A ADOLESCÊNCIA É UM PERÍODO DE MUDANÇAS BIOLÓGICAS, PSICOLÓGICAS, SOCIAIS E CULTURAIS, POR ISSO É IMPORTANTE, NESTA FASE, O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE CUIDADO VOLTADAS À SAÚDE INTEGRAL DESTES INDIVÍDUOS, INCLUINDO A SEXUALIDADE. DIANTE DISSO, O RESPECTIVO PROJETO TEVE COMO OBJETIVO CONSTRUIR COM OS DISCENTES UMA VISÃO INTEGRAL DA REALIDADE BRASILEIRA NO QUE DIZ RESPEITO À GRAVIDEZ PRECOCE E IST’S, ENTENDENDO O MEIO SOCIOCULTURAL, FAMILIAR E A SUBJETIVIDADE DO INDIVÍDUO COMO FATORES DESENCADEADORES. A METODOLOGIA DESENVOLVEU-SE POR MEIO DE MATERIAIS SIMPLES, ACESSÍVEIS E DE BAIXO CUSTO, E ATRAVÉS DE MÉTODOS QUE ESTIMULASSEM A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS POR MEIO DA PESQUISA, DIÁLOGO E REFLEXÃO. O PROJETO FOI APLICADO POR MEIO DO EMPREGO DA TÉCNICA DO ZOOM, DE HUMBERTO MARIOTTI – UTILIZADA COMO MECANISMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A TÉCNICA FOI EMPREGADA POR MEIO DE UM MINI-CASO, ONDE OS ALUNOS PUDERAM RELACIONAR FATOS E PERMEAR ENTRE O “OLHAR DE PERTO” E “OLHAR DE LONGE” CONFORME A NECESSIDADE DO MOMENTO. A MAIORIA DOS ALUNOS CONTRIBUIU AO EXPOR O QUE CONHECIA ACERCA DO TEMA, SEJA POR MEIO DA VIVÊNCIA INDIVIDUAL E/OU SOCIAL, OU CONHECIMENTO PRÉVIO INFORMAL. ISTO ACONTECEU PELO FATO DE SER UM ASSUNTO EMERGENTE, PRESENTE E PRÓXIMO DA REALIDADE DOS MESMOS, SEJA ELA INDIVIDUAL OU SOCIAL. A RESPECTIVA EXPERIÊNCIA SÓ CERTIFICOU ESTA AFIRMAÇÃO, DEMONSTRANDO A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS E PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE OPORTUNIZEM A PARTICIPAÇÃO, DIÁLOGO E PROPORCIONEM A APROXIMAÇÃO DO CONTEÚDO CIENTÍFICO À REALIDADE DOS MESMOS.