A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA COM DUAS TURMAS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS FINAIS, DA ESCOLA MUNICIPAL SÃO CRISTÓVÃO, RECIFE – PE. ABORDOU A TEMÁTICA DA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS E TEVE COMO OBJETIVO GERAL PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DOS ESTUDANTES A PARTIR DA ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL ACERCA DO TEMA POLUIÇÃO DAS ÁGUAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA. TOMOU COMO BASE A RELAÇÃO SOCIOAMBIENTAL PREDATÓRIA ESTABELECIDA ENTRE HOMEM E NATUREZA (LOPES E LIMA, 2008; JACOBI, 2003) E A NECESSIDADE DO SER HUMANO REPENSAR O USO DOS RECURSOS NATURAIS (BRITO E MELO, 2018), NESTE CASO A ÁGUA. O MÉTODO FOI O HISTÓRICO-DIALÉTICO E O TIPO DE PESQUISA FOI A PESQUISA-AÇÃO (THIOLLENT,1985), DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E A ABORDAGEM QUALITATIVA. A METODOLOGIA CONSISTIU EM: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, RODAS DE CONVERSA, AULA EXPOSITIVA DIALOGADA, CONSTRUÇÃO DE PEÇA TEATRAL-MUSICAL, PRODUÇÃO DE MURAL, CONSTRUÇÃO DE MAPAS MENTAIS (SILVA, 2018). UTILIZOU-SE O CONCEITO DE APRENDIZAGEM ATIVA (MOREIRA,1999), VISANDO SUSCITAR A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA PROTAGONISTA (COSTA, 2008), AUXILIANDO O ENSINO-APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA. MOTIVOU OS ESTUDANTES À CURIOSIDADE EM APRENDER E CONSTRUIR SEU CONHECIMENTO, CONTRIBUINDO PARA UMA COMPREENSÃO CRÍTICA DO ESPAÇO VIVIDO E DA RELAÇÃO-HOMEM NATUREZA (SIQUEIRA, 2007), NA SUA FORMAÇÃO CIDADÃ (BRASIL, 2017). OS PRINCIPAIS RESULTADOS ALCANÇADOS FORAM A CONSCIENTIZAÇÃO DOS ESTUDANTES FRENTE AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS RELACIONADOS AS ÁGUAS DO PLANETA (RIOS E OCEANOS) E O DESENVOLVIMENTO DE RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO SOCIOESPACIAL. CONCLUIU-SE QUE A TEMÁTICA ABORDADA CONTRIBUIU PARA UM PENSAMENTO CRÍTICO-REFLEXIVO DOS ESTUDANTES, BEM COMO INSTIGOU A CURIOSIDADE E AJUDOU A DESENVOLVER O RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO ACERCA DE PROBLEMA SOCIOAMBIENTAL ABORDADO.