ESTE ARTIGO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA FEITA NO CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA-CAV UFPE, APLICADO PARA ESTUDANTES DO QUARTO PERÍODO DA DISCIPLINA DE EMBRIOLOGIA DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MINISTRADA PELA PROFESSORA ERIKA MARIA SILVA FREITAS, COM A PROPOSTA DE APLICAÇÃO DE UM VÍDEO COMO UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE GASTRULAÇÃO, FAZENDO REFERÊNCIA ASSIM, AO USO DE UMA FORMA DIFERENCIA DE TRABALHAR ESSE ASSUNTO EM SALA. PORTANTO, PRETENDEMOS DIFUNDIR ESSA EXPERIÊNCIA COMO FORMA DE CONTRIBUIÇÃO EFETIVA E POSITIVA NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR. O PRESENTE VÍDEO SERÁ UMA FORMA MAIS DIDÁTICA EM QUE OS ALUNOS PODERÃO FAZER ESSA RELAÇÃO, DO ASSUNTO ABORDADO EM SALA COM A FERRAMENTA AUDIOVISUAL, OBSERVANDO ASSIM DE FATO COMO OCORRE O PROCESSO DE GASTRULAÇÃO. ESSE INSTRUMENTO USADO VAI EXPLORAR A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA QUE NA ATUALIDADE É TÃO IMPORTANTE SER ABORDADA E INSERIDA NO CONTEXTO EDUCACIONAL PARA FINS DIDÁTICOS. ESTE MATERIAL FOI PRODUZIDO COMO UMA FORMA DE DIFUSÃO DESSE ASSUNTO, E FOI PENSADO COMO INSTRUMENTO ENRIQUECEDOR, NA QUAL FOI EXPLORADA A CRIATIVIDADE, E A ABORDAGEM DE UMA LINGUAGEM MAIS SIMPLES, JÁ QUE O ASSUNTO PODE SER VISTO POR MUITOS ALUNOS COMO UM CONTEÚDO ABSTRATO. PORTANTO, COM A UTILIZAÇÃO DESSA FERRAMENTA FOI VISTO POR ESTUDANTES DURANTE SUAS FALAS E TAMBÉM ATRAVÉS DOS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DOS QUESTIONÁRIOS QUE O VÍDEO ELE VEM SIM, PARA CONTRIBUIR NUMA MELHOR ORGANIZAÇÃO DO ASSUNTO DIANTE DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, JÁ QUE ELE MOSTRA O PASSO A PASSO DE COMO OCORRE ESSE PROCESSO DE GASTRULAÇÃO.