS POSITIVOS SATISFATÓRIOS NO DESENVOLVIMENTO DE MCS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO, ANALISAR OS MAPAS CONCEITUAIS SOBRE ANIMAIS INVERTEBRADOS CONSTRUÍDOS POR ESTUDANTES DE ENSINO SUPERIOR. A PESQUISA ENVOLVEU 59 ESTUDANTES RECÉM-INGRESSOS DE CURSO DE GRADUAÇÃO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, INCLUINDO DOIS TURNOS: DIURNO (32 DISCENTES) E NOTURNO (27 DISCENTES) NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DO ANO DE 2017 E SE DEU DENTRO DO COMPONENTE CURRICULAR DE ZOOLOGIA I. DENTRE OS DIVERSOS TÁXONS EXPLORADOS DENTRO DO COMPONENTE CURRICULAR, VERIFICAMOS UMA PREDOMINÂNCIA NA ESCOLHA DOS ESTUDANTES PARA OS GRUPOS PORIFERA, LORICIFERA, GNATHOSTOMULIDA E KINORHYNCHA. EMBORA REFLETINDO ASPECTOS, MEMORÍSTICOS ACERCA DOS CONTEÚDOS ESTUDADOS, A ÊNFASE AOS TÁXONS NEGLIGENCIADOS, PROVAVELMENTE FOI RESULTADO DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS ESTUDANTES EXPLORANDO ESSES ANIMAIS POUCO CONHECIDOS. NESSE CASO, EVIDENCIAM-SE TRAÇOS DE APRENDIZAGEM POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA NO APRENDER FAZENDO.