A DISCUSSÃO QUE ENVOLVE A ROBÓTICA E EDUCAÇÃO AINDA É ALGO NOVO NO UNIVERSO PEDAGÓGICO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS, ISSO ACONTECE, EM PARTE, PELA NECESSIDADE DE UM DEBATE ACERCA DE UMA RENOVAÇÃO METODOLÓGICA, VISTO QUE AINDA É PRIORIZADO OS PROCESSOS COSTUMEIROS E HISTORICAMENTE SÓLIDOS. APESAR DISSO, O DEBATE SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ROBÔS (MÁQUINAS) NAS AULAS É IMPRESCINDÍVEL PARA ACOMPANHARMOS A EVOLUÇÃO A SOCIEDADE. SENDO ASSIM, O PRESENTE ARTIGO BUSCA APRESENTAR A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE APERFEIÇOAMENTO E DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO ALUNO, ESTIMULANDO A CAPACIDADE DO RACIOCÍNIO LÓGICO, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E SOCIABILIZAÇÃO. DE FORMA INTRODUTÓRIA, PARTIMOS DAS DEMANDAS SOCIAIS PRESENTES EM NOSSA CONTEMPORANEIDADE, COMO ARCABOUÇO DIDÁTICO, OS QUAIS PROPÕEM SOLUÇÕES INOVADORAS E TRANSFORMADORAS LIGADAS AO MUNDO TECNOLÓGICO. TRATAREMOS TAMBÉM DOS DESAFIOS E POSSIBILIDADES QUE ESTE MECANISMO ESCOLAR PODE TRAZER PARA O CORPO DISCENTE, APONTANDO CAMINHOS PRÁTICOS DE SUA APLICABILIDADE