Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ATIVIDADES LÚDICAS COMO FACILITADOR NO ENSINO DE GENÉTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO.

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, DINÂMICA EM SALA, ENSINO LÚDICO, ENSINO DE GENÉTICA Comunicação Oral (CO) AT 13: Educação em debate
"2019-09-02 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56551
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 514
    "inscrito_id" => 839
    "titulo" => "ATIVIDADES LÚDICAS COMO FACILITADOR NO ENSINO DE GENÉTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO."
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO DESTACA UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA PARA QUE OS DOCENTES POSSAM DEIXAR SUAS AULAS MAIS DINÂMICAS, TORNANDO A AULA MAIS ATRATIVA PARA OS ESTUDANTES, CONSEGUINDO ENSINAR DE FORMA MAIS CONTEXTUALIZADA E PROPORCIONANDO UMA METODOLOGIA QUE FACILITE A APRENDIZAGEM. VÁRIOS PROFESSORES UTILIZAM O LÚDICO PARA PODEREM PRENDER A ATENÇÃO DOS ALUNOS E FAZER COM QUE ELES APRENDAM, DE FORMA MAIS DINÂMICA E DIVERTIDA, GERANDO ENTÃO UM MAIOR INTERESSE DA PARTE DOS ALUNOS, UMA MAIOR INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR E PERMITINDO UMA MELHOR AVALIAÇÃO POR PARTE DO DOCENTE. SABENDO QUE A GENÉTICA É UM DOS CONTEÚDOS QUE OS ALUNOS APRESENTAM MAIOR DIFICULDADE EM COMPREENDER, MAS PRECISO NAS LEIS DE MENDEL, VISTO OS VÁRIOS FATORES AGRAVANTES COMO A FALTA DE ALTERNATIVAS LÚDICAS PARA O ENSINO E A POUCA CONTEXTUALIZAÇÃO TRAZIDA NÓS LIVROS DIDÁTICOS. EM VISTA DISSO, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI APRESENTAR UMA NOVA ALTERNATIVA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA TRABALHAR O ASSUNTO DE PRIMEIRA LEI DE MENDEL DE FORMA DESCONTRAÍDA, DINÂMICA, CONTEXTUALIZADA, DE FÁCIL COMPREENSÃO E AJUDANDO O DOCENTE A SAIR DAS CLÁSSICAS AULAS COM QUADRO E PINCEL, ONDE FOI REALIZADO UMA DINÂMICA DEMONSTRANDO OS CRUZAMENTOS DA PRIMEIRA LEI DE MENDEL UTILIZANDO APENAS PAPEL E CANETA. LOGO, OS ESTUDANTES APRESENTARAM UM FEEDBACK POSITIVO, QUE DE ACORDO COM ELES, AJUDOU BASTANTE NO ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO RETIRANDO AS DÚVIDAS QUE ELES POSSUÍAM E ATÉ MESMO SÓ ENTENDENDO O ASSUNTO APÓS A APLICAÇÃO DA DINÂMICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, DINÂMICA EM SALA, ENSINO LÚDICO, ENSINO DE GENÉTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID839_01072019203053.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMUEL BALBINO ARAÚJO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "SAMUEL BALBINO"
    "autor_email" => "samuelbalbinoaraujocosta@"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56551
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 514
    "inscrito_id" => 839
    "titulo" => "ATIVIDADES LÚDICAS COMO FACILITADOR NO ENSINO DE GENÉTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO."
