O ENSINO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA APRESENTA COMO OBJETIVO FUNDAMENTAL A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA, CAPACITANDO OS DISCENTES PARA A COMPREENSÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E A ATUAÇÃO CRÍTICA PARA A TRANSFORMAÇÃO DO MESMO. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA ABORDAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA COM OS ALUNOS DO 9 ANO A E B, DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO POETISA VICENTINA FIGUEIREDO VITAL DO RÊGO, CAMPINA GRANDE – PB, A PARTIR DA ABORDAGEM DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS PRESENTES NA ATUALIDADE E AS POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA OS MESMOS, CONSIDERANDO A REALIDADE DE VIVÊNCIA DOS ALUNOS. COMO METODOLOGIA UTILIZOU-SE DA PROBLEMATIZAÇÃO DA TEMÁTICA A PARTIR DA DISCUSSÃO DOS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS, DA ELABORAÇÃO E EXIBIÇÃO DE VÍDEOS, SLIDES E CARTAZES E DA EXPOSIÇÃO DE MAQUETES SOBRE O TEMA, APRESENTANDO ALTERNATIVAS PARA MINIMIZAÇÃO DOS PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS DISCUTIDOS. O MÉTODO DE ABORDAGEM FOI O HISTÓRICO-DIALÉTICO E A PESQUISA PAUTOU-SE NA PESQUISA-AÇÃO. OS RESULTADOS MOSTRARAM-SE SATISFATÓRIOS, TENDO EM VISTA QUE OS DISCENTES DEMONSTRARAM ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES QUE COMPREENDERAM OS ASSUNTOS ABORDADOS E CONSTRUÍRAM CONHECIMENTOS A PARTIR DO USO DE DIFERENTES LINGUAGENS E HABILIDADES, QUE LHES PERMITIRAM REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DE ADOTAR PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E PRESERVAR O MEIO AMBIENTE, VISANDO A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO DO PLANETA.