O PRESENTE ARTIGO DESTACA UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA PARA QUE OS DOCENTES POSSAM DEIXAR SUAS AULAS MAIS DINÂMICAS, TORNANDO A AULA MAIS ATRATIVA PARA OS ESTUDANTES, CONSEGUINDO ENSINAR DE FORMA MAIS CONTEXTUALIZADA E PROPORCIONANDO UMA METODOLOGIA QUE FACILITE A APRENDIZAGEM. VÁRIOS PROFESSORES UTILIZAM O LÚDICO PARA PODEREM PRENDER A ATENÇÃO DOS ALUNOS E FAZER COM QUE ELES APRENDAM, DE FORMA MAIS DINÂMICA E DIVERTIDA, GERANDO ENTÃO UM MAIOR INTERESSE DA PARTE DOS ALUNOS, UMA MAIOR INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR E PERMITINDO UMA MELHOR AVALIAÇÃO POR PARTE DO DOCENTE. SABENDO QUE A GENÉTICA É UM DOS CONTEÚDOS QUE OS ALUNOS APRESENTAM MAIOR DIFICULDADE EM COMPREENDER, MAS PRECISO NAS LEIS DE MENDEL, VISTO OS VÁRIOS FATORES AGRAVANTES COMO A FALTA DE ALTERNATIVAS LÚDICAS PARA O ENSINO E A POUCA CONTEXTUALIZAÇÃO TRAZIDA NÓS LIVROS DIDÁTICOS. EM VISTA DISSO, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO FOI APRESENTAR UMA NOVA ALTERNATIVA DE ATIVIDADE LÚDICA PARA TRABALHAR O ASSUNTO DE PRIMEIRA LEI DE MENDEL DE FORMA DESCONTRAÍDA, DINÂMICA, CONTEXTUALIZADA, DE FÁCIL COMPREENSÃO E AJUDANDO O DOCENTE A SAIR DAS CLÁSSICAS AULAS COM QUADRO E PINCEL, ONDE FOI REALIZADO UMA DINÂMICA DEMONSTRANDO OS CRUZAMENTOS DA PRIMEIRA LEI DE MENDEL UTILIZANDO APENAS PAPEL E CANETA. LOGO, OS ESTUDANTES APRESENTARAM UM FEEDBACK POSITIVO, QUE DE ACORDO COM ELES, AJUDOU BASTANTE NO ENTENDIMENTO DO CONTEÚDO RETIRANDO AS DÚVIDAS QUE ELES POSSUÍAM E ATÉ MESMO SÓ ENTENDENDO O ASSUNTO APÓS A APLICAÇÃO DA DINÂMICA.