A INCLUSÃO ESCOLAR NÃO É UMA REALIDADE PRESENTE EM MAIS DA METADE DAS ESCOLAS DO NOSSO PAÍS, ALÉM DISSO, PERCEBEMOS QUE NAS ESCOLAS QUE SÃO INCLUSIVAS AINDA HÁ UMA GRANDE FALTA DE PREPARAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E O PRECONCEITO ACOMPANHADO POR BULLYING DOS ALUNOS AINDA SÃO BASTANTE COMUNS, GERANDO, ENTÃO UM AMBIENTE EXCLUSIVO PARA ESSES ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS. DIANTE DESSE CONTEXTO, SENTIU-SE A NECESSIDADE DE RELATAR A IMPORTÂNCIA DA AMIZADE E DE UM AMBIENTE ESCOLAR AMOROSO E ESTIMULANTE PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM NECESSIDADES ESPECIAIS. PARA A REALIZAÇÃO DESSE ESTUDO, FOI UTILIZADO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, INCLUINDO A OBSERVAÇÕES DAS AULAS, ENTREVISTAS E A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE O TEMA TRABALHADO. ATRAVÉS DESTA METODOLOGIA EMPREGADA, CONCLUIU-SE QUE PARA QUE A ESCOLA SEJA REALMENTE INCLUSIVA NÃO DEVE SOMENTE ADAPTAR O ESPAÇO FÍSICO, MAS COMPREENDER QUE É FUNDAMENTAL QUE HAJA CURSOS PREPARATÓRIOS PARA OS DOCENTES, PALESTRAS PARA QUE OS ALUNOS SEJAM ORIENTADOS PARA ESTA INCLUSÃO E ASSIM VENCERMOS OS PRECONCEITOS EXISTENTES E TAMBÉM É PRECISO QUE OS CURSOS DE LICENCIATURA TRAGAM O MÁXIMO DE INFORMAÇÃO POSSÍVEL QUANTO À FORMA COMO ESTE TRABALHO TÃO ESPECIAL PRECISA SER DESENVOLVIDO.