RESUMO
NESSE TRABALHO APRESENTAMOS RESULTADOS DA PESQUISA QUE TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O EXAME DE ADMISSÃO AO GINÁSIO NOS MUNICÍPIOS DE PEDRAS DE FOGO (PB) E ITAMBÉ (PE) DANDO ÊNFASE A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, NOS ANOS DE 1950 A 1971. PARA TANTO, FIZEMOS O USO DA METODOLOGIA QUALITATIVA, A PARTIR DA HISTÓRIA ORAL, QUE NOS PERMITIU RECONSTRUIR UM CENÁRIO HISTÓRICO POR MEIO DAS LEMBRANÇAS DE TRÊS PROFESSORAS QUE VIVENCIARAM A REALIDADE DOS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DESTE PROCESSO SELETIVO PARA SOCIEDADE. OS DADOS COLETADOS CONTRIBUEM PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DESDE PROCESSO AVALIATIVO, POSSIBILITANDO A ELABORAÇÃO DE FONTES DE PESQUISA. FORAM FEITAS ENTREVISTAS TRÊS PROFESSORAS, ANÁLISE DO MANUAL “PROGRAMA DE ADMISSÃO” E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE O EXAME DE ADMISSÃO AO GINÁSIO DEIXOU FORTES MARCAS E CADA ALUNO DA ÉPOCA AS REGISTROU EM SUAS MEMÓRIAS, ALGUNS COMO UM MOTIVO DE GRANDE ORGULHO POR TER SIDO CLASSIFICADO, OUTROS COMO UMA BARREIRA PARA CONSEGUIR CRESCER NO ÂMBITO ACADÊMICO.