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO DESTACA UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA PARA QUE OS DOCENTES POSSAM DEIXAR SUAS AULAS MAIS DINÂMICAS, TORNANDO A AULA MAIS ATRATIVA PARA OS ESTUDANTES, CONSEGUINDO ENSINAR DE FORMA MAIS CONTEXTUALIZADA E PROPORCIONANDO UMA METODOLOGIA QUE FACILITE A APRENDIZAGEM. VÁRIOS PROFESSORES UTILIZAM O LÚDICO PARA PODEREM PRENDER A ATENÇÃO DOS ALUNOS E FAZER COM QUE ELES APRENDAM, DE FORMA MAIS DINÂMICA E DIVERTIDA, GERANDO ENTÃO UM MAIOR INTERESSE DA PARTE DOS ALUNOS, UMA MAIOR INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR E PERMITINDO UMA MELHOR AVALIAÇÃO POR PARTE DO DOCENTE. SABENDO QUE A GENÉTICA É UM DOS CONTEÚDOS QUE OS ALUNOS APRESENTAM MAIOR DIFICULDADE EM COMPREENDER, MAS PRECISO NAS LEIS DE MENDEL, VISTO OS VÁRIOS FATORES AGRAVANTES COMO A FALTA DE ALTERNATIVAS LÚDICAS PARA O ENSINO E A POUCA CONTEXTUALIZAÇÃO TRAZIDA NÓS LIVROS DIDÁTICOS. EM VISTA DISSO, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI APRESENTAR UMA NOVA ALTERNATIVA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA TRABALHAR O ASSUNTO DE PRIMEIRA LEI DE MENDEL DE FORMA DESCONTRAÍDA, DINÂMICA, CONTEXTUALIZADA, DE FÁCIL COMPREENSÃO E AJUDANDO O DOCENTE A SAIR DAS CLÁSSICAS AULAS COM QUADRO E PINCEL, ONDE FOI REALIZADO UMA DINÂMICA DEMONSTRANDO OS CRUZAMENTOS DA PRIMEIRA LEI DE MENDEL UTILIZANDO APENAS PAPEL E CANETA. LOGO, OS ESTUDANTES APRESENTARAM UM FEEDBACK POSITIVO, QUE DE ACORDO COM ELES, AJUDOU BASTANTE NO ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO RETIRANDO AS DÚVIDAS QUE ELES POSSUÍAM E ATÉ MESMO SÓ ENTENDENDO O ASSUNTO APÓS A APLICAÇÃO DA DINÂMICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, DINÂMICA EM SALA, ENSINO LÚDICO, ENSINO DE GENÉTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID839_01072019203053.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMUEL BALBINO ARAÚJO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "SAMUEL BALBINO"
    "autor_email" => "samuelbalbinoaraujocosta@"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO DESTACA UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA PARA QUE OS DOCENTES POSSAM DEIXAR SUAS AULAS MAIS DINÂMICAS, TORNANDO A AULA MAIS ATRATIVA PARA OS ESTUDANTES, CONSEGUINDO ENSINAR DE FORMA MAIS CONTEXTUALIZADA E PROPORCIONANDO UMA METODOLOGIA QUE FACILITE A APRENDIZAGEM. VÁRIOS PROFESSORES UTILIZAM O LÚDICO PARA PODEREM PRENDER A ATENÇÃO DOS ALUNOS E FAZER COM QUE ELES APRENDAM, DE FORMA MAIS DINÂMICA E DIVERTIDA, GERANDO ENTÃO UM MAIOR INTERESSE DA PARTE DOS ALUNOS, UMA MAIOR INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR E PERMITINDO UMA MELHOR AVALIAÇÃO POR PARTE DO DOCENTE. SABENDO QUE A GENÉTICA É UM DOS CONTEÚDOS QUE OS ALUNOS APRESENTAM MAIOR DIFICULDADE EM COMPREENDER, MAS PRECISO NAS LEIS DE MENDEL, VISTO OS VÁRIOS FATORES AGRAVANTES COMO A FALTA DE ALTERNATIVAS LÚDICAS PARA O ENSINO E A POUCA CONTEXTUALIZAÇÃO TRAZIDA NÓS LIVROS DIDÁTICOS. EM VISTA DISSO, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI APRESENTAR UMA NOVA ALTERNATIVA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA TRABALHAR O ASSUNTO DE PRIMEIRA LEI DE MENDEL DE FORMA DESCONTRAÍDA, DINÂMICA, CONTEXTUALIZADA, DE FÁCIL COMPREENSÃO E AJUDANDO O DOCENTE A SAIR DAS CLÁSSICAS AULAS COM QUADRO E PINCEL, ONDE FOI REALIZADO UMA DINÂMICA DEMONSTRANDO OS CRUZAMENTOS DA PRIMEIRA LEI DE MENDEL UTILIZANDO APENAS PAPEL E CANETA. LOGO, OS ESTUDANTES APRESENTARAM UM FEEDBACK POSITIVO, QUE DE ACORDO COM ELES, AJUDOU BASTANTE NO ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO RETIRANDO AS DÚVIDAS QUE ELES POSSUÍAM E ATÉ MESMO SÓ ENTENDENDO O ASSUNTO APÓS A APLICAÇÃO DA DINÂMICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.