A DISCIPLINA DE FUNDAMENTO DE CÁLCULO NAS TURMAS DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS DO IFPB/CAMPUS SOUSA TEM APRESENTADO CONSECUTIVAMENTE ALTOS NÍVEIS DE REPROVAÇÃO, AO MESMO TEMPO QUE PARTE DOS ALUNOS ALEGAM REJEIÇÃO A MATEMÁTICA. DIANTE DISSO, REFLETIU-SE ALGUMAS DAS RAÍZES DESSE PROBLEMA COMO AS BARREIRAS CRIADAS PELO PRÓPRIO ALUNO, SEJA ELE MEDO, MITO OU DIFICULDADE EM RELAÇÃO A MATEMÁTICA – NESSE CONTEXTO, ESTABELECEU-SE CAMINHOS PARA ENTENDER E TRABALHAR TAIS PARÂMETROS NO ENSINO DE MATEMÁTICA SENDO A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO O PRINCIPAL DELES. ENTENDE-SE QUE É IMPORTANTE ESTUDAR ESSA AVERSÃO, ANALISANDO FATOS HISTÓRICOS QUE POSSAM TER MARCADO O PERCURSO DISCENTE NO QUE SE REFERE AS MEMÓRIAS DA MATEMÁTICA ESCOLAR DO PASSADO E, A PARTIR DISSO, CRIAR ESTRATÉGIAS DE ENSINO E INSTRUMENTOS PARA REPENSAR A DISCIPLINA, DESCARACTERIZANDO-A COMO ALGO DIFÍCIL DE ATINGIR, COMPLICADA DE APRENDER E ÁCIDA AO PENSAMENTO.