ATIVIDADES LÚDICAS COMO FACILITADOR NO ENSINO DE GENÉTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO.
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 56551 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 514 "inscrito_id" => 839 "titulo" => "ATIVIDADES LÚDICAS COMO FACILITADOR NO ENSINO DE GENÉTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO." "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO DESTACA UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA PARA QUE OS DOCENTES POSSAM DEIXAR SUAS AULAS MAIS DINÂMICAS, TORNANDO A AULA MAIS ATRATIVA PARA OS ESTUDANTES, CONSEGUINDO ENSINAR DE FORMA MAIS CONTEXTUALIZADA E PROPORCIONANDO UMA METODOLOGIA QUE FACILITE A APRENDIZAGEM. VÁRIOS PROFESSORES UTILIZAM O LÚDICO PARA PODEREM PRENDER A ATENÇÃO DOS ALUNOS E FAZER COM QUE ELES APRENDAM, DE FORMA MAIS DINÂMICA E DIVERTIDA, GERANDO ENTÃO UM MAIOR INTERESSE DA PARTE DOS ALUNOS, UMA MAIOR INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR E PERMITINDO UMA MELHOR AVALIAÇÃO POR PARTE DO DOCENTE. SABENDO QUE A GENÉTICA É UM DOS CONTEÚDOS QUE OS ALUNOS APRESENTAM MAIOR DIFICULDADE EM COMPREENDER, MAS PRECISO NAS LEIS DE MENDEL, VISTO OS VÁRIOS FATORES AGRAVANTES COMO A FALTA DE ALTERNATIVAS LÚDICAS PARA O ENSINO E A POUCA CONTEXTUALIZAÇÃO TRAZIDA NÓS LIVROS DIDÁTICOS. EM VISTA DISSO, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI APRESENTAR UMA NOVA ALTERNATIVA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA TRABALHAR O ASSUNTO DE PRIMEIRA LEI DE MENDEL DE FORMA DESCONTRAÍDA, DINÂMICA, CONTEXTUALIZADA, DE FÁCIL COMPREENSÃO E AJUDANDO O DOCENTE A SAIR DAS CLÁSSICAS AULAS COM QUADRO E PINCEL, ONDE FOI REALIZADO UMA DINÂMICA DEMONSTRANDO OS CRUZAMENTOS DA PRIMEIRA LEI DE MENDEL UTILIZANDO APENAS PAPEL E CANETA. LOGO, OS ESTUDANTES APRESENTARAM UM FEEDBACK POSITIVO, QUE DE ACORDO COM ELES, AJUDOU BASTANTE NO ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO RETIRANDO AS DÚVIDAS QUE ELES POSSUÍAM E ATÉ MESMO SÓ ENTENDENDO O ASSUNTO APÓS A APLICAÇÃO DA DINÂMICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, DINÂMICA EM SALA, ENSINO LÚDICO, ENSINO DE GENÉTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID839_01072019203053.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL BALBINO ARAÚJO COSTA" "autor_nome_curto" => "SAMUEL BALBINO" "autor_email" => "samuelbalbinoaraujocosta@" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 56551 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 514 "inscrito_id" => 839 "titulo" => "ATIVIDADES LÚDICAS COMO FACILITADOR NO ENSINO DE GENÉTICA: UMA CONTRIBUIÇÃO." "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO DESTACA UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA PARA QUE OS DOCENTES POSSAM DEIXAR SUAS AULAS MAIS DINÂMICAS, TORNANDO A AULA MAIS ATRATIVA PARA OS ESTUDANTES, CONSEGUINDO ENSINAR DE FORMA MAIS CONTEXTUALIZADA E PROPORCIONANDO UMA METODOLOGIA QUE FACILITE A APRENDIZAGEM. VÁRIOS PROFESSORES UTILIZAM O LÚDICO PARA PODEREM PRENDER A ATENÇÃO DOS ALUNOS E FAZER COM QUE ELES APRENDAM, DE FORMA MAIS DINÂMICA E DIVERTIDA, GERANDO ENTÃO UM MAIOR INTERESSE DA PARTE DOS ALUNOS, UMA MAIOR INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR E PERMITINDO UMA MELHOR AVALIAÇÃO POR PARTE DO DOCENTE. SABENDO QUE A GENÉTICA É UM DOS CONTEÚDOS QUE OS ALUNOS APRESENTAM MAIOR DIFICULDADE EM COMPREENDER, MAS PRECISO NAS LEIS DE MENDEL, VISTO OS VÁRIOS FATORES AGRAVANTES COMO A FALTA DE ALTERNATIVAS LÚDICAS PARA O ENSINO E A POUCA CONTEXTUALIZAÇÃO TRAZIDA NÓS LIVROS DIDÁTICOS. EM VISTA DISSO, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI APRESENTAR UMA NOVA ALTERNATIVA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA TRABALHAR O ASSUNTO DE PRIMEIRA LEI DE MENDEL DE FORMA DESCONTRAÍDA, DINÂMICA, CONTEXTUALIZADA, DE FÁCIL COMPREENSÃO E AJUDANDO O DOCENTE A SAIR DAS CLÁSSICAS AULAS COM QUADRO E PINCEL, ONDE FOI REALIZADO UMA DINÂMICA DEMONSTRANDO OS CRUZAMENTOS DA PRIMEIRA LEI DE MENDEL UTILIZANDO APENAS PAPEL E CANETA. LOGO, OS ESTUDANTES APRESENTARAM UM FEEDBACK POSITIVO, QUE DE ACORDO COM ELES, AJUDOU BASTANTE NO ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO RETIRANDO AS DÚVIDAS QUE ELES POSSUÍAM E ATÉ MESMO SÓ ENTENDENDO O ASSUNTO APÓS A APLICAÇÃO DA DINÂMICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 13: Educação em debate" "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, DINÂMICA EM SALA, ENSINO LÚDICO, ENSINO DE GENÉTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA13_ID839_01072019203053.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:52" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL BALBINO ARAÚJO COSTA" "autor_nome_curto" => "SAMUEL BALBINO" "autor_email" => "samuelbalbinoaraujocosta@" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }