PARA QUE OS ALUNOS COMPREENDAM E RACIOCINEM GEOMETRICAMENTE SOBRE O MUNDO FÍSICO, É INDISPENSÁVEL QUE O PROFESSOR PROMOVA O SURGIMENTO DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM QUE POTENCIALIZEM O DESENVOLVIMENTO DA VISUALIZAÇÃO, DO SENSO ESPACIAL E DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO. AO FALARMOS EM SENSO ESPACIAL, ESTAMOS NOS REFERINDO A UMA HABILIDADE QUE ESTÁ RELACIONADA COM A MANEIRA COMO PENSAMOS SOBRE AS ABSTRAÇÕES QUE SE DESENVOLVEM A PARTIR DA EXPLORAÇÃO QUE EXECUTAMOS SOBRE AS FORMAS E SOBRE O ESPAÇO QUE NOS ENVOLVE. JÁ O PENSAMENTO GEOMÉTRICO EM CONSONÂNCIA COM O MODELO DE VAN HIELE, CONSISTE EM UMA RÍGIDA E BEM ORDENADA HIERARQUIA DE CINCO NÍVEIS GEOMÉTRICOS QUE SEGUE UMA SEQUÊNCIA GRADUAL, DE TAL FORMA QUE O NÍVEL ANTERIOR É OBRIGATORIAMENTE PRÉ-REQUISITO PARA SE PASSAR PARA O NÍVEL POSTERIOR, POIS AS IDEIAS DESENVOLVIDAS NO NÍVEL ANTERIOR SERÃO RELACIONADAS E APROFUNDADAS NO NÍVEL POSTERIOR. ASSIM, ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO A ELABORAÇÃO DE TRÊS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EMBASADAS NO ESTUDO DOS SÓLIDOS DE PLATÃO, TOMANDO COMO PRINCÍPIO TEÓRICO O MODELO DE VAN HIELE E COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA O USO SOFTWARE POLY PRO, SENDO VOLTADA PARA UMA TURMA DE 2 ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DA PARAÍBA. DIANTE DO FATO DE O ESTUDO DA GEOMETRIA SER ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMO A VISUALIZAÇÃO, O SENSO ESPACIAL E O PENSAMENTO GEOMÉTRICO, DECIDIMOS COM BASE NO RESULTADO OBTIDO COM A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO NA MENCIONADA TURMA, PROPOR ESTA ALTERNATIVA COMO FORMA DE PROMOVER A APRENDIZAGEM DESTES ALUNOS COM RELAÇÃO AOS POLIEDROS PLATÔNICOS.