Artigo Anais IV CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

SUSTENTABILIDADE E ENSINO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ENSINO LÚDICO, ATIVIDADES RECREATIVAS, BRINCADEIRAS ESCOLARES, AMBIENTE ESCOLAR Comunicação Oral (CO) AT 07: Ciências da Natureza e suas abordagens
"2019-09-02 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57245
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1192
    "inscrito_id" => 2221
    "titulo" => "SUSTENTABILIDADE E ENSINO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "ATUALMENTE, VÊ-SE UM CRESCENTE AUMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE OPTAM POR ATIVIDADES LÚDICAS COMO PRÁTICA DE ENSINO, PROPORCIONANDO AOS INDIVÍDUOS O CONVÍVIO SOCIAL E DIVERSÃO. O LÚDICO NAS ESCOLAS CRIA NOS ALUNOS O INTERESSE PELO ASSUNTO TRATADO, PODENDO, ASSIM, SER TRABALHADO EM TODAS AS ÁREAS E GERANDO GRANDES RESULTADOS. PORTANTO, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É CONHECER AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS À RESPEITO DA INFLUÊNCIA DO ENSINO LÚDICO NO AMBIENTE ESCOLAR. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO PROJETO “EDUCAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE: A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO AMBIENTE ESCOLAR”, CUJO AO QUAL OCORREU NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS NATAL - CENTRAL. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DOS REGISTROS DO QUESTIONÁRIO FINAL. DOS CINCO RELATOS ANALISADOS, 75% (N=4) CONSIDERARAM INOVADORA A PROPOSTA APRESENTADA. A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO TEMA “SUSTENTABILIDADE” PARA A CONFECÇÃO DOS JOGOS, FOI EVIDENCIADA POR 100% DELES (N=5) E DE MESMO MODO, 100% (N=5) ACREDITAM QUE A APLICAÇÃO DE PROJETOS COMO ESSE SÃO DE EXTREMA IMPORTANTE NAS ESCOLAS E SOCIEDADE. ALÉM DISSO, 75% (N=4) DEMONSTRARAM SENTIMENTOS DE CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO PARA A SUA FORMAÇÃO PESSOAL E/OU PROFISSIONAL. AS ATIVIDADES LÚDICAS CAUSARAM IMPACTOS MUITO POSITIVOS PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS, PROPORCIONANDO DIVERTIMENTO E PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DO SEU PENSAMENTO CRÍTICO E DE SUA AUTONOMIA. RECONHECEMOS, PORTANTO, O ENSINO LÚDICO E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, COMO UMA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA E DIFERENCIADA PARA APRENDIZADO DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "ENSINO LÚDICO, ATIVIDADES RECREATIVAS, BRINCADEIRAS ESCOLARES, AMBIENTE ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID2221_12082019231603.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RITA THEMISTOCLES ARAUJO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA RITA THEMISTOCLES "
    "autor_email" => "mariaritathe14@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57245
    "edicao_id" => 110
    "trabalho_id" => 1192
    "inscrito_id" => 2221
    "titulo" => "SUSTENTABILIDADE E ENSINO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "ATUALMENTE, VÊ-SE UM CRESCENTE AUMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE OPTAM POR ATIVIDADES LÚDICAS COMO PRÁTICA DE ENSINO, PROPORCIONANDO AOS INDIVÍDUOS O CONVÍVIO SOCIAL E DIVERSÃO. O LÚDICO NAS ESCOLAS CRIA NOS ALUNOS O INTERESSE PELO ASSUNTO TRATADO, PODENDO, ASSIM, SER TRABALHADO EM TODAS AS ÁREAS E GERANDO GRANDES RESULTADOS. PORTANTO, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É CONHECER AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS À RESPEITO DA INFLUÊNCIA DO ENSINO LÚDICO NO AMBIENTE ESCOLAR. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO PROJETO “EDUCAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE: A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO AMBIENTE ESCOLAR”, CUJO AO QUAL OCORREU NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS NATAL - CENTRAL. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DOS REGISTROS DO QUESTIONÁRIO FINAL. DOS CINCO RELATOS ANALISADOS, 75% (N=4) CONSIDERARAM INOVADORA A PROPOSTA APRESENTADA. A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO TEMA “SUSTENTABILIDADE” PARA A CONFECÇÃO DOS JOGOS, FOI EVIDENCIADA POR 100% DELES (N=5) E DE MESMO MODO, 100% (N=5) ACREDITAM QUE A APLICAÇÃO DE PROJETOS COMO ESSE SÃO DE EXTREMA IMPORTANTE NAS ESCOLAS E SOCIEDADE. ALÉM DISSO, 75% (N=4) DEMONSTRARAM SENTIMENTOS DE CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO PARA A SUA FORMAÇÃO PESSOAL E/OU PROFISSIONAL. AS ATIVIDADES LÚDICAS CAUSARAM IMPACTOS MUITO POSITIVOS PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS, PROPORCIONANDO DIVERTIMENTO E PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DO SEU PENSAMENTO CRÍTICO E DE SUA AUTONOMIA. RECONHECEMOS, PORTANTO, O ENSINO LÚDICO E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, COMO UMA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA E DIFERENCIADA PARA APRENDIZADO DOS ALUNOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07: Ciências da Natureza  e suas abordagens"
    "palavra_chave" => "ENSINO LÚDICO, ATIVIDADES RECREATIVAS, BRINCADEIRAS ESCOLARES, AMBIENTE ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID2221_12082019231603.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:23:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA RITA THEMISTOCLES ARAUJO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA RITA THEMISTOCLES "
    "autor_email" => "mariaritathe14@hotmail.co"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONAPESC"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2019"
    "edicao_logo" => "5e49fc4622961_16022020233654.png"
    "edicao_capa" => "5f1841846340e_22072020103916.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-02 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de setembro de 2019

