O PRESENTE ARTIGO TEM O OBJETIVO PRINCIPAL DE RETRATAR EXPERIÊNCIAS, RESISTÊNCIAS E RESULTADOS, ATRAVÉS DA ATUAÇÃO, AINDA EM VIGOR NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM HISTÓRIA . REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO JOSÉ BORGES DE CARVALHO, NA CIDADE DE ALAGOA NOVA PB, COM UMA TURMA DE 9ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II . DIANTE DISSO, A PRINCIPAL MOTIVAÇÃO PARA PRODUÇÃO DESTE TRABALHO DECORRE DE POSSIBILITAR UM MAIOR CONHECIMENTO E DISSEMINAÇÃO REFERENTE AO PROGRAMA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PRESENTE NAS LICENCIATURAS, BEM COMO DOS SEUS PROCESSOS DE EFETIVAÇÃO E DE COMO OCORRE A DINÂMICA DO TRABALHO E DE SUA PRÁTICA POSSIBILITADA POR MEIO DA INSERÇÃO DE GRADUANDOS NO AMBIENTE ESCOLAR COMO REGENTES DE AULA, ANTECEDIDA DE TAL INSERÇÃO A DEVIDA PREPARAÇÃO FUNDAMENTADA E TEÓRICA SOBRE OS DESAFIOS ATUAIS DA SALA DE AULA . POR MEIO DESTE, SERÁ POSSÍVEL ENTENDER OS OBJETIVOS, MÉTODOS E RESULTADOS QUE A RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PROPICIA À EDUCAÇÃO BÁSICA .