FERREIRA, João Victor Silva et al.. Interdisciplinaridade e biogeografia: por que não?. Anais IV CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/56937>. Acesso em: 22/11/2024 00:38
NO AMBIENTE ESCOLAR, A INTERDISCIPLINARIDADE AINDA É UM DESAFIO, SENDO NECESSÁRIO O ENTENDIMENTO DESSE OBSTÁCULO NO PROCESSO PEDAGÓGICO. NESSE SENTIDO, ESSE TRABALHO PRETENDE TRAZER REFLEXÕES ACERCA DA SITUAÇÃO DA BIOGEOGRAFIA NAS ESCOLAS, QUESTIONANDO A REALIDADE NA QUAL ELA SE ENCONTRA: FRAGMENTADA EM DUAS DISCIPLINAS DISTINTAS, PORÉM CONECTADAS, A GEOGRAFIA E A BIOLOGIA. TRATA-SE DE UM ESTUDO TEÓRICO, COM UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DO ASSUNTO. O OBJETIVO É DISCUTIR E DEMONSTRAR A IMPORTÂNCIA DE UMA BIOGEOGRAFIA INTERDISCIPLINAR ESCOLAR. PARA ALCANÇAR ESSE OBJETIVO, PROCURAMOS ANALISAR A REALIDADE DA BIOGEOGRAFIA ESCOLAR, REITERAR A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO INTERDISCIPLINAR E DEMONSTRAR O CARÁTER INTERDISCIPLINAR DO CAMPO BIOGEOGRÁFICO. ENTENDE-SE QUE MUITOS DOCENTES DE GEOGRAFIA E BIOLOGIA MINIMIZAM, OU ATÉ IGNORAM, ASPECTOS FUNDAMENTAIS DA BIOGEOGRAFIA. NESSE SENTIDO, HÁ UMA NECESSIDADE DE UMA REVISÃO CONSTANTE DOS ESTUDOS INTERDISCIPLINARES PARA QUE OS PROFISSIONAIS QUE JÁ ATUAM A MUITO TEMPO NA DOCÊNCIA OU OS RECÉM-FORMADOS CONSIGAM APLICAR MÉTODOS COMPLETOS E QUE PROPORCIONAM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. O ENSINO DA BIOGEOGRAFIA NECESSITA, NO ÂMBITO ESCOLAR, DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES, POIS ESSE CAMPO ABARCA INÚMERAS ÁREAS, E SEU ENTENDIMENTO GERA UMA APREENSÃO RELEVANTE DA REALIDADE. ADOTAMOS O CONCEITO QUE ENTENDE QUE INTERDISCIPLINARIDADE É CARACTERIZADA PELA INTENSIDADE DAS TROCAS ENTRE OS ESPECIALISTAS E PELO GRAU DE INTEGRAÇÃO REAL DAS DISCIPLINAS. UTILIZA-SE TAMBÉM OS MÉTODOS DE PESQUISA EXPLICATIVA, USANDO FONTES PRIMÁRIAS E A NATUREZA DO PRESENTE TEXTO É QUALITATIVA.