A EMBRIOLOGIA É A ÁREA QUE ESTUDA O DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO E FETAL. ESSE RAMO DA CIÊNCIA É INCLUÍDO NA GRADE CURRICULAR DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, E NAS UNIVERSIDADES É UMAS DAS DISCIPLINAS BÁSICAS EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE E DE BIOLOGIA. QUANDO SE TRATA DO ENSINO DA EMBRIOLOGIA, EXISTEM INÚMERAS DIFICULDADES QUE ESTÃO ATRELADAS À FORMA DE COMPREENSÃO E TAMBÉM DE APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA PELOS DOCENTES. DIANTE DISSO, OBJETIVOU-SE A UTILIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS COMO A ELABORAÇÃO DE UM CATÁLOGO DE FETOS, COMPOSTO POR CARACTERÍSTICAS RELACIONADAS A PESO, TAMANHO, FORMA E EVIDENCIAS ANATÔMICAS DE ACORDO COM A SEMANAS ESTABELECIDAS. METODOLOGICAMENTE, FORAM UTILIZADOS 27 FETOS, CONSERVADOS EM FORMALDEÍDO, ÁLCOOL OU EM GLICERINA, DENTRE OS QUAIS UTILIZOU-SE UMA AMOSTRA DE 10 FETOS PARA A ELABORAÇÃO DESTE TRABALHO. DE ACORDO COM AS AMOSTRAS, FORAM OBTIDOS 5 FETOS DO SEXO MASCULINO, 4 DO SEXO FEMININO E 1 COM SEXO NÃO IDENTIFICADO DEVIDO À MÁ FORMAÇÃO FETAL, DENTRE OS QUAIS DOIS 2 ESTAVAM DISSECADOS E 2 LIGADOS A ANEXO EMBRIONÁRIO. EM RELAÇÃO AO PESO, OS FETOS PESARAM ENTRE 3,0 E 407,0 GRAMAS E EM RELAÇÃO AS SEMANAS DE DESENVOLVIMENTO, ESTIMOU-SE QUE ESTES ESTÃO ENTRE 9 A 22 SEMANAS. DESSE MODO, CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE UM CATÁLOGO DE FETOS, PERMITE O ESTUDO DO FETO REAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E PODE CONTRIBUIR PARA CONSOLIDAÇÃO E APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA, ASSIM COMO TAMBÉM PODE ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO E O INTERESSE DOS DISCENTES PELA ÁREA.