ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR AS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS QUE FORAM DESENVOLVIDOS NO NÚCLEO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS), RESULTANTES DO PROJETO DE PESQUISA EM REDE INTITULADO “TRABALHO COLABORATIVO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DAS REGIÕES NORDESTE E CENTRO-OESTE”, APROVADO NO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO (OBEDUC), FINANCIADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). AS PESQUISAS TIVERAM SEUS REFERENCIAIS TEÓRICOS PAUTADOS EM AUTORES QUE DISCUTEM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PRINCIPALMENTE EM TORNO DA COLABORAÇÃO E DA REFLEXÃO. AS ABORDAGENS FORAM DE CUNHO QUALITATIVO E UTILIZARAM COMO METODOLOGIA DE COLETA E ANÁLISE, OS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA COLABORATIVA, NA QUAL O POTENCIAL FORMATIVO DA PARCERIA PROPICIADA PELO GRUPO COLABORATIVO, FOI COMPOSTO POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, ALUNOS DE GRADUAÇÃO E PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE A AÇÃO CONJUNTA ENTRE PESQUISADORES E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA POSSIBILITOU MOVIMENTOS PARTICIPATIVOS, COLABORATIVOS E REFLEXIVOS, VIABILIZANDO AOS PROFESSORES EXPLORAREM E QUESTIONAREM OS SEUS PRÓPRIOS SABERES E PRÁTICAS, ALÉM DE PROPICIAR O ENFRENTAMENTO E A SUPERAÇÃO DAS NECESSIDADES APRESENTADAS NO DESENVOLVIMENTO DE SUAS PRÁTICAS DOCENTES. PORTANTO, POSSIBILITOU VISUALIZAR A POSTURA REFLEXIVA DOS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS, APONTANDO MUDANÇAS NO TRABALHO DOCENTE POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PARTICIPANTES.