OS OUTSIDERS DA EDUCAÇÃO: PERMANÊNCIA E AUSÊNCIA DE ALUNOS/AS COM “TRANSTORNO SOCIAL”
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57081 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 325 "inscrito_id" => 268 "titulo" => "OS OUTSIDERS DA EDUCAÇÃO: PERMANÊNCIA E AUSÊNCIA DE ALUNOS/AS COM “TRANSTORNO SOCIAL”" "resumo" => """ ESTA PESQUISA FOI REALIZADA DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA REALIZADAS NOS MESES DE AGOSTO DE 2018 A JUNHO DE 2019, NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB PELO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ÁREA DE SOCIOLOGIA, CAPES-UEPB. A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM SOCIOLOGIA UEPB TEM A PROFESSORA DOUTORA JUSSARA NATÁLIA BELÉNS COMO COORDENADORA E O MESTRANDO CARLOS JOSEPH RAMOS RAFAEL COMO PRECEPTOR. ESTE ARTIGO VISA APONTAR A NECESSIDADE DE ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE ATUEM COMO “INTERVENTOR SOCIAL ” QUE SOMARIAM NO DESENVOLVIMENTO DO/A ALUNO/A COM TRANSTORNO SOCIAL. ESTA ASSISTÊNCIA SERIA PARA TRABALHAR EM PARCERIA COM A FAMÍLIA E ESCOLA. ESTE ELO SERIA SELADO COM A NECESSIDADE DE CADA ALUNO/A QUE APRESENTE ESTA DIFICULDADE. O PÚBLICO ALVO A RECEBER ESTA ASSISTÊNCIA SERIAM ALUNOS/AS PORTADORES/AS DE TRANSTORNO COMPORTAMENTAL. MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DESTE PROFISSIONAL QUE SERVIRÁ COMO UM FAROL PARA A AUTOAFIRMAÇÃO PESSOAL DE PESSOAS COM TRANSTORNO COMPORTAMENTAL. EVITANDO ASSIM A EVASÃO ESCOLAR POR PARTE DESTES SUJEITOS. A INSERÇÃO DESTE PROFISSIONAL NA ESCOLA SE FAZ NECESSÁRIO DEVIDO A ESCOLA SER UMA AGREGAÇÃO COMPOSTA POR PESSOAS MULTICULTURAIS, QUE POSSUEM DIFERENÇAS ECONÔMICAS, CULTURAIS, DIFERENÇAS FÍSICAS E INTELECTUAIS. O TRABALHO DESTE “INTERVENTOR SOCIAL” NECESSITA ESTÁ DETERMINADO COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA QUE SE VENHA A SER ANEXADO SUA PARCERIA COM A EDUCAÇÃO. PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO FIZEMOS USO DA METODOLOGIA QUALITATIVA POR MEIO DA ETNOGRAFIA E DA OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA E ENTREVISTA. PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO NOS PAUTAMOS NOS CONCEITOS DE OUTSIDERS” DE NORBERT ELIAS E JOHN L. SCOTSON (2000), ALFREDO VEIGA NETO QUE FAZ UMA ANALOGIA SOBRE O CONCEITO DE RELAÇÃO DE PODER ENTRE O NORMAL E O ANORMAL. \r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRANSTORNO SOCIAL, OUTSIDERS, CIDADE QUEIMADAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 12: As linguagens e os diálogos sobre ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRANSTORNO SOCIAL, OUTSIDERS, CIDADE QUEIMADAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA12_ID268_30062019222514.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OLÁVIA FERNANDES." "autor_nome_curto" => "OLÁVIA" "autor_email" => "Olavia.fernandes@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57081 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 325 "inscrito_id" => 268 "titulo" => "OS OUTSIDERS DA EDUCAÇÃO: PERMANÊNCIA E AUSÊNCIA DE ALUNOS/AS COM “TRANSTORNO SOCIAL”" "resumo" => """ ESTA PESQUISA FOI REALIZADA DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA REALIZADAS NOS MESES DE AGOSTO DE 2018 A JUNHO DE 2019, NAS AULAS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE QUEIMADAS-PB PELO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ÁREA DE SOCIOLOGIA, CAPES-UEPB. A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM SOCIOLOGIA UEPB TEM A PROFESSORA DOUTORA JUSSARA NATÁLIA BELÉNS COMO COORDENADORA E O MESTRANDO CARLOS JOSEPH RAMOS RAFAEL COMO PRECEPTOR. ESTE ARTIGO VISA APONTAR A NECESSIDADE DE ATUAÇÃO DE PROFISSIONAIS QUE ATUEM COMO “INTERVENTOR SOCIAL ” QUE SOMARIAM NO DESENVOLVIMENTO DO/A ALUNO/A COM TRANSTORNO SOCIAL. ESTA ASSISTÊNCIA SERIA PARA TRABALHAR EM PARCERIA COM A FAMÍLIA E ESCOLA. ESTE ELO SERIA SELADO COM A NECESSIDADE DE CADA ALUNO/A QUE APRESENTE ESTA DIFICULDADE. O PÚBLICO ALVO A RECEBER ESTA ASSISTÊNCIA SERIAM ALUNOS/AS PORTADORES/AS DE TRANSTORNO COMPORTAMENTAL. MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DESTE PROFISSIONAL QUE SERVIRÁ COMO UM FAROL PARA A AUTOAFIRMAÇÃO PESSOAL DE PESSOAS COM TRANSTORNO COMPORTAMENTAL. EVITANDO ASSIM A EVASÃO ESCOLAR POR PARTE DESTES SUJEITOS. A INSERÇÃO DESTE PROFISSIONAL NA ESCOLA SE FAZ NECESSÁRIO DEVIDO A ESCOLA SER UMA AGREGAÇÃO COMPOSTA POR PESSOAS MULTICULTURAIS, QUE POSSUEM DIFERENÇAS ECONÔMICAS, CULTURAIS, DIFERENÇAS FÍSICAS E INTELECTUAIS. O TRABALHO DESTE “INTERVENTOR SOCIAL” NECESSITA ESTÁ DETERMINADO COMO POLÍTICA PÚBLICA PARA QUE SE VENHA A SER ANEXADO SUA PARCERIA COM A EDUCAÇÃO. PARA A REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO FIZEMOS USO DA METODOLOGIA QUALITATIVA POR MEIO DA ETNOGRAFIA E DA OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA E ENTREVISTA. PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO NOS PAUTAMOS NOS CONCEITOS DE OUTSIDERS” DE NORBERT ELIAS E JOHN L. SCOTSON (2000), ALFREDO VEIGA NETO QUE FAZ UMA ANALOGIA SOBRE O CONCEITO DE RELAÇÃO DE PODER ENTRE O NORMAL E O ANORMAL. \r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRANSTORNO SOCIAL, OUTSIDERS, CIDADE QUEIMADAS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 12: As linguagens e os diálogos sobre ensino e pesquisa" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRANSTORNO SOCIAL, OUTSIDERS, CIDADE QUEIMADAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA12_ID268_30062019222514.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OLÁVIA FERNANDES." "autor_nome_curto" => "OLÁVIA" "autor_email" => "Olavia.fernandes@gmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }