A SÍFILIS É UMA INFECÇÃO SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL (IST), CUJA FREQUÊNCIA VEM AUMENTANDO NO PÚBLICO JOVEM. É CARACTERIZADA POR APRESENTAR PERÍODOS DE SINTOMATOLOGIA COMO, O SURGIMENTO DE UMA FERIDA INDOLOR NA GENITÁLIA E PERÍODOS DE LATÊNCIA, PORÉM, A FORMA CONGÊNITA É CONSIDERADA A MAIS GRAVE. A ADOLESCÊNCIA É UMA FASE MARCADA PELO INÍCIO DA VIDA SEXUAL, OSCILAÇÕES HORMONAIS E CONFLITOS EMOCIONAIS, PORTANTO, É UM PÚBLICO SUSCEPTÍVEL À DIVERSAS IST COM DESTAQUE PARA A SÍFILIS.
O PRESENTE TRABALHO, TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR QUANTITATIVAMENTE O CONHECIMENTO PREEXISTENTE SOBRE A SÍFILIS POR JOVENS REGULARMENTE MATRICULADOS NO 1 E 2 ANO DO ENSINO MÉDIO, DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL, NO MUNICÍPIO DE RECIFE, PERNAMBUCO. PARA TANTO, UM QUESTIONÁRIO FOI ELABORADO COM PERGUNTAS SOBRE A BIOLOGIA, TRANSMISSÃO E PREVENÇÃO DA SÍFILIS.
OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE APROXIMADAMENTE 50% DOS JOVENS APRESENTAM UM CONHECIMENTO SOBRE OS TRÊS PONTOS ANALISADOS, 40% UM CONHECIMENTO RAZOÁVEL E 10% CHAMOU ATENÇÃO POR NÃO RECONHECEREM QUE A CAMISINHA SERIA A PRINCIPAL FORMA DE EVITAR A SÍFILIS E OUTRAS IST. APÓS OS RESULTADOS AVALIADOS, FORAM MINISTRADAS PALESTRAS E DEBATES EM GRUPOS, PARA UMA MELHOR DISCUSSÃO E ELUCIDAÇÃO DAS DÚVIDAS SOBRE O TEMA. NO ENTANTO, É IMPORTANTE QUE TANTO A ESCOLA COMO A FAMÍLIA, ACOMPANHEM O CONHECIMENTO E FALE SOBRE SEXUALIDADE COM OS JOVENS PARA QUE ESSES PREVINAM-SE E TORNEM-SE MULTIPLICADORES DO CONHECIMENTO.