SUSTENTABILIDADE E ENSINO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 57245 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 1192 "inscrito_id" => 2221 "titulo" => "SUSTENTABILIDADE E ENSINO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "ATUALMENTE, VÊ-SE UM CRESCENTE AUMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE OPTAM POR ATIVIDADES LÚDICAS COMO PRÁTICA DE ENSINO, PROPORCIONANDO AOS INDIVÍDUOS O CONVÍVIO SOCIAL E DIVERSÃO. O LÚDICO NAS ESCOLAS CRIA NOS ALUNOS O INTERESSE PELO ASSUNTO TRATADO, PODENDO, ASSIM, SER TRABALHADO EM TODAS AS ÁREAS E GERANDO GRANDES RESULTADOS. PORTANTO, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É CONHECER AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS À RESPEITO DA INFLUÊNCIA DO ENSINO LÚDICO NO AMBIENTE ESCOLAR. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO PROJETO “EDUCAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE: A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO AMBIENTE ESCOLAR”, CUJO AO QUAL OCORREU NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS NATAL - CENTRAL. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DOS REGISTROS DO QUESTIONÁRIO FINAL. DOS CINCO RELATOS ANALISADOS, 75% (N=4) CONSIDERARAM INOVADORA A PROPOSTA APRESENTADA. A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO TEMA “SUSTENTABILIDADE” PARA A CONFECÇÃO DOS JOGOS, FOI EVIDENCIADA POR 100% DELES (N=5) E DE MESMO MODO, 100% (N=5) ACREDITAM QUE A APLICAÇÃO DE PROJETOS COMO ESSE SÃO DE EXTREMA IMPORTANTE NAS ESCOLAS E SOCIEDADE. ALÉM DISSO, 75% (N=4) DEMONSTRARAM SENTIMENTOS DE CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO PARA A SUA FORMAÇÃO PESSOAL E/OU PROFISSIONAL. AS ATIVIDADES LÚDICAS CAUSARAM IMPACTOS MUITO POSITIVOS PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS, PROPORCIONANDO DIVERTIMENTO E PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DO SEU PENSAMENTO CRÍTICO E DE SUA AUTONOMIA. RECONHECEMOS, PORTANTO, O ENSINO LÚDICO E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, COMO UMA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA E DIFERENCIADA PARA APRENDIZADO DOS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "ENSINO LÚDICO, ATIVIDADES RECREATIVAS, BRINCADEIRAS ESCOLARES, AMBIENTE ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID2221_12082019231603.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RITA THEMISTOCLES ARAUJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA RITA THEMISTOCLES " "autor_email" => "mariaritathe14@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 57245 "edicao_id" => 110 "trabalho_id" => 1192 "inscrito_id" => 2221 "titulo" => "SUSTENTABILIDADE E ENSINO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "ATUALMENTE, VÊ-SE UM CRESCENTE AUMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE OPTAM POR ATIVIDADES LÚDICAS COMO PRÁTICA DE ENSINO, PROPORCIONANDO AOS INDIVÍDUOS O CONVÍVIO SOCIAL E DIVERSÃO. O LÚDICO NAS ESCOLAS CRIA NOS ALUNOS O INTERESSE PELO ASSUNTO TRATADO, PODENDO, ASSIM, SER TRABALHADO EM TODAS AS ÁREAS E GERANDO GRANDES RESULTADOS. PORTANTO, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É CONHECER AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS À RESPEITO DA INFLUÊNCIA DO ENSINO LÚDICO NO AMBIENTE ESCOLAR. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO PROJETO “EDUCAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE: A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO AMBIENTE ESCOLAR”, CUJO AO QUAL OCORREU NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS NATAL - CENTRAL. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DOS REGISTROS DO QUESTIONÁRIO FINAL. DOS CINCO RELATOS ANALISADOS, 75% (N=4) CONSIDERARAM INOVADORA A PROPOSTA APRESENTADA. A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO TEMA “SUSTENTABILIDADE” PARA A CONFECÇÃO DOS JOGOS, FOI EVIDENCIADA POR 100% DELES (N=5) E DE MESMO MODO, 100% (N=5) ACREDITAM QUE A APLICAÇÃO DE PROJETOS COMO ESSE SÃO DE EXTREMA IMPORTANTE NAS ESCOLAS E SOCIEDADE. ALÉM DISSO, 75% (N=4) DEMONSTRARAM SENTIMENTOS DE CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO PARA A SUA FORMAÇÃO PESSOAL E/OU PROFISSIONAL. AS ATIVIDADES LÚDICAS CAUSARAM IMPACTOS MUITO POSITIVOS PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS, PROPORCIONANDO DIVERTIMENTO E PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DO SEU PENSAMENTO CRÍTICO E DE SUA AUTONOMIA. RECONHECEMOS, PORTANTO, O ENSINO LÚDICO E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, COMO UMA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA E DIFERENCIADA PARA APRENDIZADO DOS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens" "palavra_chave" => "ENSINO LÚDICO, ATIVIDADES RECREATIVAS, BRINCADEIRAS ESCOLARES, AMBIENTE ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID2221_12082019231603.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:53" "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA RITA THEMISTOCLES ARAUJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARIA RITA THEMISTOCLES " "autor_email" => "mariaritathe14@hotmail.co" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-conapesc" "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC" "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019" "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png" "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }