Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DE EXPERIMENTOS DE SOLOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.

Palavra-chaves: PRÁTICAS DE SOLOS, EROSÃO, MEIO AMBIENTE, RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO Pôster (PO) AT 09: Geociências e Geografia: pesquisa, ensino e novas metodologias
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 56364
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1041
    "inscrito_id" => 1460
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DE EXPERIMENTOS DE SOLOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO."
    "resumo" => "HOJE NOS CURSOS DE LICENCIATURA, NO QUAL PREPARA-SE INDIVÍDUOS PARA O EXERCÍCIO PROFESSORAL MUITO SE DISCUTE A TEORIA NA SALA DE AULA, PORÉM, DEIXA A PRÁTICA DE LADO, FAZENDO COM QUE OS PROFESSORES TENHAM EM SUA MAIORIA DIFICULDADE EM APLICAR METODOLOGIAS DIFERENTES PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA COM OS ALUNOS. SENDO ASSIM, OS EXPERIMENTOS DE SOLOS SURGEM COMO UMA MANEIRA DE MOSTRAR DIDATICAMENTE ASSUNTOS ENVOLVENDO O MEIO AMBIENTE, COMO NO CASO DA EROSÃO, QUE SERÁ DESTAQUE NESTE ARTIGO. AS PRÁTICAS REALIZADAS SERVIRAM PARA FACILITAR O APRENDIZADO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I, E DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA TURMA DO 8º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS - PB. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ANALISAR A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE SOLOS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE E DO ENSINO FUNDAMENTAL II, MOSTRANDO TAMBÉM PARA OS FUTUROS PROFESSORES, COMO DESENVOLVER OS EXPERIMENTOS COM OS SEUS ALUNOS, QUANDO ESTIVEREM EXERCENDO O EXERCÍCIO PROFESSORAL. A COLETA DE INFORMAÇÕES FOI REALIZADA ATRAVÉS DO LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE IDEIAS TRAZIDAS POR DIFERENTES REFERÊNCIAS, ALÉM DA APLICAÇÃO DE QUATRO QUESTIONÁRIOS, PARA OS ALUNOS DA UNIVERSIDADE E DO ENSINO FUNDAMENTAL II RESPONDEREM ANTES E DEPOIS DA REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DE SOLOS, NO QUAL FOI FEITA UMA ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE E DO FUNDAMENTAL II."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: pesquisa, ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE SOLOS, EROSÃO, MEIO AMBIENTE, RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA9_ID1460_01082019224640.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON FELIPE LEITE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON FELIPE"
    "autor_email" => "andersonfelipeleitedossan"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 56364
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1041
    "inscrito_id" => 1460
    "titulo" => "A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DE EXPERIMENTOS DE SOLOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO."
    "resumo" => "HOJE NOS CURSOS DE LICENCIATURA, NO QUAL PREPARA-SE INDIVÍDUOS PARA O EXERCÍCIO PROFESSORAL MUITO SE DISCUTE A TEORIA NA SALA DE AULA, PORÉM, DEIXA A PRÁTICA DE LADO, FAZENDO COM QUE OS PROFESSORES TENHAM EM SUA MAIORIA DIFICULDADE EM APLICAR METODOLOGIAS DIFERENTES PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA COM OS ALUNOS. SENDO ASSIM, OS EXPERIMENTOS DE SOLOS SURGEM COMO UMA MANEIRA DE MOSTRAR DIDATICAMENTE ASSUNTOS ENVOLVENDO O MEIO AMBIENTE, COMO NO CASO DA EROSÃO, QUE SERÁ DESTAQUE NESTE ARTIGO. AS PRÁTICAS REALIZADAS SERVIRAM PARA FACILITAR O APRENDIZADO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I, E DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA TURMA DO 8º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS - PB. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ANALISAR A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE SOLOS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE E DO ENSINO FUNDAMENTAL II, MOSTRANDO TAMBÉM PARA OS FUTUROS PROFESSORES, COMO DESENVOLVER OS EXPERIMENTOS COM OS SEUS ALUNOS, QUANDO ESTIVEREM EXERCENDO O EXERCÍCIO PROFESSORAL. A COLETA DE INFORMAÇÕES FOI REALIZADA ATRAVÉS DO LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE IDEIAS TRAZIDAS POR DIFERENTES REFERÊNCIAS, ALÉM DA APLICAÇÃO DE QUATRO QUESTIONÁRIOS, PARA OS ALUNOS DA UNIVERSIDADE E DO ENSINO FUNDAMENTAL II RESPONDEREM ANTES E DEPOIS DA REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DE SOLOS, NO QUAL FOI FEITA UMA ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE E DO FUNDAMENTAL II."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 09: Geociências e Geografia: pesquisa, ensino e novas metodologias"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS DE SOLOS, EROSÃO, MEIO AMBIENTE, RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD4_SA9_ID1460_01082019224640.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:52"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON FELIPE LEITE DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON FELIPE"
    "autor_email" => "andersonfelipeleitedossan"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

HOJE NOS CURSOS DE LICENCIATURA, NO QUAL PREPARA-SE INDIVÍDUOS PARA O EXERCÍCIO PROFESSORAL MUITO SE DISCUTE A TEORIA NA SALA DE AULA, PORÉM, DEIXA A PRÁTICA DE LADO, FAZENDO COM QUE OS PROFESSORES TENHAM EM SUA MAIORIA DIFICULDADE EM APLICAR METODOLOGIAS DIFERENTES PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA COM OS ALUNOS. SENDO ASSIM, OS EXPERIMENTOS DE SOLOS SURGEM COMO UMA MANEIRA DE MOSTRAR DIDATICAMENTE ASSUNTOS ENVOLVENDO O MEIO AMBIENTE, COMO NO CASO DA EROSÃO, QUE SERÁ DESTAQUE NESTE ARTIGO. AS PRÁTICAS REALIZADAS SERVIRAM PARA FACILITAR O APRENDIZADO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I, E DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA TURMA DO 8º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS - PB. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ANALISAR A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE SOLOS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE E DO ENSINO FUNDAMENTAL II, MOSTRANDO TAMBÉM PARA OS FUTUROS PROFESSORES, COMO DESENVOLVER OS EXPERIMENTOS COM OS SEUS ALUNOS, QUANDO ESTIVEREM EXERCENDO O EXERCÍCIO PROFESSORAL. A COLETA DE INFORMAÇÕES FOI REALIZADA ATRAVÉS DO LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE IDEIAS TRAZIDAS POR DIFERENTES REFERÊNCIAS, ALÉM DA APLICAÇÃO DE QUATRO QUESTIONÁRIOS, PARA OS ALUNOS DA UNIVERSIDADE E DO ENSINO FUNDAMENTAL II RESPONDEREM ANTES E DEPOIS DA REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DE SOLOS, NO QUAL FOI FEITA UMA ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE E DO FUNDAMENTAL II.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.