Resumo

ATUALMENTE, VÊ-SE UM CRESCENTE AUMENTO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE OPTAM POR ATIVIDADES LÚDICAS COMO PRÁTICA DE ENSINO, PROPORCIONANDO AOS INDIVÍDUOS O CONVÍVIO SOCIAL E DIVERSÃO. O LÚDICO NAS ESCOLAS CRIA NOS ALUNOS O INTERESSE PELO ASSUNTO TRATADO, PODENDO, ASSIM, SER TRABALHADO EM TODAS AS ÁREAS E GERANDO GRANDES RESULTADOS. PORTANTO, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É CONHECER AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS À RESPEITO DA INFLUÊNCIA DO ENSINO LÚDICO NO AMBIENTE ESCOLAR. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DO PROJETO “EDUCAÇÃO PARA DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE: A INFLUÊNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO AMBIENTE ESCOLAR”, CUJO AO QUAL OCORREU NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN CAMPUS NATAL - CENTRAL. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DOS REGISTROS DO QUESTIONÁRIO FINAL. DOS CINCO RELATOS ANALISADOS, 75% (N=4) CONSIDERARAM INOVADORA A PROPOSTA APRESENTADA. A IMPORTÂNCIA DA ESCOLHA DO TEMA “SUSTENTABILIDADE” PARA A CONFECÇÃO DOS JOGOS, FOI EVIDENCIADA POR 100% DELES (N=5) E DE MESMO MODO, 100% (N=5) ACREDITAM QUE A APLICAÇÃO DE PROJETOS COMO ESSE SÃO DE EXTREMA IMPORTANTE NAS ESCOLAS E SOCIEDADE. ALÉM DISSO, 75% (N=4) DEMONSTRARAM SENTIMENTOS DE CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO PARA A SUA FORMAÇÃO PESSOAL E/OU PROFISSIONAL. AS ATIVIDADES LÚDICAS CAUSARAM IMPACTOS MUITO POSITIVOS PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS, PROPORCIONANDO DIVERTIMENTO E PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DO SEU PENSAMENTO CRÍTICO E DE SUA AUTONOMIA. RECONHECEMOS, PORTANTO, O ENSINO LÚDICO E AS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO, COMO UMA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA E DIFERENCIADA PARA APRENDIZADO DOS ALUNOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.