Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ABORDAGEM CTSA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM QUÍMICA: BREVE ANÁLISE COMPARATIVA EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CIDADÃ, DIMENSÃO SOCIOAMBIENTAL, ENSINO TÉCNICO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Comunicação Oral (CO) AT 13: Educação em debate
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56434
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 398
    "inscrito_id" => 218
    "titulo" => "ABORDAGEM CTSA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM QUÍMICA: BREVE ANÁLISE COMPARATIVA EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA UM RECORTE DE UMA PESQUISA MAIS AMPLA RELACIONADA A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) OU, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA), EM CURSOS DO ENSINO TÉCNICO. O OBJETIVO FOI IDENTIFICAR ASPECTOS DESSAS ABORDAGENS EM DOIS CURSOS TÉCNICOS EM QUÍMICA, SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO DE DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, UMA VEZ QUE TAL ENFOQUE DE ENSINO SE CONSTITUI, SEGUNDO DOCUMENTOS OFICIAIS E PESQUISAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS, COMO UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO JUNTAMENTE COM A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CIDADÃ DOS SUJEITOS. PARA TAL, REALIZAMOS UMA ANÁLISE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS, TENDO COMO REFERÊNCIA A PESQUISA DOCUMENTAL, BUSCANDO ELEMENTOS TEXTUAIS ALUSIVOS A CTS/CTSA. A INTERPRETAÇÃO DOS DISCURSOS EXPÕE RESULTADOS QUE INDICAM QUE OS PROJETOS NÃO POSSUEM EXPLICITAMENTE, À PREOCUPAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE ABORDAGENS QUE PROPICIEM À FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL PARA ALÉM DA TÉCNICA. DE MANEIRA IMPLÍCITA, IDENTIFICA-SE SIMILARIDADES TEXTUAIS QUE CONVERGEM COM A LITERATURA EM RELAÇÃO A ELEMENTOS QUE SUSTENTAM AS ABORDAGENS CTS/CTSA, AINDA QUE SUPERFICIAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CIDADÃ, DIMENSÃO SOCIOAMBIENTAL, ENSINO TÉCNICO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID218_01072019135015.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIMARCIO FRANCISCO DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "EDIMARCIO"
    "autor_email" => "edimarcior@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "IFMT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56434
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 398
    "inscrito_id" => 218
    "titulo" => "ABORDAGEM CTSA NA FORMAÇÃO DO TÉCNICO EM QUÍMICA: BREVE ANÁLISE COMPARATIVA EM PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO APRESENTA UM RECORTE DE UMA PESQUISA MAIS AMPLA RELACIONADA A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) OU, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA), EM CURSOS DO ENSINO TÉCNICO. O OBJETIVO FOI IDENTIFICAR ASPECTOS DESSAS ABORDAGENS EM DOIS CURSOS TÉCNICOS EM QUÍMICA, SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO DE DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, UMA VEZ QUE TAL ENFOQUE DE ENSINO SE CONSTITUI, SEGUNDO DOCUMENTOS OFICIAIS E PESQUISAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS, COMO UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO JUNTAMENTE COM A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CIDADÃ DOS SUJEITOS. PARA TAL, REALIZAMOS UMA ANÁLISE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS, TENDO COMO REFERÊNCIA A PESQUISA DOCUMENTAL, BUSCANDO ELEMENTOS TEXTUAIS ALUSIVOS A CTS/CTSA. A INTERPRETAÇÃO DOS DISCURSOS EXPÕE RESULTADOS QUE INDICAM QUE OS PROJETOS NÃO POSSUEM EXPLICITAMENTE, À PREOCUPAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE ABORDAGENS QUE PROPICIEM À FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL PARA ALÉM DA TÉCNICA. DE MANEIRA IMPLÍCITA, IDENTIFICA-SE SIMILARIDADES TEXTUAIS QUE CONVERGEM COM A LITERATURA EM RELAÇÃO A ELEMENTOS QUE SUSTENTAM AS ABORDAGENS CTS/CTSA, AINDA QUE SUPERFICIAIS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CIDADÃ, DIMENSÃO SOCIOAMBIENTAL, ENSINO TÉCNICO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID218_01072019135015.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDIMARCIO FRANCISCO DA ROCHA"
    "autor_nome_curto" => "EDIMARCIO"
    "autor_email" => "edimarcior@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "IFMT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA UM RECORTE DE UMA PESQUISA MAIS AMPLA RELACIONADA A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) OU, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA), EM CURSOS DO ENSINO TÉCNICO. O OBJETIVO FOI IDENTIFICAR ASPECTOS DESSAS ABORDAGENS EM DOIS CURSOS TÉCNICOS EM QUÍMICA, SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO DE DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, UMA VEZ QUE TAL ENFOQUE DE ENSINO SE CONSTITUI, SEGUNDO DOCUMENTOS OFICIAIS E PESQUISAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS, COMO UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO JUNTAMENTE COM A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CIDADÃ DOS SUJEITOS. PARA TAL, REALIZAMOS UMA ANÁLISE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS, TENDO COMO REFERÊNCIA A PESQUISA DOCUMENTAL, BUSCANDO ELEMENTOS TEXTUAIS ALUSIVOS A CTS/CTSA. A INTERPRETAÇÃO DOS DISCURSOS EXPÕE RESULTADOS QUE INDICAM QUE OS PROJETOS NÃO POSSUEM EXPLICITAMENTE, À PREOCUPAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE ABORDAGENS QUE PROPICIEM À FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL PARA ALÉM DA TÉCNICA. DE MANEIRA IMPLÍCITA, IDENTIFICA-SE SIMILARIDADES TEXTUAIS QUE CONVERGEM COM A LITERATURA EM RELAÇÃO A ELEMENTOS QUE SUSTENTAM AS ABORDAGENS CTS/CTSA, AINDA QUE SUPERFICIAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.