UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA É TORNAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ALGO INTERESSANTE, IMPORTANTE E ÚTIL NAS VIDAS DOS ESTUDANTES. TRABALHAR ESSE TEMA NA ESCOLA, PODE FAZER COM QUE OS ESTUDANTES DESENVOLVAM UM SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO PELO LOCAL EM QUE VIVEM, INCLUSIVE A ESCOLA, ALÉM DE TRAZER PARA O AMBIENTE DE ENSINO, O PRODUTO DO INVESTIMENTO GOVERNAMENTAL NA CIÊNCIA. DIANTE DESSA IMPORTÂNCIA, SE TORNA INTERESSANTE INTRODUZIR ESSA TEMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA PARA QUE HAJA MELHOR VISUALIZAÇÃO DA CIÊNCIA NO COTIDIANO A QUAL O ESTUDANTE ESTÁ INSCRITO. NESSE SENTIDO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER A CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SOBRE O LETRAMENTO CIENTÍFICO E SUA INFLUÊNCIA NA SOCIEDADE. PARA EXECUÇÃO DA PESQUISA, A METODOLOGIA QUALITATIVA FOI EMPREGADA PARA TER MAIOR CONTATO COM O PÚBLICO ALVO. PARA A COLETA DE DADOS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO COM ENUNCIADOS QUE BUSCAVAM IDENTIFICAR O USO DA CIÊNCIA EM PERGUNTAS SOBRE O COTIDIANO. OS DADOS MOSTRARAM QUE OS ESTUDANTES POSSUEM UM ARCABOUÇO CIENTÍFICO BÁSICO, ALÉM DE ATRIBUÍREM A CIÊNCIA UMA VISÃO POUCO DISTANCIADA DA REALIDADE DELES, TENDO COMO FOCO, UNÂNIME, A CIÊNCIA ESTÁ VOLTADA A ATUAÇÃO DA ÁREA DA SAÚDE. COM ESSES RESULTADOS, FOI EVIDENCIADO A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR O RICO ARCABOUÇO DA CIÊNCIA NA ESCOLA, ALÉM DE REVER OS PLANEJAMENTOS DE AULA PARA QUE O LETRAMENTO CIENTÍFICO SEJA UM DOS OBJETIVOS A SEREM TRABALHADOS, CONTRIBUINDO ASSIM, PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS BOLSISTAS.