HOJE NOS CURSOS DE LICENCIATURA, NO QUAL PREPARA-SE INDIVÍDUOS PARA O EXERCÍCIO PROFESSORAL MUITO SE DISCUTE A TEORIA NA SALA DE AULA, PORÉM, DEIXA A PRÁTICA DE LADO, FAZENDO COM QUE OS PROFESSORES TENHAM EM SUA MAIORIA DIFICULDADE EM APLICAR METODOLOGIAS DIFERENTES PARA TRABALHAR EM SALA DE AULA COM OS ALUNOS. SENDO ASSIM, OS EXPERIMENTOS DE SOLOS SURGEM COMO UMA MANEIRA DE MOSTRAR DIDATICAMENTE ASSUNTOS ENVOLVENDO O MEIO AMBIENTE, COMO NO CASO DA EROSÃO, QUE SERÁ DESTAQUE NESTE ARTIGO. AS PRÁTICAS REALIZADAS SERVIRAM PARA FACILITAR O APRENDIZADO DOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I, E DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, DA TURMA DO 8º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE QUEIMADAS - PB. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É ANALISAR A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE SOLOS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE E DO ENSINO FUNDAMENTAL II, MOSTRANDO TAMBÉM PARA OS FUTUROS PROFESSORES, COMO DESENVOLVER OS EXPERIMENTOS COM OS SEUS ALUNOS, QUANDO ESTIVEREM EXERCENDO O EXERCÍCIO PROFESSORAL. A COLETA DE INFORMAÇÕES FOI REALIZADA ATRAVÉS DO LEVANTAMENTO E ANÁLISE DE IDEIAS TRAZIDAS POR DIFERENTES REFERÊNCIAS, ALÉM DA APLICAÇÃO DE QUATRO QUESTIONÁRIOS, PARA OS ALUNOS DA UNIVERSIDADE E DO ENSINO FUNDAMENTAL II RESPONDEREM ANTES E DEPOIS DA REALIZAÇÃO DOS EXPERIMENTOS DE SOLOS, NO QUAL FOI FEITA UMA ANÁLISE DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE E DO FUNDAMENTAL II.