Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O EXAME DE ADMISSÃO AO GINÁSIO EM PEDRAS DE FOGO (PB) E ITAMBÉ (PE) COM ÊNFASE NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: MEMÓRIA, HISTÓRIA E EXPERIÊNCIA (1950-1971).

Palavra-chaves: EXAME DE ADMISSÃO., AVALIAÇÃO., HISTÓRIA ORAL., HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Comunicação Oral (CO) AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57029
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 950
    "inscrito_id" => 2117
    "titulo" => "O EXAME DE ADMISSÃO AO GINÁSIO EM PEDRAS DE FOGO (PB) E ITAMBÉ (PE) COM ÊNFASE NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: MEMÓRIA, HISTÓRIA E EXPERIÊNCIA (1950-1971)."
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      NESSE TRABALHO APRESENTAMOS RESULTADOS DA PESQUISA QUE TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O EXAME DE ADMISSÃO AO GINÁSIO NOS MUNICÍPIOS DE PEDRAS DE FOGO (PB) E ITAMBÉ (PE) DANDO ÊNFASE A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, NOS ANOS DE 1950 A 1971. PARA TANTO, FIZEMOS O USO DA METODOLOGIA QUALITATIVA, A PARTIR DA HISTÓRIA ORAL, QUE NOS PERMITIU RECONSTRUIR UM CENÁRIO HISTÓRICO POR MEIO DAS LEMBRANÇAS DE TRÊS PROFESSORAS QUE VIVENCIARAM A REALIDADE DOS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DESTE PROCESSO SELETIVO PARA SOCIEDADE. OS DADOS COLETADOS CONTRIBUEM PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DESDE PROCESSO AVALIATIVO, POSSIBILITANDO A ELABORAÇÃO DE FONTES DE PESQUISA. FORAM FEITAS ENTREVISTAS TRÊS PROFESSORAS, ANÁLISE DO MANUAL “PROGRAMA DE ADMISSÃO” E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE O EXAME DE ADMISSÃO AO GINÁSIO DEIXOU FORTES MARCAS E CADA ALUNO DA ÉPOCA AS REGISTROU EM SUAS MEMÓRIAS, ALGUNS COMO UM MOTIVO DE GRANDE ORGULHO POR TER SIDO CLASSIFICADO, OUTROS COMO UMA BARREIRA PARA CONSEGUIR CRESCER NO ÂMBITO ACADÊMICO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "EXAME DE ADMISSÃO., AVALIAÇÃO., HISTÓRIA ORAL., HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID2117_01082019174858.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA"
    "autor_email" => "leticia.math14@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57029
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 950
    "inscrito_id" => 2117
    "titulo" => "O EXAME DE ADMISSÃO AO GINÁSIO EM PEDRAS DE FOGO (PB) E ITAMBÉ (PE) COM ÊNFASE NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: MEMÓRIA, HISTÓRIA E EXPERIÊNCIA (1950-1971)."
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      NESSE TRABALHO APRESENTAMOS RESULTADOS DA PESQUISA QUE TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O EXAME DE ADMISSÃO AO GINÁSIO NOS MUNICÍPIOS DE PEDRAS DE FOGO (PB) E ITAMBÉ (PE) DANDO ÊNFASE A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, NOS ANOS DE 1950 A 1971. PARA TANTO, FIZEMOS O USO DA METODOLOGIA QUALITATIVA, A PARTIR DA HISTÓRIA ORAL, QUE NOS PERMITIU RECONSTRUIR UM CENÁRIO HISTÓRICO POR MEIO DAS LEMBRANÇAS DE TRÊS PROFESSORAS QUE VIVENCIARAM A REALIDADE DOS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DESTE PROCESSO SELETIVO PARA SOCIEDADE. OS DADOS COLETADOS CONTRIBUEM PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DESDE PROCESSO AVALIATIVO, POSSIBILITANDO A ELABORAÇÃO DE FONTES DE PESQUISA. FORAM FEITAS ENTREVISTAS TRÊS PROFESSORAS, ANÁLISE DO MANUAL “PROGRAMA DE ADMISSÃO” E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE O EXAME DE ADMISSÃO AO GINÁSIO DEIXOU FORTES MARCAS E CADA ALUNO DA ÉPOCA AS REGISTROU EM SUAS MEMÓRIAS, ALGUNS COMO UM MOTIVO DE GRANDE ORGULHO POR TER SIDO CLASSIFICADO, OUTROS COMO UMA BARREIRA PARA CONSEGUIR CRESCER NO ÂMBITO ACADÊMICO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01: Pesquisa e ensino da Matemática"
    "palavra_chave" => "EXAME DE ADMISSÃO., AVALIAÇÃO., HISTÓRIA ORAL., HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA1_ID2117_01082019174858.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA"
    "autor_email" => "leticia.math14@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

RESUMO NESSE TRABALHO APRESENTAMOS RESULTADOS DA PESQUISA QUE TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O EXAME DE ADMISSÃO AO GINÁSIO NOS MUNICÍPIOS DE PEDRAS DE FOGO (PB) E ITAMBÉ (PE) DANDO ÊNFASE A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, NOS ANOS DE 1950 A 1971. PARA TANTO, FIZEMOS O USO DA METODOLOGIA QUALITATIVA, A PARTIR DA HISTÓRIA ORAL, QUE NOS PERMITIU RECONSTRUIR UM CENÁRIO HISTÓRICO POR MEIO DAS LEMBRANÇAS DE TRÊS PROFESSORAS QUE VIVENCIARAM A REALIDADE DOS BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS DESTE PROCESSO SELETIVO PARA SOCIEDADE. OS DADOS COLETADOS CONTRIBUEM PARA UMA MELHOR COMPREENSÃO DESDE PROCESSO AVALIATIVO, POSSIBILITANDO A ELABORAÇÃO DE FONTES DE PESQUISA. FORAM FEITAS ENTREVISTAS TRÊS PROFESSORAS, ANÁLISE DO MANUAL “PROGRAMA DE ADMISSÃO” E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. OS RESULTADOS INDICARAM QUE O EXAME DE ADMISSÃO AO GINÁSIO DEIXOU FORTES MARCAS E CADA ALUNO DA ÉPOCA AS REGISTROU EM SUAS MEMÓRIAS, ALGUNS COMO UM MOTIVO DE GRANDE ORGULHO POR TER SIDO CLASSIFICADO, OUTROS COMO UMA BARREIRA PARA CONSEGUIR CRESCER NO ÂMBITO ACADÊMICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.