ESTE TRABALHO APRESENTA UM RECORTE DE UMA PESQUISA MAIS AMPLA RELACIONADA A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) OU, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA), EM CURSOS DO ENSINO TÉCNICO. O OBJETIVO FOI IDENTIFICAR ASPECTOS DESSAS ABORDAGENS EM DOIS CURSOS TÉCNICOS EM QUÍMICA, SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO DE DUAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, UMA VEZ QUE TAL ENFOQUE DE ENSINO SE CONSTITUI, SEGUNDO DOCUMENTOS OFICIAIS E PESQUISAS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS, COMO UMA IMPORTANTE ESTRATÉGIA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO JUNTAMENTE COM A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA CIDADÃ DOS SUJEITOS. PARA TAL, REALIZAMOS UMA ANÁLISE NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS, TENDO COMO REFERÊNCIA A PESQUISA DOCUMENTAL, BUSCANDO ELEMENTOS TEXTUAIS ALUSIVOS A CTS/CTSA. A INTERPRETAÇÃO DOS DISCURSOS EXPÕE RESULTADOS QUE INDICAM QUE OS PROJETOS NÃO POSSUEM EXPLICITAMENTE, À PREOCUPAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE ABORDAGENS QUE PROPICIEM À FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL PARA ALÉM DA TÉCNICA. DE MANEIRA IMPLÍCITA, IDENTIFICA-SE SIMILARIDADES TEXTUAIS QUE CONVERGEM COM A LITERATURA EM RELAÇÃO A ELEMENTOS QUE SUSTENTAM AS ABORDAGENS CTS/CTSA, AINDA QUE SUPERFICIAIS.