O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI REALIZAR UMA ANÁLISE DAS QUESTÕES DO QUESTIONÁRIO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA, APLICADO PELO O ENADE NOS ANOS DE 2014 E 2017. FORAM SELECIONADAS SEIS QUESTÕES QUE INVESTIGAM AS MOTIVAÇÕES PELA ESCOLHA DO MAGISTÉRIO, EXPERIÊNCIA PRÉVIA E CONTRIBUIÇÕES DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE NO ÂMBITO PEDAGÓGICO. É TAMBÉM REALIZADA A DISCUSSÃO SOBRE A VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL, ALÉM DAS QUALIDADES DE TRABALHO, SUPERANDO ASSIM AS BARREIRAS DA FALTA DE OPORTUNIDADES QUE LEVAM O ALUNO A CURSAR UMA GRADUAÇÃO DE LICENCIATURA. NO ESTUDO DAS QUESTÕES É PERCEPTÍVEL QUE MUITOS DISCENTES, PRETENDEM EXERCER O MAGISTÉRIO COMO PRINCIPAL PROFISSÃO, ALÉM DE VEREM A ESCOLHA DO CURSO COMO SUA VOCAÇÃO E A MAIOR PARTE JÁ TEREM EXPERIÊNCIA NO MAGISTÉRIO, NA MODALIDADE DO ENSINO MÉDIO. DESTE MODO A ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES DAS QUESTÕES, NOS FEZ CONSTATAR QUE EXISTEM INÚMEROS FATORES QUE LEVAM A ESCOLHA PROFISSIONAL E A PERMANÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA.