Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O USO DO JOGO DOS POLÍGONOS NO ENSINO DAS PROPRIEDADES DE FIGURAS POLIGONAIS

Palavra-chaves: MATERIAL DIDÁTICO, GEOMETRIA, POLÍGONOS Comunicação Oral (CO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57064
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 253
    "inscrito_id" => 792
    "titulo" => "O USO DO JOGO DOS POLÍGONOS NO ENSINO DAS PROPRIEDADES DE FIGURAS POLIGONAIS"
    "resumo" => "DIANTE DA NECESSIDADE DE INOVAÇÕES NO ENSINO DA MATEMÁTICA, OS PROFESSORES DESSA ÁREA DO CONHECIMENTO TÊM OPTADO PELA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS, VISANDO OBTER SIGNIFICATIVA MELHORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DO DESAFIO DE APRENDER DE FORMA MAIS DINÂMICA, O QUE POR SUA VEZ INSTIGA O PROFESSOR A TRABALHAR DE FORMA MAIS CRITERIOSA E REFLEXIVA. TEMOS COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA E O POTENCIAL DIDÁTICO DA UTILIZAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO DENOMINADO JOGO DOS POLÍGONOS COMO AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE POLÍGONOS. ESTE JOGO FOI APLICADO COMO PROPOSTA PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DAS PROPRIEDADES DOS POLÍGONOS EM TURMAS DO 9º ANO - ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA VALIDAR A PROPOSTA FORAM UTILIZADOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS QUE ANALISAMOS QUALITATIVAMENTE E QUANTITATIVAMENTE, COLETADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDOS PELOS ALUNOS. PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, BASEAMO-NOS EM LORENZATO, RÊGO, SMOLE, ENTRE OUTROS. COMO RESULTADO, OBTIVEMOS QUE O INTERESSE PELO JOGO ORA PROPOSTO E APLICADO, COMO TAMBÉM PELO CONTEÚDO FOI CRESCENDO AO LONGO DAS AULAS E A SOLIDIFICAÇÃO DOS CONCEITOS FOI ACONTECENDO. ASSIM, CONCLUÍMOS QUE AS AULAS FORAM PRODUTIVAS, COM OS ALUNOS DEMONSTRANDO MOTIVAÇÃO DE PARTICIPAR DO PROCESSO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "MATERIAL DIDÁTICO, GEOMETRIA, POLÍGONOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID792_29062019163822.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILMAR BEZERRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GILMAR LIMA"
    "autor_email" => "gilmar5a@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57064
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 253
    "inscrito_id" => 792
    "titulo" => "O USO DO JOGO DOS POLÍGONOS NO ENSINO DAS PROPRIEDADES DE FIGURAS POLIGONAIS"
    "resumo" => "DIANTE DA NECESSIDADE DE INOVAÇÕES NO ENSINO DA MATEMÁTICA, OS PROFESSORES DESSA ÁREA DO CONHECIMENTO TÊM OPTADO PELA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS, VISANDO OBTER SIGNIFICATIVA MELHORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DO DESAFIO DE APRENDER DE FORMA MAIS DINÂMICA, O QUE POR SUA VEZ INSTIGA O PROFESSOR A TRABALHAR DE FORMA MAIS CRITERIOSA E REFLEXIVA. TEMOS COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA E O POTENCIAL DIDÁTICO DA UTILIZAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO DENOMINADO JOGO DOS POLÍGONOS COMO AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE POLÍGONOS. ESTE JOGO FOI APLICADO COMO PROPOSTA PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DAS PROPRIEDADES DOS POLÍGONOS EM TURMAS DO 9º ANO - ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA VALIDAR A PROPOSTA FORAM UTILIZADOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS QUE ANALISAMOS QUALITATIVAMENTE E QUANTITATIVAMENTE, COLETADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDOS PELOS ALUNOS. PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, BASEAMO-NOS EM LORENZATO, RÊGO, SMOLE, ENTRE OUTROS. COMO RESULTADO, OBTIVEMOS QUE O INTERESSE PELO JOGO ORA PROPOSTO E APLICADO, COMO TAMBÉM PELO CONTEÚDO FOI CRESCENDO AO LONGO DAS AULAS E A SOLIDIFICAÇÃO DOS CONCEITOS FOI ACONTECENDO. ASSIM, CONCLUÍMOS QUE AS AULAS FORAM PRODUTIVAS, COM OS ALUNOS DEMONSTRANDO MOTIVAÇÃO DE PARTICIPAR DO PROCESSO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "MATERIAL DIDÁTICO, GEOMETRIA, POLÍGONOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID792_29062019163822.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILMAR BEZERRA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "GILMAR LIMA"
    "autor_email" => "gilmar5a@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

DIANTE DA NECESSIDADE DE INOVAÇÕES NO ENSINO DA MATEMÁTICA, OS PROFESSORES DESSA ÁREA DO CONHECIMENTO TÊM OPTADO PELA UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS, VISANDO OBTER SIGNIFICATIVA MELHORA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ATRAVÉS DO DESAFIO DE APRENDER DE FORMA MAIS DINÂMICA, O QUE POR SUA VEZ INSTIGA O PROFESSOR A TRABALHAR DE FORMA MAIS CRITERIOSA E REFLEXIVA. TEMOS COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE O ENSINO DE GEOMETRIA E O POTENCIAL DIDÁTICO DA UTILIZAÇÃO DO RECURSO DIDÁTICO DENOMINADO JOGO DOS POLÍGONOS COMO AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO DE POLÍGONOS. ESTE JOGO FOI APLICADO COMO PROPOSTA PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DAS PROPRIEDADES DOS POLÍGONOS EM TURMAS DO 9º ANO - ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA VALIDAR A PROPOSTA FORAM UTILIZADOS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS QUE ANALISAMOS QUALITATIVAMENTE E QUANTITATIVAMENTE, COLETADOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDOS PELOS ALUNOS. PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, BASEAMO-NOS EM LORENZATO, RÊGO, SMOLE, ENTRE OUTROS. COMO RESULTADO, OBTIVEMOS QUE O INTERESSE PELO JOGO ORA PROPOSTO E APLICADO, COMO TAMBÉM PELO CONTEÚDO FOI CRESCENDO AO LONGO DAS AULAS E A SOLIDIFICAÇÃO DOS CONCEITOS FOI ACONTECENDO. ASSIM, CONCLUÍMOS QUE AS AULAS FORAM PRODUTIVAS, COM OS ALUNOS DEMONSTRANDO MOTIVAÇÃO DE PARTICIPAR DO PROCESSO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.