A EXPERIÊNCIA DA MONITORIA É RELEVANTE PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ALUNO, POIS É NELA ONDE O ALUNO TEM CONTATO COM OUTROS ALUNOS E COM O PROCESSO DE LECIONAR, ONDE O ALUNO ESTÁ À DISPOSIÇÃO DOS DEMAIS COLEGAS DE CURSO, PARA ESCLARECER DUVIDAS, QUE PODEM NÃO TEREM SIDO SANADAS PELO PROFESSO DA DISCIPLINA. EM SE TRATANDO DA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA, O PROFESSOR/MONITOR, ALÉM DE TER A EXPERIÊNCIA DE ESTÁ PERTO DE AULAS PRATICAS, TAMBÉM TEM A OPORTUNIDADE DE TER UMA EXPERIÊNCIA DIFERENCIADA QUE FOGE DO CONVENCIONAL DA SALA DE AULA. NESSE CONTEXTO, A MONITORIA DE UMA DISCIPLINA DE AULAS PRATICA, ENRIQUECE AINDA MAIS A VIVENCIA ACADÊMICA DO ALUNO. PODEMOS DESTACAR TAMBÉM, A IMPORTÂNCIA DO ALUNO NA DISCIPLINA, ONDE A RELAÇÃO PROFESSOR/MONITOR E ALUNO/ALUNO TORNA-SE MAIS ESTREITA PERMITINDO O ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS, ALÉM DO USO DE MÉTODOS INOVADORES, QUE NEM SEMPRE O PROFESSOR DA DISCIPLINA PODE UTILIZAR. DESTE MODO FOI POSSÍVEL QUE A DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA, FOSSE MINISTRADA COM MAIS ATENÇÃO AOS ALUNOS GERANDO UMA APRENDIZAGEM MÚLTIPLA, ONDE ALUNOS E MONITORES TROCARAM EXPERIÊNCIAS.